Início » Bolsas de Estudo » Bolsa para estudar artes, design e música na Alemanha do DAAD

alemanha mapa dicas
Se você está atrás de uma bolsa para estudar artes e música na Alemanha, o Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD)  tem uma oportunidade certa pra você. São bolsas para cursos de mestrado e qualificação (pra quem já fez mestrado) na Alemanha nas áreas de Artes Visuais, Design, Comunicação Visual, Cinema e Música. Nas mesmas chamadas, o DAAD também oferece bolsas para cursos Artes Cênicas, Performance e Arquitetura.

O programa tem como objetivo o aperfeiçoamento de estudantes altamente qualificados e oferece a possibilidade de adquirir ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior.  A bolsa para estudar artes e música na Alemanha do DAAD dá passagem área, seguro-saúde e 750 euros mensais.

 

Quem pode se inscrever

Para se inscrever, é necessário não ter tido sua última formação há mais de seis anos, contando da data de inscrição.  É importante lembrar que, no momento da inscrição, os candidatos não podem estar residindo há mais de 15 meses na Alemanha. Os candidatos da área de música devem apresentar gravações que não tenham sido produzidas há mais de um ano. Também é preciso ter proficiência no idioma em que seu curso será ministrado. Ou seja, se seu curso for em inglês, você precisa ter inglês fluente, já se o curso for em alemão, você precisa ter o nível mínimo exigido no idioma.

 

Como é o processo de candidatura

O processo funciona de uma maneira BEM alemã: o candidato fica responsável por encontrar a instituição onde deseja estudar e fazer todos os contatos relativos a isso. Os trâmites de inscrição e prova de habilidade específica são responsabilidade dos candidatos. Porque a aprovação da bolsa não equivale à aceitação automática por parte da universidade alemã.  O nível do conhecimento de alemão exigido é definido pelo professor orientador ou por normas da universidade onde você vai querer se inscrever. A bolsa inclui um curso prévio de alemão na Alemanha.

É muito importante ser muito cuidadoso na hora de fazer todo o processo na universidade alemã, pois a decisão sobre a aceitação e a análise da validade dos estudos anteriores é de competência desta instituição. Caso o bolsista não seja aprovado e fiquei impedido de se matricular, terá de retornar ao país de origem e não poderá dar continuidade à bolsa.

 

Como se inscrever para a bolsa para estudar artes e música na Alemanha

A inscrição deve ser feita no portal do DAAD, onde toda a documentação será submetida. É importante lembrar que o portal só abre as inscrições seis semanas ANTES do prazo de fim de candidaturas, então, você pode ir se preparando desde hoje para submeter sua documentação  seis semanas antes de 30 de novembro. Uma via impressa (PDF gerado pelo próprio sistema) deve ser enviada pelo correio para o endereço do escritório do DAAD em Bonn

DAAD
Referat ST31
Kennedyallee 50
D-53175 Bonn
Germany

As especificações do material a ser enviado estão no edital específico de cada estão nos editais. As propostas podem ser enviadas até as 30 de novembro pelo portal online do DAAD. O DAAD no Rio de Janeiro é o ponto de contato para tirar dúvidas. Você pode mandar sua mensagem por e-mail: artesmusica@daad.org.br ou telefone (21) 2553 3296 / Ramal: 18.

COMENTÁRIOS

  • Arthur Barbosa

    é necessário já ter colado grau no curso ou a bolsa vale também para cursos de primeira graduação?

  • Sergio Lopes

    Bruna, tenho uma filha que tem interesse em fazer graduação e pós em música na Alemanha ou outro pais da Europa, qual a dica pra começar a selecionar as opções? Ainda não tem graduação só especializou no instrumento flauta e está concluindo o ensino médio numa escola militar.

  • Ana Maria

    Faço curso técnico em teatro, mas não sou graduada em artes cênicas, posso me canditatar à bolsa?

    • Ana Maria, para se candidatar você precisa ser curso universitário na área desejada.