IHEID genebra suiça

IHEID oferece bolsas para pós-graduação em Genebra

O IHEID (Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais) é uma prestigiada instituição focada no estudo das relações internacionais e localizada em Genebra, na Suíça. E a boa notícia: é possível fazer pós-graduação por lá com bolsa.

O Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais

Os cursos de mestrado e doutorado do IHEID têm o objetivo de fornecer uma sólida compreensão sobre os processos locais e globais que definem as políticas e práticas das relações internacionais e do desenvolvimento.

Assim, a instituição oferece cursos em áreas como economia, direito, ciência política, antropologia, sociologia, história e, é claro, relações internacionais.

>>Passo a passo: como fazer mestrado no Exterior

O IHEID tem uma política bem forte de suporte aos estudos e oferece tanto bolsas quanto oportunidades de estágios remunerados. Em 2019, segundo informações da instituição, quase metade dos alunos recebeu apoio direto ou indireto do instituto.

A maior parte das bolsas são voltadas para estudantes de doutorado com necessidade financeira. No entanto, também estão previstos benefícios para mestrado.

>> Melhores bolsas para estudar no Exterior de graça

Como são as bolsas para pós-graduação no IHEID

O estudante do IHEID pode receber uma modalidade de auxílio ou uma combinação de diferentes tipos de suporte, entre os quais:

  • Bolsas de estudo: parciais (10 mil francos suíços anuais) ou integrais (20 mil francos suíços anuais);
  • Para os alunos de doutorado mais bem classificados, um pacote de 4 anos, combinando 2 anos de bolsa integral e 2 anos de estágio docente.
  • Redução das taxas universitárias;
  • Emprego remunerado: estágio de ensino, de pesquisa ou cargo de apoio administrativo no instituto de Pós-Graduação.

As taxas de matrícula na universidade custam 8 mil francos suíços por ano para não residentes no país e 5 mil para residentes.

Ainda, em relação à possibilidade de trabalhar no IHEID, vale notar que os alunos de países de fora da União Europeia não têm permissão para trabalhar nos seis primeiros meses da estada na Suíça, conforme as regras de imigração do país.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Candidatura às bolsas para mestrado e doutorado no IHEID

Para se candidatar às bolsas oferecidas pelo IHEID para os estudantes de mestrado, é preciso solicitar o auxílio financeiro durante o preenchimento do formulário de inscrição no curso de interesse.

Os pedidos de bolsa são avaliados após a tomada de decisão sobre a admissão dos candidatos.

>> Onde brasileiro paga pouco para fazer pós-graduação

A necessidade financeira é o primeiro critério para avaliação da solicitação de bolsa para mestrado. Para demonstrá-la, normalmente, o IHEID solicita a última declaração do imposto de renda da pessoa, seu cônjuge e/ou pais, dependendo da situação.

Bolsas de doutorado na Suíça do IHED

Já em relação ao doutorado, todos os candidatos são elegíveis para apoio financeiro, independentemente da sua situação financeira. Ao preencher o formulário de candidatura, não é preciso preencher os campos relativos às finanças, que apenas se aplicam aos candidatos ao mestrado.

Os departamentosclassificam os candidatos com base na excelência acadêmica e na originalidade do projeto de pesquisa. Eles, então, submetem seus rankings ao Comitê de Admissão de Doutorado e Auxílio Financeiro.

Os novos estudantes que desejam conseguir o benefício devem aplicar na primeira rodada de candidaturas (Early Bird), que vai de 16 de outubro até 15 dezembro, ou, no máximo, na rodada regular, que vai até 15 de janeiro.

Após a admissão no instituto, todos os alunos precisam confirmar o aceite pagando uma taxa de pré-inscrição de 1 mil francos suíços, que será descontada do valor total da matrícula. Mesmo os estudantes que receberem isenção máxima devem pagar essa taxa.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja mais informações sobre as bolsas
Confira detalhes sobre os cursos
Leia as respostas para as dúvidas frequentes sobre as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

2 comentários em “IHEID oferece bolsas para pós-graduação em Genebra”

  1. Bruna, o seu trabalho é excelente! Muito obrigada! Mas essas bolsas são coisas de doido rsrs
    Se o interesse é em pessoas com dificuldade financeira como que a pessoa vai pagar 1000 francos suíços meu Deus?
    Sempre me perguntei isso. Bolsa de graduação pra estudantes com dificuldade financeira é a mesma coisa. Primeiro problema que a pessoa enfrenta é um IELTS, um TOEFL da vida… A gritante maioria não tem essa grana… Deus nos acuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais