mestrado em meio ambiente merdeg polonia varsovia

MERGED: mestrado em meio ambiente e desenvolvimento global na Europa com bolsa Erasmus

O Erasmus Mundus Joint Master in Global Environment and Development (MERGED) é um mestrado em meio ambiente e desenvolvimento global promovido pela Universidade de Copenhagen (Dinamarca), Universidade de Varsóvia (Polônia) e a Universidade de Milão (Itália).

O mundo está enfrentando questões sem precedentes – os recursos naturais estão desaparecendo, as cadeias de produção não são sustentáveis, o sistema agrícola está obsoleto, milhões de pessoas vivem na pobreza e o clima está cada vez mudando para pior. O MERGED é um programa voltado para estudantes que desejam contribuir para solucionar esses problemas.

>>> Melhores bolsas na Europa

Sobre o mestrado em meio ambiente e desenvolvimento global Erasmus

O objetivo do MERGED é formar profissionais que possam identificar aspectos críticos da gestão de recursos naturais renováveis para o desenvolvimento econômico, ambiental, institucional e social e desenvolver soluções adequadas e viáveis. Isso atuando em organizações públicas e privadas ou em instituições de pesquisa.

A proposta interdisciplinar do mestrado em meio ambiente e desenvolvimento é única e resultado de uma parceria entre as universidades do consórcio e a 4EU+ European University Alliance.

Por meio de uma abordagem inovadora e incluindo também experiência prática, o MERGED atua globalmente para promover uma visão europeia sobre o nexo ambiente-desenvolvimento.

>>> Bolsistas Erasmus Mundus dão dicas sobre burocracia do processo

Como funciona o esquema de mobilidade do MERGED

O curso tem duração de dois anos e tem como idioma oficial o inglês. Em relação à mobilidade, no primeiro ano, todos os alunos estudam na Universidade de Copenhagen.

Já no segundo ano, os estudantes vão para a Universidade de Milão ou de Varsóvia, dependendo da especialização que desejarem seguir:

  • Universidade de Milão: desenvolvimento agrícola;
  • Universidade de Varsóvia: desenvolvimento ambiental sustentável.

Sendo assim, o primeiro ano é voltado para a obtenção de conhecimentos e habilidades interdisciplinares, incluindo coleta supervisionada de dados na área e conhecimento aprofundado que prepara o aluno para a especialização.

O último semestre é dedicado à dissertação e o programa termina com um workshop sobre trabalho.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2024

Dupla diplomação

O mestrado em meio ambiente e desenvolvimento global é um programa de estudos integrado que pode resultar em dupla diplomação. Para obter o diploma de duas universidades, é preciso cumprir o requisito de mobilidade e estudar um ano completo em cada uma das duas universidades.

Bolsas Erasmus para o mestrado em meio ambiente e desenvolvimento

Os melhores candidatos inscritos no MERGED recebem bolsa Erasmus Mundus para fazer o curso sem pagar nada. As bolsas incluem isenção de taxas de matrícula e um montante de 1.400€ por mês durante 24 meses.

Para concorrer às bolsas, é preciso ser um estudante do curso em tempo integral. Não existe candidatura separada para a bolsa, mas, durante a inscrição, você será questionado se deseja aplicar para o benefício.

Caso não seja selecionado para a bolsa Erasmus Mundus, você poderá se candidatar para uma bolsa de mobilidade Erasmus (Erasmus Mobility Grant). O benefício inclui o pagamento de cerca de 450-500€ mensais, dependendo do plano de mobilidade em questão, no segundo ano de estudos.

A bolsa pode ser solicitada durante o primeiro semestre  na Universidade de Copenhagen e será paga durante o segundo ano.

>>> Tire suas dúvidas sobre as bolsas Erasmus Mundus

Requisitos para o ingresso no MERGED

Para se candidatar para o mestrado em meio ambiente e desenvolvimento do Erasmus Mundus, é preciso ter graduação completa em áreas como bioquímica, biologia, biotecnologia, economia, nutrição, geografia e geoinformática, recursos naturais, sociologia, engenharia florestal, engenharia ambiental, psicologia, antropologia ou outro curso em ciências sociais ou naturais.

Ainda, é preciso preencher o requisito de idioma, que significa ter proficiência em inglês comprovada com um dos certificados aceitos (as notas mínimas você pode acessar aqui):

  • IELTS Academic;
  • TOEFL iBT, TOEFL iBT paper edition or TOEFL iBT Home Edition;
  • Cambridge Advanced English (CAE) or Cambridge English: Proficiency (CPE).

Candidatura para o mestrado Erasmus em meio ambiente e desenvolvimento

As inscrições para alunos não europeus devem ser feitas até 15 de janeiro e são online.

No Application Portal, o interessado deve preencher o formulário de candidatura e enviar os documentos solicitados:

Os documentos devem estar todos em inglês. Caso aqueles emitidos pela universidade não tenham versões oficiais em inglês, precisam estar acompanhados de tradução juramentada. Todos os detalhes sobre o envio da documentação estão no site do curso, na página sobre a candidatura (link abaixo).

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o curso
Veja informações sobre a bolsa
Confira os detalhes sobre a candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTokTwitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais