bolsas-pos-graduacao-no-Mexico-ITESO

Até o dia 30 de abril, é possível se candidatar para as bolsas para pós-graduação no México da Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP). O edital recebe inscrições de interessados em cursos de mestrado e doutorado na Universidad Jesuita de Guadalajara (ITESO).

O programa é voltado a estudantes internacionais que estejam vinculados a instituições de educação superior (não mexicanas) associadas à AUIP – aqui você pode conferir a lista. O seu objetivo é fomentar os estudos de pós-graduação e de cooperação entre as universidades ibero-americanas.

>>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Cursos contemplados pelas bolsas para pós-graduação no México

Abaixo listamos os cursos contemplados pelo edital. Em todos os casos, as aulas terão início no dia 14 de agosto e a duração depende do programa em questão:

  • Doutorado em Ciências da Engenharia;
  • Doutorado em Estudos Científico-Sociais;
  • Doutorado Interinstitucional em Pesquisa Psicológica;
  • Mestrado em Cidade e Espaço Público Sustentável;
  • Mestrado em Comunicação da Ciência e da Cultura;
  • Mestrado em Design Estratégico e Inovação Social;
  • Mestrado em Projetos e Edificações Sustentáveis;
  • Mestrado em Sistemas Computacionais;
  • Especialização em Sistemas Embarcados.

Sobre as bolsas da AUIP

O edital oferece nove bolsas para pós-graduação no México, uma para cada um dos cursos contemplados. Os benefícios cobrem 90% dos custos de matrícula do curso, incluídas as taxas administrativas.

O restante do valor, assim como as demais despesas de manutenção, são de responsabilidade do bolsista.

No entanto, de acordo com o edital, os bolsistas formalmente admitidos podem solicitar as bolsas do Sistema Nacional de Pós-Graduação do CONACYT. Essas bolsas cobram serviço médico e incluem pagamento mensal para manutenção.

>>> 4 bolsas para estudar e fazer intercâmbio na América Latina

Requisitos das bolsas para pós-graduação no México

Para se candidatar ao edital da AUIP e do ITESO, é preciso:

  • Ser egresso ou professor vinculado a uma instituição não mexicana associada à AUIP;
  • Ter conhecimentos prévios nas áreas afins aos cursos oferecidos;
  • Contar com evidência do ponto anterior e com uma carta de respaldo da instituição;
  • Ter condições de se manter durante os seus estudos, uma vez que a bolsa não oferece subsídio.

>>> Como ganhar bolsa para estudar espanhol na Espanha 

Candidatura às bolsas para mestrado e doutorado da AUIP

As inscrições para as bolsas para pós-graduação no México devem ser enviadas até 30 de abril para todos os cursos, com exceção da Especialização em Sistemas Embarcados. Neste último caso, o prazo é 31 de março.

A candidatura deve ser feita online por meio do portal da AUIP, no qual o interessado deve registrar um usuário e depois enviar a solicitação da bolsa, juntamente com os documentos:

  • Cópia do passaporte;
  • Título profissional ou diploma de graduação;
  • Currículo;
  • Comprovante de experiência profissional de no mínimo um ano na área do curso de interesse;
  • Comprovante de conhecimento de inglês (conforme estipulado pelo curso);
  • Carta de referência (assinada, preferencialmente pelo reitor ou vice-reitor da universidade);
  • Carta de motivação;
  • Carta de declaração de fundos (conforme modelo disponibilizado).

O resultado será publicado até o dia 31 de maio na página da AUIP.

Sobre o ITESO

O ITESO (Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente) é a Universidad Jesuita de Guadalajara. Fundada em 1957, fica no município de San Pedro Tlaquepaque e faz parte do conjunto de universidades jesuítas do mundo. 

A instituição oferece um total de 41 cursos de graduação, nos quais estudam 9.899 alunos. Já a oferta de pós-graduação é composta por 33 cursos e um total de 813 estudantes.

>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2023

O que é a AUIP

A AUIP é uma associação que tem como objetivo contribuir com o critério de alta qualidade acadêmica à formação de professores universitários, científicos e profissionais de nível de pós-graduação e doutorado. No Brasil, até o momento, são associadas à AUIP as seguintes universidades: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Universidade do Estado de Mato Grosso, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federalde Itajubá, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Precisa de ajuda para se candidatar?

mentoria do Partiu Intercâmbio abre inscrições todos os anos e ajuda brasileiros a conseguir oportunidades de estudo e trabalho no exterior.

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba mais sobre as bolsas
Acesse o edital do programa
Envie a sua candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais