Bolsa para curso de verão na Suíça sobre ética financiado pela Unesco
É estudante de pós-graduação e ainda não sabe o que vai fazer no meio do ano? Já considerou um curso de verão na Suíça sobre ética financiado pela Unesco?
Quem é responsável pela interrupção e prevenção da mudança climática? O que pode ser feito contra a desigualdade global e a pobreza? Como a justiça global pode estar ligada a tradições locais, diversidade cultural e valores baseados na religião? Como os direitos humanos podem ser eticamente justificados como normas universais? Quais são as oportunidades e os riscos éticos decorrentes da transformação digital e do crescente uso da inteligência artificial?
Essas questões são a base de discussão do curso de verão oferecido pela Universidade de Lucerna com patrocínio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
>>> Melhores bolsas de intercâmbio de 2026
“Construindo uma Rede Global para Responsabilidade Sustentável – Universidade de Verão de Lucerna: Ética em um Contexto Global” permite que aqueles que são ativos no campo científico examinem questões morais e éticas em um contexto global. Ou seja, pretendendo ir além das fronteiras dos campos acadêmico, das culturas, das visões de mundo e de outros fatores.
O curso de verão na Suíça é gratuito e há um número limitado de bolsas para candidatos com necessidades financeiras. O benefício cobre despesas de viagem, acomodação e alimentação dos bolsistas.
>>> Como conseguir bolsa para estudar em Portugal
Requisitos para participar do curso de verão na Suíça
O curso tem o objetivo de formar decision makers comprometidos com todas essas questões fundamentais que acabamos de citar. Ele é interdisciplinar e aborda temáticas como relação entre ética e direito, igualdade e pobreza, mudanças climáticas, justiça global e direitos humanos, migração, economia, robotização, inteligência artificial e biomedicina.
>>> Onde brasileiro faz pós-graduação de graça
A escola de verão é voltada para estudantes de mestrado de todo o mundo e de diferentes áreas. Os candidatos precisam demonstrar como podem impactar positivamente a sociedade utilizando as habilidades do curso e qual a importância disso para a sua pesquisa. Ainda, é preciso ter conhecimento de inglês porque o curso é conduzido no idioma.
>>> Tudo sobre programas de verão no exterior
Como se candidatar
As aulas irão ocorrer entre 8 a 13 de maio e há diferentes programas para mestrandos. Os participantes recebem um certificado de obtenção de 6 créditos ECTS que inclui trabalho de preparação, participação ativa nas disciplinas e o artigo final.
Os interessados devem se inscrever pelo site, preenchendo o formulário de candidatura e, ao final, anexando o currículo (1 página), duas cartas de recomendação (1 página) e uma carta de motivação (máximo 500 palavras). Quem deseja concorrer a uma das bolsas, deve sinalizar no próprio formulário de inscrição.
Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para [email protected].
>>> Melhores concursos de redação
Como fazer uma candidatura forte?
Milhares de brasileiros já descobriram que estudar fora com bolsa integral não é privilégio de poucos – é questão de estratégia certa. O Partiu Pós no Exterior é o programa de mentoria para estudar fora do Partiu Intercâmbio que transforma candidaturas medianas em aprovações com financiamento completo nos melhores programas de mestrado e doutorado do mundo.
O segredo? Orientação personalizada de quem já passou por isso e sabe exatamente o que funciona. As vagas limitadas e estão abertas agora – não espere a próxima turma para começar sua jornada.
Veja a transformação de quem confiou no processo:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

1 comentário em “Bolsa para curso de verão na Suíça sobre ética financiado pela Unesco”
Olá Bruna! Primeiramente muito obrigada por todos esses ricos esclarecimentos!
Minha dúvida é em relação a carta de recomendação! Me formei em direito há 10 anos e, inclusive, mudei da cidade na qual eu fiz universidade.
Esta carta de recomendação tem que ser de um professpr universitário? O que deve conter nela?