Bolsa de mestrado no Chile da AGCID recebe inscrições
Tá a fim de estudar em um dos países mais bacanas da América do Sul? Bolsas para fazer mestrado no Chile estão disponíveis para brasileiros que queiram estudar no país. O Programa de Bolsas de Cooperação Horizontal da Agência de Cooperação Internacional do Chile (AGCID) recebe inscrições até 8 de novembro. As bolsas serão destinadas a estudos de Mestrado no Chile são para cursos em diversas áreas.
No edital deste ano, participam 39 universidades que ofertam uma gama enorme de cursos. São oportunidades nas áreas de humanas, exatas, saúde e muito mais.
Universidades do Chile participantes:
- Academia de Guerra del Ejército
- Academia Nacional de Estudios Políticos Y Estratégicos
- Pontificia Universidad Católica de Chile
- Pontificia Universidad Católica de Valparaíso
- Universidad Adolfo Ibáñez
- Universidad Alberto Hurtado
- Universidad Andrés Bello
- Universidad Arturo Prat
- Universidad Austral de Chile
- Universidad Bernardo O Higgins
- Universidad Católica de La Santísima Concepción
- Universidad Católica de Temuco
- Universidad Católica del Maule
- Universidad Católica del Norte
- Universidad Católica Silva Henríquez
- Universidad Central de Chile
- Universidad de Antofagasta
- Universidad de Chile
- Universidad de Concepción
- Universidad de La Frontera
- Universidad de La Serena
- Universidad de Los Andes
- Universidad de Los Lagos
- Universidad de Magallanes
- Universidad de Playa Ancha de Ciencias de La Educación
- Universidad de Santiago de Chile
- Universidad de Talca
- Universidad de Tarapacá
- Universidad de Valparaíso
- Universidad del Bío-Bío
- Universidad del Desarrollo
- Universidad Diego Portales
- Universidad Finis Terrae
- Universidad Mayor
- Universidad San Sebastián
- Universidad Santo Tomás
- Universidad Metropolitana de Ciencias de La Educação
- Universidad Técnica Federico Santa María
- Universidad Tecnológica Metropolitana
Documentos para a bolsa de mestrado no Chile
A documentação necessária para concorrer à bolsa para o mestrado no Chile é
- Formulário de inscrição
- Diploma e histórico apostilados
- Carta de aceite da universidade no Chile
- CV
- Carta de motivação
- Certificado de boa saúde
- Cartas de recomendação
A documentação deve ser enviada por email para a Embaixada do Chile no Brasil e também para o DCE por e-mail.
Embaixada do Chile no Brasil: [email protected]
DCE: [email protected]
>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2024
O que a bolsa da AGCID no Chile cobre
O programa de bolsa de estudos começa entre 1 de março e 30 de setembro de 2025. Os cursos são de tempo integral, presenciais e exigem permanência no país durante o programa de estudo e cobre:
- Pagamento das taxas de matrícula
- Pagamento de bolsa mensal de quinhentos e sessenta mil pesos chilenos ($ 560.000)
- seguro de vida, saúde e acidentes, para eventos ou incidentes que o afetem e ocorram no território do Chile.
- Pagamento de uma única bolsa para aquisição de materiais e livros didáticos, no valor de noventa mil pesos chilenos ($ 90.000).
- Bolsa no valor de $ 260.000 (duzentos e sessenta mil pesos chilenos) para auxiliar nos custos de elaboração da tese ou cumprimento do requisito semelhante exigido pela instituição de ensino superior para a concessão do grau acadêmico, desde que sua média de notas no respectivo programa de estudo seja igual ou superior a 5,5 (cinco vírgula cinco) ou sua equivalente.
A bolsa concedidade estudos no Chile da AGCID é por um máximo de quatro semestres acadêmicos, ou seis trimestres acadêmicos, dependendo do calendário utilizado pela respectiva instituição e auxílio mensal
O programa de bolsas no Chile da AGCID
O programa de bolsas de cooperação horizontal da AGCID existe desde 1993 e já deu bolsas para mais de 1.000 profissionais latino-americanos e do Caribe fazerem mestrado no Chile. Os cursos de pós-graduação no Chile são oferecidos nas mais diversas áreas em universidades chilenas ou instituições de ensino superior do país.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Veja o edital
Mais sobre o programa
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
5 comentários em “Bolsa de mestrado no Chile da AGCID recebe inscrições”
Bruna, olá, como vai? Eu acompanho aqui o blog há bastante tempo. Tenho uma dúvida muito importante e que não consigo solucionar só pelos posts: eu estou me formando agora até dezembro, mas como não tenho ainda diploma (e tem um delay ainda até pegar), não consigo me enquadrar em nenhum desses programas de bolsas. Há algum que aceite só aquelas declarações de possível formando ou vc vê alguma alternativa para esse meu caso, no geral? Obrigada!
Oi Laura, vale assinar o canal do Partiu Intercâmbio no YouTube também 🙂 já falei exatamente disso nesse vídeo aqui: https://youtu.be/mTU7_xJHrkQ acho que a playlist que tem lá só sobre mestrado no Exterior pode te ajudar: https://bit.ly/partiumestradofora
beijo!
No edital não está especificado as universidades e cursos participantes :/
Só clicar em “Listado de Programa de Magister” no link “mais sobre o programa”. Tudo lá
“pagamento do custo de imposto, matrícula e custos de titulação” não entendi muito bem a que tipo de despesas se referem os custos de imposto e titulação.