Banco Mundial concede bolsas nos EUA com foco em desenvolvimento
O Programa Robert S. MacNamara (RSMFP) oferece apoio a estudantes de países em desenvolvimento através de bolsas nos EUA em fellowship. É possível se candidatar até o dia 30 de abril.
A iniciativa do Banco Mundial concede aos bolsistas cerca de 43 mil dólares para a realização de pesquisa sobre um tema relacionado ao desenvolvimento no Banco Mundial em Washington, DC nos EUA.
O Programa de bolsas nos EUA da Robert S. McNamara (RSMFP) fellowship une aspirantes a pesquisadores de economia do desenvolvimento de países em desenvolvimento com economistas de pesquisa do Banco Mundial, criando oportunidades únicas para os bolsistas participarem de pesquisas políticas rigorosas na Vice-Presidência de Economia do Desenvolvimento (DEC) do Banco Mundial . Os bolsistas ficarão hospedados no Banco Mundial em Washington, DC por 8 meses (setembro a maio de cada ano) e trabalharão sob a supervisão de pesquisadores nos departamentos de Avaliação de Impacto do Desenvolvimento (DIME) e Grupo de Pesquisa de Desenvolvimento do Banco Mundial, engajados em trabalhos de alta qualidade e projetos de pesquisa relevantes para políticas públicas.
>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para fazer doutorado fora
Anteriormente o RSMFP oferecia bolsas de doutorado sanduíche no exterior, apesar de doutorandos ainda poderem aplicar, o foco do programa agora é em parear pesquisadores com investigadores do Banco Mundial nos EUA. O programa foi criado em 1982 e, desde então, já financiou 2,8 milhões de dólares em bolsas.
Requisitos para participar do programa do Banco Mundial
Para concorrer a uma das bolsas para doutorado sanduíche no exterior do RSMFP, é preciso cumprir os seguintes requisitos:
- Ser cidadão de um país membro do Banco Mundial;
- Ter (ou estar concluindo) mestrado ou estar no doutorado
- Ter formação em um campo relacionado à economia do desenvolvimento. Isso inclui, mas não está limitado a economia, políticas públicas, ciência política, ciência de dados, estatística, desenvolvimento internacional, sociologia, matemática.
- Para estudantes de doutorado: ter completado todas as disciplinas e exames exigidos pelo doutorado até o momento;
- Ter no máximo 35 anos no momento da candidatura;
- Não ser um executivo ou diretor do Grupo Banco Mundial nem parente próximo de um;
- Não ter sido beneficiado anteriormente com uma bolsa do programa;
- Possuir disponibilidade para estar em Washington, DC de setembro a maio
Candidatura às bolsas nos EUA
A candidatura deve ser enviada pelo site até o meio dia (horário de Washington DC) do dia 30 de abril. Para ser considerada completa, o interessado deverá enviar:
- Inscrição online
- Personal statement
- Indicação de até duas pessoas para escrever cartas de recomendação
- Currículo em PDF
- Writing sample (opcional)
- Code sample (opcional)
As bolsas nos EUA do Banco Mundial serão concedidas com base em materiais de inscrição e habilidades demonstradas no software necessário. A formação de coortes buscará obter representação geográfica e de gênero.
O período de pesquisa no Banco Mundial ocorre de setembro de 2021 a maio de 2022.
Saiba tudo sobre a bolsa
Envie a sua candidatura
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
>>> Research Training Program: bolsas para pós-graduação na Austrália
Sobre o autor
Consultoria Foka
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.