programa para dar aula de portugues na Franca partiu intercambio

Programa para dar aula de português na França recebe inscrições

Você gostaria de dar aula de português na França e ainda aprender mais sobre a língua e a cultura francesa? O governo da França está com inscrições abertas para o programa para Assistente de Lingua Portuguesa na França para o ano letivo 2024 – 2025. As inscrições podem ser feitas até 15 de dezembro.

São vagas para brasileiros que tenham interesse em ser assistente de língua portuguesa na França. O trabalho é remunerado. O objetivo geral do programa é oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de familiarização com a língua e a civilização francesas, levando às escolas e aos estabelecimentos franceses a autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura.

>> Bolsas para professores

Sobre o programa para dar aulas de português na França

O programa tem duração de sete meses. Os selecionados vão trabalhar de 1° de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025 e farão um total 12 horas semanais. O salário bruto dos professores selecionados para serem assistentes de língua portuguesa na França é de 1010,67 euros mensais na França Metropolitana de cerca de 1100 euros para os professores que forem para a Guiana Francesa. 

A Embaixada da França avisa também que é aconselhável que o assistente assistente de língua portugesa vá para a França com pelo menos 1.000 euros de reserva. Durante a permanência na França, os assistentes brasileiros terão o status de funcionários temporários do Estado francês e podem se inscrever numa universidade, desde que a atividade e o curso escolhido não tragam prejuízo à sua função de assistente.

>> Como fazer mestrado na França

Requisitos pra ser assistente de Lingua Portuguesa na França

  •  Ser estudante brasileiro
  • ter de 20 a 30 anos de idade,
  • Estar matriculado no último ano de graduação no momento de sua candidatura ou
  • caso já tenha curso superior completo, estar matriculados em outro curso superior (uma segunda graduação, mestrado, doutorado ou especialização)
  • Estar matriculados numa universidade brasileira em letras, línguas estrangeiras ou qualquer outro curso
  • ter bom conhecimento da língua francesa (nível B1)

>> FLTA: o programa para dar aula de português nos Estados Unidos

Inscrição para dar aula de português na França

O dossiê de inscrição para o programa para dar aula de português na França deve ser enviado online na plataforma Adele. Vale lembrar que documentos recebidos depois de 31 de dezembro não serão válidos. Os candidatos selecionados serão contatados para entrevista pessoal ou por telefone até fevereiro.

Ao fazer a sua inscrição você precisa selecionar qual representação do governo da França é responsável pela sua área no Brasil.

  • Candidatos do DF, GO, MT, AM, PA, TO, AP, RO, RR, AC: Embaixada da França no Brasil
  •  Candidatos do RJ, ES, MG: Consulado da França no Rio de Janeiro
  • Candidatos da BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA: Consulado da França no Recife
  • Candidatos de SP, PR, SC, RS, MS: Consulado da França em São Paulo

>>> Conheça o visto de férias e trabalho na França

Sobre o programa para professores na França

O programa de assistente de Lingua Portuguesa na França na verdade é parte de um programa de intercâmbio muito maior que foi criado criado há 117 anos. O programa de professor assistente de idiomas começou inicialmente como um intercâmbio entre França, Alemanha e Reino Unido e hoje conta com 66 países parceiros. Todos os anos, o programa permite que cerca de 6.000 jovens do mundo todo atuem na França e na Guiana Francesa durante um ano letivo para auxiliar um professor de idiomas e compartilhar sua cultura com os alunos.

Complemente seu francês com leituras

A prender francês de verdade você precisa ir muuuito além de simplesmente “ir na aula”. Por isso, reservar algumas horas do dia ou da semana para fazer atividades em francês é fundamental. Ouvir podcasts ou ler livros em francês sobre assuntos que interessem você é uma ótima maneira de acelerar o processo de ganhar fluência. Se você tem um Kindle, é possível testar o Kindle Ulimited por 30 dias grátis são mais de um milhão de livros que você pode ler gratuitamente com a assinatura. Aqui vocês podem consultar todo o catálogo de livros em inglês gratuitos do Kindle Unlimited e ele inclui materiais para estudar para prova de proficiência em francês. O primeiro mês é grátis e você pode cancelar a qualquer momento. Depois, a assinatura sai por R$ 19.90 por mês. Você pode cancelar a qualquer momento e a nossa recomendação é colocar um alerta no seu calendário pra daqui 25 dias lembrando de cancelar a assinatura. Aí você não é cobrado indevidamente e pode refletir se quer continuar com a assinatura.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja o edital do programa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

5 comentários em “Programa para dar aula de português na França recebe inscrições”

  1. Muito interessante! Uma pena que restringe idade! Partindo da França e de se estranhar! Gostaria que surgissem oportunidades semelhantes para professores aposentados que aí da estudam! Sou professora aposentada e no momento curso a terceira licenciatura em letras língua portuguesa! Amo a França!

  2. Meu interesse seria por informações sobre oportunidades de pesquisa em humanidades ao nível de pós/doutorado. Sou graduada em design, mestre e doutora em antropologia pela ufpe . Já estou cadastrada e achei muito relevante a proposta do Partiu Intercâmbio.

  3. Adorei suas dicas mas estou vendo que se aplicam para pessoas jovens. Tenho 40 anos , há 14 dou aula de inglês em grandes escolas particulares mas tenho vontade de fazer um mestrado na França. Com alguma ajudinha financeira seria bom demais. Se puder me dar uma luz. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais