Início » vídeo » Rola estudar na Alemanha de graça? veja essa e outras 3 dicas sobre intercâmbio por lá

Rola estudar na Alemanha de graça? Sim! Dá play no vídeo para saber mais sobre isso e outros pontos importantes que vão ajudar você a querer fazer intercâmbio por lá.

 

Visto de 18 meses para procurar emprego na Alemanha

Sim. Todo mundo que faz graduação ou pós-graduação na Alemanha tem direito a um visto de 18 meses pra procurar trabalho por lá. Depois de formado e um pouco antes do seu visto de estudante acabar, é só ir ao Ausländeramt (escritório de estrangeiros) da sua cidade para dar entrada nesse visto. O único problema dele é que você tem que provar que tem grana pra se manter por lá enquanto não tem trabalho, mas é bem legal porque te dá a oportunidade de procurar um emprego, caso você tenha interesse em morar por lá.

 

Visto permanente na Alemanha

O visto permanente não é passaporte ou cidadania. É só um visto sem data pra acabar e que não atrela sua moradia na Alemanha com trabalho x ou y. Normalmente, depois de cinco anos trabalhando na Alemanha dá pra dar entrada neste visto. Esse visto não vai tornar você cidadão da Alemanha, mas te livra dum monte de treta, como ficar renovando visto. Pra quem pega o visto de 18 meses pra arrumar trabalho porque estudou na Alemanha, esse visto geralmente sai depois de três anos. Isso porque muita gente arruma trabalho e continua com visto para procurar trabalho até ele espirar só pra não pagar por um visto novo (que é bem carinho, diga-se de passagem). Por conta disso, leva três anos pra sair, visto que o tempo pro visto permanente conta 24 meses de emprego com um visto de emprego. Ou seja, se você fizer faculdade ou pós na Alemanha e arrumar emprego direto sem pegar o visto para procurar emprego, depois de dois anos empregado você já tem direito ao visto permanente. Bem legal, né?

 

Como encontrar um curso de graduação ou mestrado na Alemanha?

Fácil! O Daad tem um buscador de cursos. Lá você coloca o tipo de curso (mestrado, graduação ou doutorado), a região onde você procura, a área do conhecimento e se o curso é em inglês ou alemão e tadãããã, você encontra links pra todos os cursos oferecidos no país com essas características. Quer coisa mais fácil que isso? O buscador de cursos superiores na Alemanha do Daad é gratuito. Já para encontrar bolsas para estudar na Alemanha é só acessar o buscador de bolsas de estudos do Partiu Intercâmbio. Eu a Jaque trabalhamos duro todo o dia pra manter ele super atualizado, então aproveitem.

Se vocês tiverem mais dúvidas sobre o assunto ou quiserem que eu me aprofunde no tema trabalhar na Alemanha, assinem nosso canal no YouTubeAssina aí! Toda terça tem vídeo novo e eu adoro receber sugestões de tema. Só deixar elas aqui nos comentários do post.

 

>>Veja mais posts sobre estudar na Alemanha
>>> Como fazer graduação na Alemanha de graça e em inglês
>>> Encontre bolsas para estudar na Alemanha de graça

COMENTÁRIOS