visto para procurar emprego na Alemanha

Visto para morar na Alemanha: o green card alemão

Tem vontade de morar na Alemanha? Com o intuito de atrair profissionais estrangeiros, o governo alemão lançará ainda em 2022 uma nova modalidade de visto para interessados em morar e trabalhar na Alemanha. A novidade beneficiará não europeus e está sendo chamada de o “green card” da Alemanha, Chancenkarte, em alemão.

A medida é uma resposta à escassez de mão de obra qualificada. Segundo o Ministério do Trabalho, a falta de trabalhadores em alguns setores prejudica a produção e estaria, inclusive, contribuindo para a desaceleração do crescimento econômico do país.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2023

Como conseguir o “green card” da Alemanha

O visto de trabalho na Alemanha, ou “cartão de oportunidades” (Chancenkarte, em alemão) vem sendo chamado pela imprensa de “green card” alemão. Isso em referência ao documento emitido pelos EUA para atrair profissionais especializados.

O objetivo do governo alemão é facilitar a entrada de estrangeiros para buscar vagas de trabalho no país. Isso significa que não será preciso ter já uma oferta de trabalho para ter um visto para morar no país.

Requisitos para do Green Card da Alemanha

Para ser elegível para a nova modalidade de visto, é preciso cumprir pelo menos três dos quatro critérios abaixo:

  • Diploma universitário ou qualificação profissional;
  • Três anos de experiência profissional;
  • Proficiência em alemão ou residência anterior na Alemanha;
  • Menos de 35 anos de idade.

Contudo, de acordo com a matéria publicada no site da Deutsche Welle, ao anunciar a medida, o ministro do Trabalho, Hubertus Heil, afirmou que serão determinados outros limites e condições.

>> Estudar na Alemanha é barato e só você que não sabe

Como solicitar o visto para trabalhar e morar na Alemanha

A previsão é que o novo visto seja lançado ainda em 2022. Assim que isso acontecer, teremos mais informações e detalhes sobre como será o procedimento de solicitação. Sobre possíveis limites no número de pessoas que podem solicitar o green card alemão, o ministro do trabalho Hubertus Heil, disse em entrevista ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung:

“Anualmente, de acordo com nossas necessidades, definiremos uma cota de quantas pessoas podem vir para a Alemanha com a Chancenkarte para procurar emprego ou estudar aqui por um determinado período de tempo”, informa Heil.

Os interessados em morar na Alemanha deverão comprovar que podem pagar as suas despesas durante o período que permanecerão na Alemanha antes de encontrar um trabalho.

Uma questão que pode ser um desafio para quem vai buscar trabalho no país europeu é o reconhecimento dos diplomas e das qualificações obtidos no exterior. Mas, de acordo com a fala do ministro à DW, essas burocracias serão resolvidas para simplificar o processo.

>>> Como fazer graduação na Alemanha de graça

Como se preparar para tirar Green Card alemão

Obviamente, ainda não é possível dizer COM certeza o que você precisa fazer para poder tirar o green card da Alemanha porque as regras oficiais ainda não foram divulgadas, mas se você é leitor assíduo aqui no Partiu Intercâmbio e acompanha nossa playlist sobre estudar na Alemanha no YouTube, você provavelmente já sabe que é possível estudar na Alemanha em inglês de graça e isso possibilita que você trabalhe (um número limitado de horas) durante o seu curso e de forma integral depois de formado.

Eu mesma fiz isso. Fiz mestrado na Alemanha e depois do meu curso arrumei trabalho na Alemanha e tirei visto de trabalho por lá sem nenuma complicação. Assim como a maioria dos brasileiros, eu não tenho nenhum tipo de passaporte europeu (ou qualquer outro além do brasileiro). Saber alemão, óbvio, ajudou DEMAIS tanto na busca quanto em eu gostar da experiência de morar na Alemanha no geral. Muitas empresas na Alemanha contratam brasileiros e estrangeiros que não sabem uma palavra de alemão, porque muitas empresas internacionais tem como idioma principal o inglês.

>>> Winterkurs: bolsa para estudar alemão na Alemanha

Precisa falar alemão pra tirar o green card da Alemanha?

No entanto, vale prestar atenção que conhecimento de alemão é um dos requisitos que pode te dar pontos para conseguir o visto de trabalho na Alemanha. Então, se a gente puder dar uma dica para quem quer começar a se preparar para tirar o green card da Alemanha é: comece a aprender alemão o quando antes. Aqui no site, damos várias dicas de cursos de alemão online gratuitos. Saber alemão vai ser MUITO importante não só pro visto de trabalho, mas também pra você ter uma experiência bacana e menos difícil no país.

Já contei algumas vezes aqui no Partiu Intercâmbio como é possível ir pra Alemanha com passaporte brasileiro, estudar sem pagar tuition e seguir trabalhando lá depois do curso se você quiser. Se você tem interesse em estudar na Alemanha pra ir se preparando pra ficar lá, vale dar uma olhada na mentoria do Partiu Intercâmbio, onde ajudo quem quer fazer isso com ou sem bolsa de estudos.

Green Card da Alemanha em 2023

A notícia do novo sistema de pontos e do green card alemão saiu no final de 2022. Em março de 2023, a Embaixada da Alemanha no Brasil ainda não traz informações concretas sobre o que brasileiros interessados em tirar o novo visto de trabalho alemão precisam fazer. O site, no entanto, traz inúmeras informações sobre outros tipos de vistos que brasileiros interessados em morar e trabalhar na Alemanha podem tirar. O Cartão Azul, ou Blaue Karte, é um visto que qualquer brasileiro com diploma universitário ou de ensino superior reconhecido e uma oferta de emprego concreta pode tirar. Para que seu visto de trabalho se classifique como Blaue Karte, seu salário anual precisa ser de, pelo menos, 56.400 euros. No caso de médicos, trabalhadores qualificados das áreas da engenharia, ciências naturais, matemática e TI será suficiente um vencimento anual de 43.992 euros.

Consultoria grátis para morar na Alemanha

Se você tem interesse em morar e trabalhar na Alemanha, precisa conhecer o projeto de pré-integração do Goethe-Institut Brasil.

A iniciativa é gratuita e voltada para pessoas que tenham o desejo de migrar permanentemente para o país por razões profissionais. Ela tem o objetivo de ajudar na preparação para viver legalmente na Alemanha.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais