bolsas para mestrado em serviço social lisboa portugal erasmus mfamily

MFamily: bolsas para mestrado em Serviço Social em Portugal e outros países

Mais uma oportunidade do Erasmus Mundus para fazer um super mestrado internacional em várias cidades. Desta vez são bolsas para mestrado em Serviço Social Portugal e outras cidades.

O Mestrado Europeu em Serviço Social com Famílias e Crianças (MFamily) tem o objetivo de tratar questões que envolvam crianças vulneráveis e famílias marginalizadas. O MFamily oferece conhecimentos únicos e competências inovadoras e opta por uma abordagem multidisciplinar e comparativa dos diferentes cenários internacionais. Ao concluir o curso, os estudantes terão a possibilidade de trabalhar em instituições governamentais e ONGs que atuam nessa área.

>> Global-MINDS: Mestrado em psicologia na Europa com bolsa integral

O MFamily tem duração de dois anos e a sua língua oficial é o inglês. Ele é oferecido em conjunto por quatro universidades de diferentes países: Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), Universidade de Gotemburgo (Suécia), Universidade de Stavanger (UiS) (Noruega) e Universidade de Makerere (Uganda).

>>>Erasmus Mundus:  brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Além disso, são 26 parceiros associados, entre os quais algumas instituições e oito universidades de vários países. O programa tem, portanto, um caráter realmente global e um grande potencial para formar especialistas em serviço social com famílias e crianças.

Nos primeiros três semestres, os alunos estudam respectivamente em Lisboa, Stavanger e Gotemburgo. O quarto semestre é dedicado à pesquisa final e o estudante poderá escolher uma das instituições parceiras do consórcio onde queira ficar.

As bolsas Erasmus para mestrado em Serviço Social em Portugal

As bolsas para mestrado em Serviço Social em Portugal do Erasmus Mundus cobrem o valor total do curso (18 mil euros) e oferecem cerca de 4 mil euros por ano para gastos com passagens e instalação. Há ainda um subsídio mensal de 1 mil euros.

De acordo com os critérios específicos deste programa, não mais do que dois candidatos da mesma nação poderão ganhar o incentivo.

>>>Dicas sobre burocracia e inscrição para o Erasmus Mundus

Requisitos e candidatura do mestrado em Serviço Social em Portugal

Os candidatos devem ter graduação completa em um campo relacionado ao Serviço Social. Além disso, precisam ter uma média final maior do que C na faculdade. Outro requisito necessário é ter proficiência em inglês (nível 4 em uma escala de 6). São aceitos os seguintes certificados: TOEFL, IELTS, APIEL, MELAB, Cambridge Proficiency Examination, Cambridge Advanced English Test.

Será dada a preferência a candidatos que possam comprovar algum conhecimento sobre serviço social familiar e métodos empíricos. Também terão mais chances aqueles que possuem experiência profissional relevante.

>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

O período de inscrição para quem deseja concorrer a uma das bolsas para mestrado em Serviço Social em Portugal e outros países vai até 31 de janeiro de 2020. Os documentos que você precisa enviar para a candidatura são:

  • Currículo;
  • Histórico Escolar;
  • Diploma de graduação;
  • Certificado de inglês: TOEFL ou IELTS
  • Diploma de conclusão do Ensino Médio;
  • Cópia do passaporte.
  • Carta de Motivação
  • Comprovante de Residência
  • 2 Cartas de Recomendação
  • Documentação de experiência em pesquisa

Os candidatos pré-selecionados para a bolsa sertão notificados no começo de março. Em maio, o processo de seleção deve ser finalizado. O curso começa na primeira semana de setembro. Nessa live, você pode ver nossa conversa com brasileiras bolsistas Erasmus Mundus.

>>> “Mulher, negra, criada numa comunidade e bolsista do Chevening”

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Confira as orientações para o envio da documentação
Inscreva-se agora

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

6 comentários em “MFamily: bolsas para mestrado em Serviço Social em Portugal e outros países”

  1. Angelo Manuel Fagima

    A vossa ajuda é excelente, olhando para globalização, outras línguas diferentes de Português tem sido o maior impedimento para os PALOP”s ganhar uma bolsa, se houvesse
    oportunidade de um propedêutico de língua inglesa ou outra em que for necessária para o curso. permitiria uma maior inclusão.

    melhores cumprimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais