bolsa de estudos no japao para brasileiros partiu intercambio

Bolsa Mext para pesquisa, mestrado ou doutorado no Japão mesmo sem saber japonês

bolsa para fazer pesquisa no japão

Se você tem até 34 anos, é brasileiro e quer uma bolsa para fazer doutorado ou mestrado no Japão mesmo sem saber japonês, essa oportunidade é pra você. O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) está com inscrições abertas para bolsa para realização de pesquisas em universidades japonesas, que oferece ao interessado a possibilidade de cursar o mestrado e/ou doutorado, caso venha a ser  aprovado no exame de admissão da universidade japonesa.

Como é a bolsa MEXT para doutorado ou mestrado no Japão

Essa é uma bolsa para realização de pesquisas em universidades japonesas, que oferece ao interessado a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado no Japão ao prorrogá-la. O programa inclui  curso de  língua japonesa nos seis primeiros meses do programa. A bolsa é válida para diversas áreas do conhecimento.

As inscrições estão abertas e se encerram no dia 2 de junho, o que dá pouquíssimo tempo para se organizar para a inscrição. Como o processo é complexo e deve ser feito na Embaixada ou nos consulados do Japão no Brasil presencialmente ou pelo correio a gente já vai deixando as informações aqui pra vocês com a ressalva de que as datas podem variar um pouco de acordo com a sua região.

>>Como é estudar no Japão?

Requisitos da bolsa MEXT no Japão

Para concorrer à bolsa para fazer pesquisa no Japão é preciso ter nacionalidade brasileira e nível superior completo. Apesar de ser recomendável que o candidato tenha conhecimento básico de japonês, a língua não é um pré-requisito. É necessário, porém, se o interessado não tiver conhecimento avançado da língua japonesa, que ele tenha inglês fluente comprovado por prova de proficiência como TOEFL ou IELTS. Além da idade (máximo 34 anos até 1º de abril de 2024), outro pré-requisito é estar apto a embarcar para o programa em abril ou outubro de 2024. A área de estudo escolhida para a pesquisa deve estar relacionada à área de formação do candidato.

>>Bolsa do governo para professores no Japão recebe inscrições 

Sobre as bolsas no Japão oferecidas pelo MEXT

As bolsa MEXT s têm duração de dois anos ou um ano e meio podendo ser prorrogada. O governo oferece para os selecionados os seguintes benefícios:

  • Bolsa no valor de 143.000 ienes mensais (aprox. R$5.260,00 em abril/2023, para estudantes de pesquisa); 144.000 ienes mensais (para estudantes de mestrado); 145.000 ienes mensais (para estudantes de doutorado). Dependendo da região, o valor mensal poderá ser acrescido de 2.000 a 3.000 ienes. Valores sujeitos à alteração
  • passagem de ida e volta
  • isenção de taxas universitárias no Japão
  • 70% do valor do seguro-saúde

Como é fazer estudar no Japão com a a bolsa MEXT

A Lorena de Oliveira Felipe faz doutorado no Japão com a bolsa Mext na Universidade Tkusuba e nunca tinha tido uma experiência fora do Brasil antes de ir fazer o doutorado no Japão. Lorena também não tinha conhecimento prêvio de japonês e contou tudo aqui para vocês sobre o programa e sobre a trajaetória dela até a bolsa. Em um outro texto aqui no Partiu Intercâmbio, a engenheira de bioprocessos reflete sobre as dificuldades e os aprendizados de fazer o primeiro intercâmbio em um país tão diferente do Brasil..

>> Como é estudar na Coreia do Sul

Inscrição e seleção das bolsas para fazer pesquisa no Japão

Para se candidatar, é necessário enviar a ficha de inscrição disponível no site da embaixada preenchida, assinada e com foto 3×4. Além disso, é necessário enviar uma cópia autenticada e traduzida do diploma e do histórico escolar; projeto de pesquisa (máx. 4 páginas, em inglês); curriculum vitae.

A candidatura na bolsa para doutorado e mestrado no Japão

O prazo de inscrições divulgado pela embaixada vale somente para os residentes em DF, GO e TO. Os candidatos de outros estados, deverão contatar a representação diplomática responsável pela sua região, que realizará todo o processo de inscrição e aplicará os exames escritos. Abaixo, a lista das representações:

Fases da seleção da bolsa para pós-graduação no Japão

A primeira fase da seleção é composta por análise do currículo e do projeto de pesquisa e entrevista. Os candidatos que superarem essa primeira etapa deverão contatar as universidades desejadas e realizar uma candidatura à área de interesse.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais