Início » Bolsas de Estudo » Programa de estágio para jornalistas em Berlim recebe inscrições
Programa de estágio para jornalistas em Berlim recebe inscrições

Os selecionados do IJP 2014

Já estão abertas as inscrições para o Internationale Journalisten-Programme. O programa de estágio para jornalistas em Berlim, na Alemanha, dá a oportunidade de trabalhar em um grande meio de comunicação no país com uma bolsa beeem legal. Participei da turma de 2012 e só posso dizer que vale MUITO a pena.

Os selecionados passam dois meses e meio (entre fevereiro e abril do ano seguinte à seleção) trabalhando em um veículo alemão. As inscrições devem ser feitas por e-mail pela assessoria de imprensa da Embaixada ou Consulados da Alemanha no Brasil  até 15 de setembro. A candidatura deve ser  enviada diretamente para a Embaixada e Consulados da Alemanha no Brasil.

Para se inscrever, é necessário ter entre 23 e 35 anos, enviar currículo (em Alemão), foto, cópias de três artigos ou reportagens (em Português) do candidato que mostrem sua capacidade profissional, uma carta de motivação (em alemão ou português), três pautas que o candidato gostaria de realizar durante a bolsa, na Alemanha (máximo de 600 caracteres por pauta) e uma carta de recomendação do editor-chefe de seu veículo de comunicação (em português). Além de uma descrição da capacidade profissional do jornalista, a carta deve servir como permissão para que o interessado possa participar do programa por mais ou menos dois meses. O resultado da comissão de seleção será comunicado aos interessados até novembro. Toda a documentação de inscrição deve ser enviada em um único arquivo PDF.

É desejável que os candidatos tenham conhecimentos de alemão. Em casos excepcionais, jornalistas com conhecimentos sólidos de inglês e espanhol serão aceitos. O currículo deve, de alguma maneira, comprovar os conhecimentos de idioma exigidos.

Veja outras oportunidades na Alemanha
Veja outras oportunidades para jornalistas

Além do trabalho na redação alemã, o programa ainda inclui uma semana de orientação em Berlim na qual os todos participam de seminários, palestras e encontros obrigatórios. Nestes dias, os jornalistas latinos também conhecem os alemães que farão o mesmo programa só que em países da América Latina.

O IJP é um programa organizado por uma ONG de jornalistas na Alemanha e financiado por diversos patrocinadores. Vale a pena se inscrever. Aqui no blog tem um monte de coisas que eu escrevi enquanto estava por lá trabalhando no Tagesspiegel.

Para informações mais específicas, é só entrar em contato pelo e-mail: vorderwuelbecke@ijp.org, mas lembrem-se: o envio dos documentos para inscrição deve ser feito para a Embaixada ou Consulado da Alemanha no Brasil mais próximo de você! Documentos enviados para a Alemanha não serão levados em consideração.

Candidatos atendidos pelo consulado no Rio Grande do Sul devem enviar a inscrição para rk-s1@porta.auswaertiges-amt.de. Assim que forem divulgados os e-mails para onde candidatos de outras regiões devem enviar as candidaturas, eu atualizo o post aqui. De qualquer maneira. Aconselho entrar em contato a assessoria de imprenda de cada consulado para saber os detalhes (já que isso ainda não está na página de nenhum deles). No que eu souber de algo, atualizo aqui.

Leia o edital
Veja a página do IJP
Encontre a representação da Alemanha da sua região
Veja outras oportunidades na Alemanha
Veja outras oportunidades para jornalistas

COMENTÁRIOS




Newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

[X]

Obrigado!
Cadastro realizado com sucesso!