bolsa para curso de alemão

Bolsa para curso de alemão do DAAD tem inscrições abertas

Sei que muitos dos meus leitores querem estudar na Alemanha, mas como alemão não é lá a língua mais fácil do mundo, muita gente tem certo medinho. Pra perder o medo de vez, melhor estar preparado, não é mesmo? Então, se você quer se juntar ao time dos que falam alemão, o DAAD (Serviço Acadêmico Alemão de Intercâmbio) está recebendo inscrições de brasileiros para a bolsa para curso de alemão do programa o Winterkurs.

Além da tradicional versão presencial, o curso agora também conta com uma modalidade online, concebida a partir da experiência adquirida pelo DAAD durante a pandemia.

Cada modalidade tem um edital próprio. As candidaturas podem ser feitas pelo DAAD Portal até 15 de agosto de 2023.

>>> Melhores bolsas para estudar na Europa de graça

Como funciona a versão presencial do Winterkurs

A versão presencial do programa Winterkurs seleciona, todos os anos, brasileiros para um curso de inverno (em janeiro e fevereiro — nosso verão) de uma universidade da Alemanha. Neste ano, as instituições participantes são:

  • Albert-Ludwigs-Universität Freiburg 
    Período: 07.01.2025 – 15.02.2025
  • Georg-August-Universität Göttingen 
    Período: 13.01.2025 – 21.02.2025
  • Ludwig-Maximilians-Universität München
    Período: 07.01.2025 – 17.02.2025
  • Universität Münster 
    Período: 13.01.2025 – 21.02.2025
  • Universität Leipzig 
    Período: 06.01.2025 – 14.02.2025

As aulas começam em janeiro com duração de até seis semanas. Os candidatos podem indicar, no formulário de inscrição, qual universidade preferem para a bolsa para curso de alemão nas férias.

>>> Green Card alemão: como tirar

Requisitos para participar do Winterkurs

Qualquer estudante brasileiro com ótimo rendimento acadêmico matriculado em uma instituição brasileira em cursos de graduação, mestrado ou doutorado pode se inscrever.

Os alunos de graduação devem ter concluído pelo menos quatro semestres do curso universitário até o final de dezembro de 2024, ou seja, até o início do programa. Estudantes do último ano são elegíveis, desde que consigam comprovar (com uma carta da universidade) que vão seguir os seus estudos em um programa de pós-graduação após concluírem a faculdade.

Ali, no canto direito em pé, estou eu na turma de Essen de 2009
Ali, no canto direito em pé, estou eu na turma de Essen de 2009

O curso é todo ministrado em alemão, óbvio, e inclui aulas do idioma, além de seminários e atividades culturais. Por isso, é indispensável ter, pelo menos, nível B1 de alemão (intermediário) comprovado por meio de uma prova de proficiência (que não tenha sido feito há mais de um ano atrás). As provas podem ser onSET-Deutsch, TestDaF, Goethe Institut Zertifikat, DSD, DSH, telc Deutsch ou certificado ÖSD.

>> Dicas para ganhar a bolsa Winterkurs

Como é a bolsa para curso de alemão do DAAD?

No caso do curso presencial, a bolsa inclui o curso, uma bolsa no valor total de 2.151 euros, subsídio para as passagens aéreas (2075 euros) e seguro saúde.

As taxas do curso e os custos de acomodação são geralmente deduzidos diretamente dos benefícios da bolsa pelo provedor do curso de idiomas. Assim, o bolsista recebe o valor com esses descontos.

Como se inscrever na bolsa DAAD Winterkurs

A candidatura para a bolsa para curso de alemão deve ser enviada via DAAD PORTAL, onde os candidatos devem realizar o upload de toda a documentação. Não é mais necessário enviar o”Application summary” nem a carta de recomendação pelo correio para o DAAD.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2024

Documentos para as bolsas para o curso de alemão do DAAD:

  • Formulário online;
  • Curriculum Vitae (em alemão);
  • Carta de motivação escrita pelo candidato, expressando seu interesse pelo curso e suas perspectivas pessoais e profissionais (em alemão). Não esquecer de assinar à mão!
  • Comprovante de matrícula regular no curso de graduação ou pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior no Brasil;
  • Histórico escolar da graduação, com Coeficiente de Rendimento (CR) médio indicado. É necessário incluir uma pequena explicação sobre o sistema de cálculo do Coeficiente de Rendimento ou da Média Ponderada, ou seja, a média de todas as notas obtidas pelo candidato na universidade;
  • Caso o candidato esteja cursando a 2ª graduação, deve enviar os dois históricos e o diploma da primeira (com tradução em inglês, se disponível);
  • Caso o candidato esteja cursando mestrado ou doutorado, deve enviar também o histórico da graduação ou pós-graduação (com tradução em inglês, se disponível);
    ▪ Diplomas da graduação e pós-graduação (se aplicável e com tradução em inglês, se disponível);
  • Certificado de proficiência em alemão.

Em caso de dúvidas sobre a bolsa para curso de alemão, é possível entrar em contato por e-mail: [email protected] ou telefone: (21) 2553-3296.

Como calcular o CR ou média para o programa

A bolsa para curso de Alemão na Alemanha do DAAD tem como um dos critérios CR (coeficiente de rendimento) ou média de 8,0 ou mais. Esse é um critério muito importante na seleção do Winterkurs. Segundo o DAAD Brasil, pessoas com médias um pouco abaixo de 8,0 também podem se candidatar, mas não há garantia de que o CR não possa se tornar um motivo para possível eliminação.

Para cursos na área de Engenharia será aceito CR médio igual ou acima de 7,5 ou grau equivalente. O CR considerado na seleção é o referente aos estudos atuais, mas é exigido também o envio dos históricos dos estudos anteriores para que seja possível avaliar a manutenção do nível das notas ao longo da carreira acadêmica.

Cada universidade no Brasil tem maneiras diferentes de calcular o CR ou média, por isso, é necessário incluir uma pequena explicação sobre o sistema de cálculo da própria universidade. Muitas universidades emitem um documento com uma explicação ou, em alguns casos, essa informação pode aparecer no próprio histórico. Se não for possível obter uma explicação da universidade, você pode se candidatar para a bolsa para curso de alemão na Alemanha enviando uma explicação feita por você mesmo. Essa explicação (em alemão ou inglês) deve estar incluída em sua candidatura e ter uma página, no máximo.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja mais informações
Faça sua inscrição

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

23 comentários em “Bolsa para curso de alemão do DAAD tem inscrições abertas”

  1. Bruna tenho 38 anos de idade, me formei em história nas modalidades de bacharel e licenciatura. Meu TCC foi em Nietzsche e Hegel, antes disso eu já tinha uma fixação com a Alemanha, depois de me aprofundar em alguns pensadores acerca da escrita da história eu amei mais ainda. É como vc disse a forma alemã de se expressar em textos e ideias é única. Quero muito fazer meu mestrado e doutorado por lá. Mas meu coeficiente deve ser em torno de 70. Pretendo levar esse sonho a sério começando a estudar alemão até o B1 em alguma boa instituição. Vc acha que tenho chances? Obrigada por auxiliar a tantas pessoas com as suas experiências! Abraços.

  2. Bruno Fernandes

    Pede nível B1.

    Ou seja 4 anos de estudos de Alemão comprovado no Brasil.
    Um bolsa com tantos requisitos no mínimo, não querem que você estude na Alemanha.

  3. Thais Ibanez Severo

    Comprovante de matrícula regular no curso de graduação ou pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior no Brasil
    Histórico escolar da graduação, com Coeficiente de Rendimento (CR) médio indicado. É necessário incluir uma pequena explicação sobre o sistema de cálculo do Coeficiente de Rendimento ou da Média Ponderada, ou seja, a média de todas as notas obtidas pelo candidato na universidade

    Nesses dois tópicos eu preciso traduzir algum dos documentos? Se sim pode ser para inglês?

  4. Manuela Coutinho

    Bruna, já fiz o Winterkurs/2017 em Essen tb 🙂 e tenho interesse em me candidatar posteriormente a bolsa de mestrado em Políticas Públicas. Atualmente estou fazendo mestrado aqui no Brasil. Estava pensando em tentar novamente o WK ano que vem antes de tentar essa bolsa do DAAD para o mestrado. Você acha que tentar novamente acarreta algum prejuízo nessa futura bolsa que tentarei? Muito obrigada 😀

  5. Olá, tenho uma dúvida:

    No início do ano, estava no nível A2. Agora, fui aprovado para o nível B1 e o concluirei, se Deus quiser, até final do ano. Gostaria de saber se posso me inscrever considerando que, até antes das férias de final do ano, haverei de concluir o nível B1?

  6. Thais Ibanez Severo

    Oi bruna, eu tenho uma duvida o histórico escolar e o comprovante de vínculo com a universidade aqui no Brasil devem ser traduzidos também, aquelas traduções juramentadas?

    1. Thalita Barreto Da Silva

      Segundo Texto “Por isso, é indispensável ter, pelo menos, nível B1 (intermediário) – que deverá ser comprovado por teste de proficiência..”

  7. Boa noite!
    Realizei a inscrição no DAAD, entretanto não sei como devo prosseguir, pois no site não estou conseguindo encontrar o local onde fazer a candidatura para o curso de Alemão.
    Poderia me ajudar, por gentileza?

  8. Boa noite Bruna,
    tem como postar o link do teste OnDaf de novo ? O link do post ta dando erro (pelo menos pra mim).
    Outra coisa, as inscrições só abrem dia 1 de julho né ? Então só a partir desse dia eu vou conseguir no portal daad achar a bolsa (“Funding programme”) referente ao winterkurs, certo ?
    Atenciosamente

  9. Estou perdido, não sei como prosseguir a inscrição. Bruna, você pode me ajudar? Fiz uma conta no daad, porém não sei como prosseguir com a inscrição.

  10. Ei, tudo bem?

    a bolsa fornecida por eles foi suficiente pra vc se manter lá ?
    Estou buscando informações em relação a isso pois estou um pouco preocupado se o dinheiro dá ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais