Politécnico de Leiria oferece bolsa para graduação em Portugal e aceita nota do Enem

Início » Bolsas de Estudo » Politécnico de Leiria oferece bolsa para graduação em Portugal e aceita nota do Enem

IPLeiria/Divulgação

Recentemente várias instituições de ensino superior portuguesas passaram a aceitar a nota do Enem em seus processos seletivos. Muitas delas estão inclusive criando programas para promover e facilitar a matrícula de estudantes brasileiros em cursos de graduação e pós no país. O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) é uma delas e está oferecendo bolsas para graduação em Portugal.

Para as “licenciaturas” (como são chamados os cursos de graduação em Portugal), o IPLeiria aceita candidaturas de estudantes brasileiros que possuam diploma do ensino médio e tenham feito o Enem nos últimos cinco anos. A maioria dos cursos exige como nota mínima ter 50% de acertos no exame.

A instituição oferece 49 cursos de licenciatura nas mais diversas áreas do conhecimento, como artes e design, educação e ciências sociais, saúde, tecnologia e gestão, turismo e tecnologia do mar e ciências empresariais e jurídicas. As licenciaturas geralmente têm duração de três anos.

>> Bolsa para estudar em Portugal, na Espanha e em outros 8 países da América tem inscrições abertas
>> Veja mais oportunidades para estudar em Portugal
>> Confira outras bolsas para graduação no exterior

Sobre a bolsa para graduação em Portugal

O IPLeiria possui três programas de bolsas de estudo para estudantes internacionais: Bolsas de Mérito, Bolsas de Cooperação para o Desenvolvimento e Bolsa +Tecnologia. Todos oferecem bolsas parciais equivalentes a um desconto de 50% no valor total da anuidade – que é de 3 mil euros, exceto nos cursos da área de saúde que é de 4 mil euros (com a bolsa 1,5 mil e 2 mil). Os dois últimos programas também dão isenção na taxa de matrícula de 500 euros. Veja abaixo mais informações sobre as três tipologias de bolsa para graduação em Portugal e a documentação necessária:

Bolsas de Mérito

É voltada a estudantes internacionais com bom desempenho acadêmico (mínimo14 numa escala de 0-20). Cada curso oferece um número fixo de bolsas deste tipo e neste ano serão duas por licenciatura. Esta bolsa não dá isenção de matrícula, porém, o estudante pode concorrer a um prêmio de isenção se inscrevendo em um concurso até o dia 21 de maio (informações aqui).

Para concorrer a uma bolsa de mérito, é necessário enviar certificado com indicação da média final obtida no exame nacional de acesso ao ensino superior. A manutenção da bolsa se dá somente se o selecionado concluir os ciclos de estudo dentro do período da sua duração normal, tendo em consideração as regras de inscrição, avaliação e transição do ano.

Bolsas de Cooperação para o Desenvolvimento

Este programa é destinado a estudantes oriundos de países de língua oficial portuguesa. Para concorrer, é necessário enviar certificado com indicação da média final obtida no exame nacional de acesso ao ensino superior. A manutenção da bolsa se dá somente se o selecionado concluir os ciclos de estudo dentro do período da sua duração normal, tendo em consideração as regras de inscrição, avaliação e transição do ano.

Bolsa +Tecnologia

Os estudantes internacionais podem cursar a graduação em Portugal no IPLeiria com uma Bolsa +Tecnologia se escolherem cursos de Biotecnologia, Engenharia da Energia e do Ambiente, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Civil. Para concorrer o candidato deve enviar uma carta de motivação sobre “Acredito que a candidatura a este curso me vá…”. A manutenção da bolsa se dá somente se o selecionado concluir os ciclos de estudo dentro do período da sua duração normal, tendo em consideração as regras de inscrição, avaliação e transição do ano.

Candidatura para bolsa de graduação em Portugal

As candidaturas para estudantes internacionais são feitas em três fases. A segunda está aberta até o dia 30 de junho. A terceira será de 17 de julho a 6 de setembro.

Para se candidatar, é necessário primeiramente realizar a inscrição online no curso escolhido e depois preencher o formulário online de candidatura específico para as bolsas de estudo. As candidaturas exigem dados documentos pessoais e referentes aos estudos do candidato.

É possível se inscrever para mais de uma bolsa, mas elas não são cumulativas. O resultado da segunda fase será divulgado no dia 14 de julho.

Viver e estudar em Portugal

O Politécnico de Leiria possui um portal voltado para brasileiros interessados em estudar na instituição. Além de depoimentos, você pode encontrar informações sobre custo de vida e a região de Leiria, que fica localizada entre Lisboa (150 km) e Coimbra (75 km).

De acordo com o site, o custo de vida na cidade não parece ser caro. Além disso existe a possibilidade de morar em uma das residências do IPLeiria e comer nos restaurantes universitários, o que baixa ainda mais as despesas. No site, você encontra realmente um guia completo com várias informações valiosas, desde como encontrar acomodação até os pontos turísticos e os eventos da região.

Confira a lista de cursos de graduação da IPLeiria
Saiba tudo sobre as candidaturas aos cursos
Acesse a página para se candidatar ao curso escolhido
Veja mais informações e inscreva-se para as bolsas

>> Guia: como faz para estudar em Portugal
>> Veja todas as bolsas de estudos com seleção aberta
>> American University dá bolsa para fazer faculdade nos Estados Unidos de graça

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *