Com o objetivo de promover o desenvolvimento acadêmico e a pesquisa na América do Sul, a Universidade Andina Simón Bolívar está recebendo a partir de 21 de maio as candidaturas para um edital de bolsas e auxílios para mestrado no Equador. As inscrições vão até 12 de junho.
A instituição de ensino superior destina boa parte dos recursos públicos que recebe do Estado a programas de bolsas de estudo. A justificativa reside na necessidade da sociedade latino-americana de aprofundar seus processos de investigação em áreas pertinentes para o desenvolvimento dos nossos países. Além disso, ela busca ampliar a sua cobertura e eliminar fronteiras acadêmicas na região.
>>> Universidade Complutense tem bolsas para mestrado em Madri
Como é o programa de bolsa para mestrado no Equador
O programa de fomento de pesquisas internacionais contempla especificamente 8 cursos em diferentes áreas:
- Mudança Climática, Sustentabilidade e Desenvolvimento;
- Comunicação: Visualidade e Diversidades;
- Direito;
- Estudos Latino-americanos;
- História;
- Estudos de cultura;
- Gênero e Comunicação;
- Literatura.
No entanto, há também desconto que se aplicam a todas as ofertas de mestrado no Equador, incluindo esses de investigação, mas também os profissionais e as especializações.
>>> Fundação Botín: bolsas para curso na Espanha sobre políticas públicas têm inscrições prorrogadas
A universidade oferece bolsas integrais ou parciais a estudantes provenientes de qualquer país sul-americano. A concessão dos benefícios leva em consideração os méritos acadêmicos e as condições socioeconômicas dos candidatos.
>>> Ibero-americanas do Santander: bolsa para intercâmbio em Portugal e outros 8 países
Sobre as bolsas de estudo na Universidade Andina
O edital de bolsa para mestrado no Equador prevê bolsas integrais para estudantes com bom desempenho. Essa categoria inclui isenção de taxas, alojamento, alimentação, subsídio, seguro médico e auxílio para despesas com material.
Há também bolsas de isenção e redução de taxas de matrícula e bolsas parciais destinadas a candidatos de baixa renda que necessitam ajuda para estudar. Além disso, a universidade se propõe a analisar solicitações excepcionais de desconto adicional no valor total do mestrado para esses candidatos, como já mencionamos acima.
Para solicitar esse desconto adicional, após o processo de admissão o candidato deverá apresentar a solicitação e a justificativa dentro dos prazos fixados. Essas bolsas especificamente consideram a situação sócio econômica, o histórico acadêmico e o grau de deficiência (se houver).
>>> Santander seleciona universitários para bolsa para curso de espanhol na Espanha
Requisitos e candidatura às bolsas para mestrado no Equador
O prazo para se candidatar ao mestrado no Equador e às bolsas concedidas pela Universidade Andina começa no dia 21 de maio e se encerra no dia 12 de junho. Os requisitos para se candidatar variam de acordo com o curso, mas todos devem ter graduação e saber inglês.
Em todos os casos, os interessados devem enviar o formulário de solicitação de admissão preenchido e ter um título acadêmico compatível com o curso de interesse.
Entre os documentos comuns a todos as candidaturas, estão:
- Cópia do documento de identidade ou passaporte;
- Histórico acadêmico;
- Três cartas de recomendação (acadêmica);
- Carta de motivação (3 a 5 pág.);
- Amostra de um trabalho acadêmico (máx. 20 pág.);
- Certificado de conhecimento de inglês;
- Informação de assistência financeira (se solicitar auxílio para fazer o curso).
Alguns mestrados também exigem experiência de trabalho mínima e comprovação.
Saiba tudo sobre as bolsas
Informe-se sobre os cursos
Veja informações sobre a candidatura
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
COMENTÁRIOS