bolsa para pesquisa em harvard radcliffe

Bolsas para pesquisa em Harvard em diversas áreas

O Instituto Radcliffe para Estudos Avançados abriu edital para selecionar interessados em bolsa para pesquisa em Harvard. O programa é voltado a cientistas, escritores, acadêmicos, intelectuais e artistas excepcionais cujo trabalho esteja fazendo diferença em seus campos e no mundo em geral.

A Radcliffe fellowship

O programa tem o objetivo de reunir os selecionados em uma comunidade criativa e interdisciplinar. Portanto, essa bolsa de pesquisa em Harvard é uma oportunidade de se afastar das rotinas e mergulhar profundamente no seu projeto.

Para se ter uma ideia, o programa busca projetos que tenham relação com leis, políticas, questões sociais e de gênero. Da mesma forma, são bem-vindas propostas que procurem envolver ativamente a sociedade fora da academia. No entanto, pesquisas em outros campos também serão consideradas.

>> Bolsa completa para pós-graduação na Universidade de Stanford

Requisitos para ser um Radcliffe fellow

Os candidatos à bolsa para pesquisa em Harvard, independentemente de suas áreas, devem ter no currículo realizações de peso. Abaixo, indicamos o que se espera dos interessados de cada área:

Ciências humanas e sociais

  • Doutorado (ou diploma apropriado) na área do projeto proposto pelo menos dois anos antes da nomeação como bolsista;
  • Ter publicado uma monografia ou pelo menos dois artigos em revistas especializadas ou coleções editadas.

Ciências, engenharia e matemática

  • Doutorado (ou diploma apropriado) na área do projeto proposto pelo menos dois anos antes da nomeação como bolsista;
  • Ter publicado pelo menos cinco artigos em revistas especializadas (a maioria dos bolsistas dessas áreas publicaram dezenas de artigos).

>> Fulbright oferece mais de 100 bolsas para brasileiros nos EUA

Audiovisual

  • Ter um corpo de trabalho independente já exibido em galerias ou museu, festivais de cinema ou transmitido na televisão.

Artes visuais

  • Ter evidências de sucesso com pelo menos cinco anos de trabalho como artista profissional, incluindo pelo menos duas exposições individuais.

Escritores

  • Possuir um ou mais livros publicados;
  • Possuir contrato para publicação de um livro ou pelo menos três trabalhos mais breves publicados.

>>> Veja cursos de inglês online gratuitos

Poetas

  • Ter publicado pelo menos 20 poemas nos últimos cinco anos ou um livro de poesia;
  • Estar em processo de conclusão de um manuscrito.

Jornalistas

  • Devem ter trabalhado profissionalmente como jornalista por pelo menos cinco anos.

Dramaturgos

  • Ter um corpo significativo de trabalho independente, o que inclui peças produzidas.

Composição musical

  • É desejável, mas não obrigatório que os candidatos tenham doutorado ou DMA;
  • Ter bom desempenho profissional, com registro de performances recentes.

>> Mitos sobre pós-graduação nos EUA

As pessoas que se candidatarem como profissionais da área de música devem ter ocupado cargos de liderança em ONGs, no governo ou na iniciativa privada. Os profissionais devem ter pelo menos dez anos de experiência relevante. Além disso, também devem ser conhecidos como líderes em seus campos de atuação.

Outra observação importante: o programa de pesquisa em Harvard não se destina a servir como uma bolsa de pós-doutorado.

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

Como são as bolsas de pesquisa em Harvard

O programa de bolsas do Instituto Radcliffe concede 50 bolsas a cada ano acadêmico. Os candidatos podem se inscrever individualmente. Porém, também são aceitos grupos de até três pessoas trabalhando no mesmo projeto.

As bolsas para pesquisa em Harvard têm duração de setembro de 2024 a maio de 2025. Os bolsistas recebem um auxílio de 78 mil dólares mais 5 mil dólares adicionais para cobrir as despesas do projeto.

Os bolsistas do Radcliffe também podem ser elegíveis para receber outros auxílios (mudança, moradia, etc). O seguro saúde é disponibilizado conforme necessidade. Se os selecionados desejarem contratar estudantes de graduação para auxiliar na pesquisa, o instituto cobre os seus salários por hora.

Todas as informações sobre os valores e itens incluídos na bolsa conforme a situação de cada candidato estão descritos neste link.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

Candidatura da bolsa para pesquisa em Harvard

O prazo para se candidatar para fazer pesquisa em Harvard varia de acordo com a área de interesse. Para candidatos das ciências humanas, sociais e artes, o deadline é 14 de setembro. Para ciências, engenharia e matemática, é 5 de outubro.

A candidatura é online e consiste em preencher um formulário, enviar o currículo e a proposta de projeto, uma amostra de trabalho e o contato de referências. As cartas de recomendação serão solicitadas diretamente a elas por email.

>>> Bolsas para profissionais no Exterior

Para se candidatar como um grupo, cada membro deve se registrar no portal e enviar a candidatura separadamente. No formulário, há espaço para assinalar se o projeto é individual ou em grupo. Nesse momento, é necessário listar os nomes de todos os membros envolvidos no projeto.

Sendo assim, cada membro deve enviar um currículo individual e uma amostra de redação. Todos devem fazer upload da mesma proposta de projeto. Contudo, é necessário que cada um faça uma anotação especial sobre a natureza da sua colaboração.

Seleção da bolsa Radcliffe fellows

As candidaturas são avaliadas com base na qualidade e significância do projeto proposto e na capacidade intelectual e criativa do candidato, conforme evidenciado por um forte histórico de realização ou promessa extraordinária. Cada inscrição é analisada em um processo de duas camadas – primeiro por especialistas na área relevante, depois por um comitê multidisciplinar encarregado de selecionar uma classe diversificada de bolsistas de maior realização e potencial.

As propostas de projeto devem ser originais, bem concebidas e desenvolvidas, descritas com precisão e viáveis. Os candidatos serão notificados do resultado do processo de seleção até o final de março de 2024.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o programa
Acesse as respostas para as dúvidas frequentes
Confira como se candidatar

+ Bolsas de estudos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais