Bolsas para mestrado em Serviço Social em Portugal e outros países

MFamily/Divulgação

Mais uma oportunidade do Erasmus Mundus para fazer um super mestrado internacional em várias cidades. Desta vez são bolsas para mestrado em Serviço Social em Lisboa e outras cidades.

Bolsas de mestrado

O Mestrado Europeu em Serviço Social com Famílias e Crianças (MFamily) tem o objetivo de tratar questões que envolvam crianças vulneráveis e famílias marginalizadas. O MFamily oferece conhecimentos únicos e competências inovadoras e opta por uma abordagem multidisciplinar e comparativa dos diferentes cenários internacionais. Ao concluir o curso, os estudantes terão a possibilidade de trabalhar em instituições governamentais e ONGs que atuam nessa área.

>> Global-MINDS: Mestrado em psicologia na Europa com bolsa integral

O MFamily tem duração de dois anos e a sua língua oficial é o inglês. Ele é oferecido em conjunto por quatro universidades de diferentes países: Instituto Universitário de Lisboa (Portugal), Universidade de Gotemburgo (Suécia), Universidade de Stavanger (UiS) (Noruega) e Universidade de Makerere (Uganda).

>>>Erasmus Mundus:  brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Além disso, são 26 parceiros associados, entre os quais algumas instituições e oito universidades de vários países. O programa tem, portanto, um caráter realmente global e um grande potencial para formar especialistas em serviço social com famílias e crianças.

>>> Veja todas as bolsas de mestrado do Erasmus na Europa

Nos primeiros três semestres, os alunos estudam respectivamente em Lisboa, Stavanger e Gotemburgo. O quarto semestre é dedicado à pesquisa final e o estudante poderá escolher uma das instituições parceiras do consórcio onde queira ficar.

Como são as bolsas para mestrado em Serviço Social

As bolsas para mestrado em Serviço Social do Erasmus Mundus cobrem o valor total do curso (18 mil euros) e oferecem cerca de 4 mil euros por ano para gastos com passagens e instalação. Há ainda um subsídio mensal de 1 mil euros.

De acordo com os critérios específicos deste programa, não mais do que dois candidatos da mesma nação poderão ganhar o incentivo.

>>>Dicas sobre burocracia e inscrição para o Erasmus Mundus

Requisitos e candidatura

Os candidatos devem ter graduação completa em um campo relacionado ao Serviço Social. Além disso, precisam ter uma média final maior do que C na faculdade. Outro requisito necessário é ter proficiência em inglês (nível 4 em uma escala de 6). São aceitos os seguintes certificados: TOEFL, IELTS, APIEL, MELAB, Cambridge Proficiency Examination, Cambridge Advanced English Test.

Será dada a preferência a candidatos que possam comprovar algum conhecimento sobre serviço social familiar e métodos empíricos. Também terão mais chances aqueles que possuem experiência profissional relevante.

>>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

O período de inscrição para quem deseja concorrer a uma das bolsas para mestrado em Serviço Social vai até 31 de janeiro de 2020. Os documentos que você precisa enviar para a candidatura são:

  • Currículo;
  • Histórico Escolar;
  • Diploma de graduação;
  • Certificado de inglês;
  • Diploma de conclusão do Ensino Médio;
  • Cópia do passaporte.
  • Carta de Motivação
  • Comprovante de Residência
  • 2 Cartas de Recomendação
  • Documentação de experiência em pesquisa

Os candidatos pré-selecionados para a bolsa sertão notificados no começo de março. Em maio, o processo de seleção deve ser finalizado. O curso começa na primeira semana de setembro.

Se você está pensando em concorrer a uma bolsa Erasmus Mundus, não deixe de assistir o bate papo que eu tive com alguns brasileiros que já participaram do programa:

Saiba tudo sobre o curso
Confira as orientações para o envio da documentação
Inscreva-se agora

Todas as bolsas abertas

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Eramus pagando taxas muito menores. A Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

4 respostas para “MFamily: bolsas para mestrado em Serviço Social em Portugal e outros países”

  1. Oque é preciso pra ganhar uma bolsa de estudos ?

  2. VILNA MARIA DAMASCENO CORREIA DA SILVA disse:

    Boa noite!
    Por gentileza, poderia disponibilizar aqui um contato telefônico?

  3. Angelo Manuel Fagima disse:

    A vossa ajuda é excelente, olhando para globalização, outras línguas diferentes de Português tem sido o maior impedimento para os PALOP”s ganhar uma bolsa, se houvesse
    oportunidade de um propedêutico de língua inglesa ou outra em que for necessária para o curso. permitiria uma maior inclusão.

    melhores cumprimentos

  4. vanessa disse:

    Olá, gostaria de saber se posso enviar um atestado de conclusão, pois me formo neste ano, e ainda não possuo o diploma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.