toefl essentials simulado como estudar TOEFL essentials

TOEFL Essentials: como estudar para a prova + simulado gratuito

Como estudar para o TOEFL® Essentials™? A nova prova de proficiência de inglês começou a ser aplicada em agosto de 2021 e essa parece uma daquelas perguntas de 1 milhão de dólares, mas, não é, pois, na verdade, ela tem resposta!

Caso você ainda não saiba, o Educational Testing Service (ETS), organização responsável pelos exames TOEFL, lançou recentemente uma nova modalidade de prova de proficiência em inglês: o TOEFL Essentials.

Ao lado do TOEFL iBT®, o novo teste é mais uma possibilidade para quem precisa atestar o seu conhecimento no idioma — agora com um exame com formato inovador e preço mais em conta. É isso mesmo, o valor do TOEFL Essentials é de 100 dólares — o que significa menos da metade do custo das outras provas de proficiência na língua inglesa.

Como sabemos que a nova modalidade será acessível para muito mais gente, neste artigo vamos falar sobre como estudar para o teste TOEFL Essentials e chegar preparado ao dia da avaliação.

> Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Como é o TOEFL Essentials?

A nova prova da ETS tem algumas diferenças importantes em relação ao TOEFL iBT — que é o exame, até então, mais utilizado por quem vai estudar no exterior. Por essa razão, antes de falarmos sobre como estudar para a prova do TOEFL Essentials, vale fazer algumas observações.

Em primeiro lugar, diferentemente do iBT, ele tem o objetivo de avaliar a comunicação em inglês do candidato não apenas em um contexto acadêmico, mas também aplicada a situações do dia a dia. Por isso, o teste é dividido em 50% de conteúdo acadêmico e 50% de inglês geral.

Ainda, uma das grandes novidades é o seu formato: com questões mais curtas e ritmo mais rápido, a prova não dura 3h30min, mas, sim, cerca de 1h30min. Além disso, a prova é adaptável ao nível do candidato e, conforme ele vai respondendo, as questões vão se adequando ao seu conhecimento, ou seja, a prova não é igual para todo mundo e por isso que é possível entregar um teste confiável mesmo em menos tempo.

> Como é fazer a prova do TOEFL Home Edition? Veja o video!

Como estudar para a prova do TOEFL Essentials?

Mas, afinal, como estudar para o TOEFL Essentials, considerando essas diferenças e novidades? Como é tudo muito novo, ainda não existem cursos focados especificamente na prova, por exemplo. Também existe um curso gratuito na plataforma edX.

No entanto, com as informações e os materiais disponibilizados pela ETS, é possível ter uma boa ideia do que espera pelos candidatos e de como estudar para o TOEFL Essentials para chegar minimamente preparado para o exame.

Treinar as habilidades básicas

Um ponto que não muda em comparação ao teste do TOEFL iBT são as habilidades avaliadas. Ou seja, a nova prova vai avaliar aquelas mesmas quatro habilidades básicas de sempre: Listening, Reading, Writing e Speaking.

Isso quer dizer que para se sair bem, você terá que ter um resultado satisfatório em todas essas seções, o que inclui tarefas como:

  • Ouvir palestras acadêmicas e interações pessoais;
  • Ler trechos de fontes acadêmicas e textos como livros didáticos, jornais, revistas, sites, mídias sociais;
  • Escrever respostas para situações comuns, como e-mails ou discussões online;
  • Falar sobre um determinado argumento com um interlocutor.

Como podemos perceber, são todas atividades que fazem parte da rotina de grande parte das pessoas e que você pode treinar diariamente.

Focar nos aspectos fundamentais da proficiência no idioma

O TOEFL Essentials é projetado para avaliar os aspectos fundamentais da proficiência em inglês em todos os níveis, o que inclui os quatro contextos definidos pelo Quadro Europeu de Referência para Línguas (CEFR): público, pessoal, ocupacional e educacional.

Nesse sentido, será avaliada a sua competência lexical e gramatical e a capacidade de se comunicar em inglês. Considere, portanto, que os avaliadores analisam o seu conhecimento de vocabulário e em construção de frases, por exemplo, em diferentes situações da vida.

Ampliar o estudo em termos de sotaque

Outra novidade do TOEFL Essentials é que a prova inclui uma variedade de sotaques a fim de ter um caráter mais global. Sendo assim, na parte de Listening, os candidatos escutarão sotaques de diferentes regiões do mundo que utilizam o inglês: América do Norte, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Logo, a nossa dica aqui é ampliar os estudos nesse sentido e ouvir mais o inglês desses outros países para se acostumar com as diferenças e entender tudo direitinho na hora da prova.

Estar preparado para uma prova mais rápida e dinâmica

Como já mencionamos, o TOEFL Essentials tem um formato inovador, muito mais dinâmico e rápido. Então, não adianta esperar aquele tipo de prova mais tradicional.

As questões são mais curtas, mas também exigem que você pense rápido e responda com agilidade. Portanto, é bom “mudar a chave” antes para não ser pego de surpresa no dia da prova.

Precisa de prova de proficiência para ganhar bolsa de estudos?

 TOEFL Essentials: simulado online gratuito

Como a gente sempre fala, estudar para provas de proficiência exige mais do que apenas o estudo do idioma, mas também a prática e o conhecimento sobre o exame em questão. Por isso, é sempre importantíssimo ter acesso a conteúdos específicos sobre o teste que você pretende fazer.

Por essa razão, mesmo sendo de uma modalidade nova, a ETS já disponibilizou materiais que vão ajudar e muito quem está pesquisando como estudar para o TOEFL Essentials.

Trata-se de três simulados oficiais gratuitos e online do TOEFL Essentials que mostram os tipos de perguntas que serão feitas em cada seção da prova. Você pode acessar o conteúdo aqui.

> Dicas para quem vai fazer o TOEFL em casa

O que preciso para fazer o TOEFL Essentials?

Além de, é claro, estudar bastante, para se sair bem na prova, que é realizada em casa do seu próprio computador, também é necessário estar preparado em termos de equipamentos e ambiente.

Para realizar o teste, é preciso ter um desktop ou laptop com Windows® (versões 10 ou 8) ou Mac (com sistema Mac OS X® 10.5 ou mais), alto-falante, microfone e webcam. Quanto ao local, a ETS exige que você esteja sozinho, com as portas da sala fechadas e a mesa livre.

No dia do exame, anotações só podem ser feitas em um quadro branco de mesa com marcador apagável ou em uma folha de papel dentro de um protetor de folha transparente, também com com marcador apagável. Para saber mais detalhes sobre os requisitos de equipamento e ambiente, é possível acessar o site. Boa sorte!

Faça a prova do TOEFL Essentials

Todas as bolsas de estudos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais