
Fulbright oferece bolsa para mestrado em roteiro de cinema e TV nos Estados Unidos com tudo pago
Estão abertas as inscrições para a bolsa para mestrado em roteiro de cinema e TV nos Estados Unidos. O programa MFA (Master in Fine Arts) da Comissão Fulbright em cooperação com a Capes oferece bolsa para pós-graduação em cursos de formação de roteiristas em renomadas escolas e universidades dos EUA.
Neste ano, são oferecidas até duas bolsas para essa oportunidade única de formação específica da área de cinema e audiovisual, que não encontra similar no Brasil. As inscrições podem ser feitas de 28 de fevereiro até 30 de abril.
As bolsas para mestrado em roteiro nos EUA têm duração máxima de 21 meses. Mas, elas podem ser, desde que haja uma justificativa acadêmica, estendidas por mais três meses. Candidatos precisam de experiência na área e também inglês fluente.
>>> Melhores bolsas de estudos com inscrições abertas
O que é um Master of Fine Arts (MFA)?
O Master of Fine Arts (MFA) é um título de pós-graduação voltado para áreas artísticas e criativas, como cinema, teatro, artes visuais, literatura e design. Diferente de um mestrado acadêmico tradicional, o MFA tem foco na prática e no desenvolvimento profissional, oferecendo uma abordagem intensiva na criação artística. O Pedro Eiras, mentor aqui no Partiu Intercâmbio, cursa um MFA in Dramaturgy com foco em teatro, por exemplo.
Nos Estados Unidos, esse tipo de programa é altamente valorizado na indústria cultural, proporcionando aos alunos acesso a professores renomados, networking com profissionais do mercado e a oportunidade de desenvolver projetos autorais. Na área de roteiro para cinema e TV, por exemplo, um MFA permite que o estudante refine sua escrita, aprimore técnicas narrativas e compreenda melhor a dinâmica da produção audiovisual.
Requisitos para a candidatura ao mestrado em roteiro nos EUA:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Não possuir nacionalidade norte-americana;
- Residir no Brasil no momento da candidatura;
- Ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas;
- Ter diploma de nível superior (de quatro anos ou mais) até o encerramento das inscrições;
- Ter proficiência em inglês – pontuação mínima de 102 pontos no TOEFL iBT ou de 7 no IELTS. Só valem provas feitas depois de 1 de junho de 2024;
- Não possuir título de mestrado ou superior, nacional ou estrangeiro, em qualquer área do conhecimento.
>>> Veja outras bolsas na área de cinema e audiovisual
O que MFA da Fulbright cobre?
A bolsa para mestrado em roteiro nos EUA tem a intenção de formar roteiristas profissionais de cinema e TV para desenvolver a área no Brasil. A oportunidade cobre todas as despesas relativas à passagem aérea, à instalação nos EUA (1 mil dólares), à manutenção (valor do subsídio mensal depende da cidade), ao seguro-saúde e às taxas universitárias (valor máximo de $ 60 mil).
Ou seja, a bolsa cobre tudinho que você precisa para fazer seu curso de roteiro nos Estados Unidos tranquilão sem se preocupar com mais nada! As aulas nos EUA se iniciam em agosto de 2026.
>>> Mitos sobre pós-graduação nos Estados Unidos
Como é o mestrado em roteiro nos EUA?

O roteirista brasileiro Murilo Hauser, bolsista Fulbright no programa de mestrado em roteiro de cinema nos EUA, destaca como a experiência de estudar nos EUA transformou sua trajetória profissional. Contemplado com a bolsa Capes/Fulbright MFA in Screenwriting, ele realizou o MFA em Escrita para Cinema e TV na University of Southern California. Apesar de já atuar no cinema e no teatro, a imersão no estudo de diferentes técnicas narrativas e o convívio com colegas de diversas origens ampliaram sua visão sobre o papel do roteirista na cadeia de produção audiovisual.
Desde seu retorno ao Brasil, Murilo aplica os conhecimentos adquiridos tanto em seus projetos autorais quanto em oficinas, palestras e aulas no laboratório Cena 15 da Escola Porto Iracema das Artes, no Ceará. Além disso, mantém contato com seus professores da USC, Mary Sweeney e Ted Braun, que foram leitores do roteiro de Ainda Estou Aqui, filme que lhe rendeu, ao lado de Heitor Lorega, o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e que concorre a três Oscar em 2025, incluindo o de melhor filme.

Já a carioca Rita Toledo foi bolsista do programa de bolsa para curso de roteiro nos EUA em 2017, e concluiu seu mestrado em roteiro no American Film Institute Conservatory. A bolsista focou na construção das personagens durante o curso: “O cinema e a TV americanas são muito focados no desenvolvimento das personagens. Essa é uma ferramenta poderosa e que os americanos dominam como ninguém, pude trabalhar muito nisso durante o curso”, relata.
Rita relata também que as vantagens da bolsa para cursar roteiro de cinema nos Estados Unidos do programa MFA vão além da questão acadêmica e econômica: “no Brasil, não entendemos a importância do programa Fulbright nos Estados Unidos. Chegar nos EUA como fulbrighter faz com que você seja acolhido e muito bem-vindo.”
Segundo o Diretor-Executivo da Comissão Fulbright Brasil, Luiz Loureiro, o programa MFA é a oportunidade de fazer um curso de formação profissional de roteiristas no maior centro de produção cinematográfica do mundo num formato sem similar no Brasil. O que faz dessa, uma oportunidade imperdível para quem sonha em fazer mestrado em roteiro no EUA.
>>> Veja mais bolsas para mestrado no exterior
Como candidatar a bolsa de mestrado em roteiro nos EUA
Para se candidatar ao programa MFA Fulbright/Capes, é necessário preencher um formulário online em inglês no qual o interessado deverá anexar os documentos solicitados. Entre eles, estão currículo, o certificado de proficiência em inglês, cartas de recomendação, personal statement e um documento de identificação.
Além disso, é preciso enviar uma carta aprensentando seus objetivos de estudo no programa (em inglês, 500 a 1 mil palavras) e um Pacote Criativo da proposta de um roteiro de longa metragem (em arquivo único em formato PDF por meio do sistema específico e conforme orientações do edital).
Para mais informações, é possível entrar em contato pelo email: [email protected].
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
2 comentários em “Fulbright oferece bolsa para mestrado em roteiro de cinema e TV nos Estados Unidos com tudo pago”
Poxa… Meu inglés nao é avançado… Achei que conseguiria fazer meu tão sonhado mestrado, em que tentei na UFRJ e “misteriosamente desapareceu” dos arquivos da universidade. Segundo professores, me fora roubado meu projeto de pesquisa!!! =[
Pode ser um roteiro de documentário ou o mestrado é focado em ficção?