pdpi fulbright capes bolsa para professores de inglês nos eua partiu intercambio

PDPI 2023: programa Fulbright/Capes dá bolsas para professores de inglês nos EUA

Estão abertas as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa – PDPI da Fulbright/Capes que dá bolsa para professores de inglês nos EUA. A oportunidade é IMPERDÍVEL e vai levar mais de 200 professores de todo o Brasil para um curso de aperfeiçoamento de seis semanas nos Estados Unidos. As inscrições para a edição de verão do programa vão até 14 de janeiro.

Diferente do programa DAI, uma parceria da Fulbright com as secretarias de educação estaduais, em que professores passam seis meses nos EUA, o PDPI é uma parceria da Capes e da Comissão Fulbright, para curso de curta duração nos Estados Unidos.  A bolsa do PDPI tem duração de seis semanas e cobre todos os custos dos selecionados nos EUA e, além as atividades acadêmicas, ainda inclui atividades culturais e outros benefícios.

>>> Veja mais bolsas para os Estados Unidos

Para se inscrever para a bolsa para professores de inglês, é preciso ser concursado em exercício na rede pública de ensino. O objetivo do PDPI é fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula.

>>> Como ser fluente em inglês sem estudar fora

As modalidades do PDPI nos EUA:

Todos os inscritos no PDPI que forem aprovados na fase documental do programa podem fazer o teste de proficiência em inglês TOEFL ITP gratuito. De todos professores que fizerem o TOEFL gratuito somente serão classificados para concorrer às vagas os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 450 pontos.  As notas para se classificar para os diferentes cursos são:

  • Intermediário II (TOEFL ITP entre 500 e 549);
  • Intermediário I (TOEFL ITP entre 450 e 499).

>>> Relato de professora de inglês que participou do programa

Requisitos para candidatura à bolsa para professores de inglês

  • Possuir nacionalidade brasileira;
  • Ser professor concursado ou efetivado, e estar ministrando aula de língua inglesa na rede pública da educação básica no ato da inscrição e até a implementação da bolsa;
  • Realizar teste de avaliação de nível de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP, conforme edital do programa (prova deverá ser agendada pelo candidato no site entre os dias 1 e 29/02);
  • Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para o mesmo objetivo, sob pena de cancelamento do benefício e de ressarcimento dos valores pagos, com a incidência de juros de mora sob os valores a serem ressarcidos;
  • Não ter participado de edições anteriores dos Programas de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI/CAPL/Certificate), ou dos Programas de Professor Assistente de Língua Portuguesa nos EUA (FLTA), ou dos Programas de Ensino de Inglês como uma Língua Estrangeira (IOE), ou dos Programas SETEC-CAPES/NOVA, ou dos Programas de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá; ou dos Programas de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda não são elegíveis para participar da seleção deste Edital
  • Professores que recebem ou receberam bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para realizar cursos similares aos deste Edital também não são elegíveis.

>>> Mais posts sobre curso de inglês no Exterior

A bolsa PDPI Fulbright/Capes

Serão selecionados até 10 professores de inglês da rede pública de ensino de cada Unidade da Federação (26 estados + DF), ou seja, são 270 vagas. Com certeza, é uma baita oportunidade!

A bolsa PDPI para professores de inglês cobre

  • Reembolso da taxa de visto para os EUA
  • Ajuda de custo, no valor de 500 dólares ;
  • Alojamento no campus universitário;
  • Alimentação;
  • Deslocamento, nos EUA: aeroporto/universidade/aeroporto;
  • Seguro saúde;
  • Passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional;
  • Taxas Escolares;
  • Materiais didáticos a serem utilizados nos cursos;

O resultado final da edição de 2023 do PDPI Capes/Fulbright para professores de inglês nos EUA será divulgado até o dia 5 de abril os professores selecionados para o PDPI 2023 viajam no final de junho e retornam no início agosto. Se você tiver dúvidas, pode entrar em contato pelo email [email protected].

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Mais sobre o programa
Veja o edital
Inscreva-se

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

5 comentários em “PDPI 2023: programa Fulbright/Capes dá bolsas para professores de inglês nos EUA”

  1. Marcia Gambetta Tofolório

    Boa tarde!! Minha dúvida consiste no fato de que tenho 2 cargos no estado. Um como professora de Português e o outro como professora de inglês. Posso participar?? O estado irá me liberar da ausência nas aulas de português??

  2. Edson Pereira de Araujo

    Sou professor de Lingua Inglesa e leciono em escola publica ha mais de 15 anos gostaria de me inscrever pela segunda vez. Como faço?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais