Início » Bolsas de Estudo » Programa de estágio para jornalistas em Berlim recebe inscrições
Programa de estágio para jornalistas em Berlim recebe inscrições

Os selecionados do IJP 2014

Já estão abertas as inscrições para o Internationale Journalisten-Programme. O programa de estágio para jornalistas em Berlim, na Alemanha, dá a oportunidade de trabalhar em um grande meio de comunicação no país com uma bolsa beeem legal. Participei da turma de 2012 e só posso dizer que vale MUITO a pena.

 

Os selecionados passam dois meses e meio (entre fevereiro e abril do ano seguinte à seleção) trabalhando em um veículo alemão. As inscrições devem ser feitas por e-mail pela assessoria de imprensa da Embaixada ou Consulados da Alemanha no Brasil  até 15 de setembro. A candidatura deve ser  enviada diretamente para a Embaixada e Consulados da Alemanha no Brasil.

Como se inscrever para o estágio para jornalistas em Berlim

As candidaturas devem ser enviadas por e-mail ao setor de imprensa da Embaixada da Alemanha em Brasília ou ao Consulado da Alemanha mais próximo de você (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Recife). O material deve ser organizado em um arquivo único, que contenha todos os documentos necessários, em formato PDF. Os contatos nesses órgãos podem mudar com o passar do tempo, por isso, pedimos que antes do envio dos documentos o candidato confirme o endereço eletrônico e o contato do responsável local. Caso o candidato chegue à fase final, ele deve comparecer a uma entrevista na Embaixada ou no Consulado mais próximo.

A candidatura para o estágio em Berlim deve incluir:

  • Currículo (em alemão) com endereço, telefone pessoal e profissional (com o prefixo do país) e e-mail. Espera-se que o candidato comprove, de alguma maneira, os conhecimentos de idioma exigidos;
  • Uma carta de motivação (máximo de duas páginas, de preferência em alemão). A carta deve conter três informações: o motivo pelo qual o candidato deseja participar do programa, o interesse pela Alemanha e o veículo em que deseja trabalhar durante a bolsa. Os jornalistas de televisão devem explicar também como pretendem produzir reportagens na Alemanha, já que o IJP não pode disponibilizar câmeras e o material audiovisual necessário;
  • Três cópias de textos publicados que mostrem de sua capacidade profissional. Se o candidato trabalhar em televisão ou rádio, é possível anexar endereços na internet onde os trabalhos podem ser encontrados;
  • Uma carta de recomendação do redator-chefe do veículo de comunicação em que trabalha (em português), contendo uma descrição da capacidade profissional do jornalista. A carta deve autorizar que o interessado participe do programa por dois meses.
  • Três ideias de pautas que o candidato gostaria de produzir durante a bolsa na Alemanha (máximo de 600 caracteres por pauta). Os assuntos não precisam ser necessariamente atuais;4 dicas para quem quer trabalhar na Alemanha

Veja outras oportunidades na Alemanha
Veja outras oportunidades para jornalistas

Quem pode se inscrever para o estágio para jornalistas em Berlim

  •  jornalistas profissionais com idade entre 25 e 35 anos (estudantes não podem se candidatar) e com bons conhecimentos da língua alemã (em casos excepcionais, fluência em inglês e espanhol podem ser suficientes)
  • É necessário trabalhar no Brasil em tempo integral como jornalistas ou colaboradores em um veículo de comunicação (jornal, revista, televisão, rádio ou online).
  • Jornalistas trabalhando em agências de relações públicas ou no serviço público não podem se candidatar
  • Profissionais de redações de empresas públicas de comunicação estão aptos para o programa.

Além do trabalho na redação alemã, o programa ainda inclui uma semana de orientação em Berlim na qual os todos participam de seminários, palestras e encontros obrigatórios. Nestes dias, os jornalistas latinos também conhecem os alemães que farão o mesmo programa só que em países da América Latina.

O IJP é um programa organizado por uma ONG de jornalistas na Alemanha e financiado por diversos patrocinadores. Vale a pena se inscrever. Aqui no blog tem um monte de coisas que eu escrevi enquanto estava por lá trabalhando no Tagesspiegel.

Para informações mais específicas, é só entrar em contato pelo e-mail: latino@ijp.org, mas lembrem-se: o envio dos documentos para inscrição deve ser feito para a Embaixada ou Consulado da Alemanha no Brasil mais próximo de você! Documentos enviados para a Alemanha não serão levados em consideração.

Candidatos atendidos pelo consulado no Rio Grande do Sul devem enviar a inscrição para rk-s1@porta.auswaertiges-amt.de. Assim que forem divulgados os e-mails para onde candidatos de outras regiões devem enviar as candidaturas, eu atualizo o post aqui. De qualquer maneira. Aconselho entrar em contato a assessoria de imprensa de cada consulado para saber os detalhes (já que isso ainda não está na página de nenhum deles). No que eu souber de algo, atualizo aqui.

 

Leia o edital
Veja a página do IJP
Encontre a representação da Alemanha da sua região


Veja outras oportunidades na Alemanha
Veja outras oportunidades para jornalistas

COMENTÁRIOS