LAYCS cop onu

LAYCS: bolsas para latino-americanos participarem de conferências do clima da ONU

O Latin American Youth Climate Scholarships – LAYCS é um programa de bolsas climáticas para jovens latino-americanos. A iniciativa oferece financiamento integral para pretos, pardos e indígenas participarem das próximas conferências de clima da ONU (SB58, COY18 e COP28).

Para se candidatar, não é necessário saber inglês, pois o LAYCS terá um time de intérpretes durante todo o processo, inclusive nas conferências. Os selecionados terão todas as despesas pagas.

>>> As melhores bolsas de estudo para intercâmbio de 2023

Como funciona o programa LAYCS

O projeto tem como objetivo promover uma participação significativa, inclusiva e contínua da juventude latino-americana preta, parda e indígena em eventos climáticos internacionais. Para isso, ele é fundamentado em três pilares.

Compartilhamento de conhecimento e capacitação

Os bolsistas passam por sessões de treinamento online para se preparar para participar das conferências climáticas da ONU. É uma oportunidade de expandir os conhecimentos, conversando com especialistas e outros experts e ganhando experiência prática.

Capacitação para uma participação efetiva

O LAYCS deseja que a participação dos selecionados não seja limitada por barreiras externas. Por isso, oferece treinamento e apoio de um time experiente ao longo de todo o programa. Nesse sentido, uma equipe de intérpretes profissionais acompanha os jovens nas conferências.

Construção de redes resilientes

Durante o programa, os bolsistas conhecem pessoas com os mesmos interesses e vontades e têm contato com diversas organizações e governos. Dessa forma, eles podem fortalecer suas conexões e construir uma rede internacional resiliente para iniciar novas mudanças.

>> Como ser voluntário na ONU

Conferências climáticas da ONU

Os selecionados do LAYCS participam de conferências do clima da UNFCCC na Alemanha (Bonn) e nos Emirados Árabes Unidos (Dubai):

  • SB58: de 5 a 15 de junho de 2023, na Alemanha
  • COY18: final de novembro de 2023, nos Emirados Árabes Unidos;
  • COP28: de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023, nos Emirados Árabes Unidos.

>>> Veja bolsas para estudar na Alemanha

Como se candidatar para o LAYCS

Os participantes do LAYCS recebem todo o necessário para garantir uma participação de impacto nas negociações climáticas internacionais. Além disso, todas as despesas de viagem para as conferências são cobertas, desde a partida até o retorno.

Para se candidatar, é necessário cumprir os requisitos do programa:

  • Indentificar-se como negro, indígena ou pardo (BIPOC, na sigla em inglês);
  • Ter experiências para compartilhar sobre ativismo climático, trabalho em organizações de base, saberes ancestrais ou outros temas relevantes em matéria climática;
  • Ter entre 18 e 35 anos;
  • Ser latino-americano;
  • Ter disponibilidade completa durante as semanas das três conferências e também para a capacitação durante os meses de maio, agosto, setembro e outubro;
  • Contar com um passaporte válido ou ter condições de obtê-lo até abril de 2023.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição até 31 de março (23:59 UTC). De seis a 15 jovens ativistas climáticos da América Latina serão selecionados.

O comitê de seleção irá basear a sua decisão em critérios de:

  • Idade, gênero e equilíbrio regional;
  • Formação e experiência;
  • Motivação.

Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para [email protected].

>>> Cursos de inglês online gratuitos

Precisa de ajuda para candidatar?

mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba mais sobre o projeto
Veja informações sobre a candidatura
Inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais