aprender espanhol online e de graça

Curso de espanhol online grátis: dicas para aprender

Que tal aprender o segundo idioma mais falado do mundo? O espanhol é a primeira língua de cerca de 360 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a língua oficial de 18 países americanos. Nesse post, mostramos uma várias opções de curso de espanhol online grátis e uma série de dicas pra te ajudar a melhorar seus conhecimentos em espanhol de graça!

Aprender espanhol pode te ajudar com muitas oportunidades profissionais em diversos países, ou até mesmo pelo Brasil, já que muitas empresas possuem relações internacionais com países que falam espanhol e precisam de profissionais com fluência no idioma.

Além disso, aqui mesmo no Partiu, nós divulgamos várias bolsas de estudos nas quais você precisa de proficiência em espanhol para poder se candidatar. 

Então que tal aprender esse idioma, e o melhor, sem gastar nada e sem precisar sair de casa? Nesse post, nós reunimos uma lista de cursos para aprender espanhol online. Além disso, também incluímos dicas e sugestões de podcasts e séries em espanhol para você aprender o idioma até enquanto assiste Netflix ou escuta Spotify! Ah, um extra: também incluímos algumas opções de bolsas de estudos para curso de espanhol na Espanha! Então vamos para nossa lista:  

Curso de espanhol online gratuito da Aprenda mais

A plataforma Aprenda Mais, criada pelo Ministério da Educação, está oferecendo um curso online e gratuito para aprender espanhol. Você só precisa se registrar no site, o que é super simples. É possível se inscrever para o curso do nível 1 de espanhol até dia 30/06/2022. O curso tem uma carga horária de 30 horas e ensina o básico do idioma. 

Também é oferecido um curso de Espanhol 2, que você pode cursar após concluir o nível 1 (ou pode fazer fora de ordem caso você já tenha o conhecimento básico do curso 1).

Curso de espanhol online grátis da Universidade Autônoma de Barcelona

A Universidade Autônoma de Barcelona oferece um curso para aprender espanhol online e gratuito através da plataforma Coursera. Neste curso, alguns aspectos relevantes das variedades da língua espanhola são estudados. Com esse curso, você entenderá melhor as diferenças entre as diversas variedades do espanhol ao redor do mundo, e será capaz de interpretar melhor textos em espanhol. 

Top Espanha Online

Desde 2023, o Santander, além de oferecer o curso presencial de espanhol em Salamanca, Top Espanha, agora oferece o Top Espanha Online. O curso foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Salamanca e oferece 30 mil bolsas. As aulas contemplam os níveis A2, B1 e B2 e os candidatos selecionados poderão escolher uma data entre as 13 opções disponíveis no edital para iniciar os estudos. As inscrições de 2024 ainda não foram divulgadas, mas fiquem ligados aqui no Partiu Intercâmbio que logo devem estar disponíveis.

Espanhol grátis

O Espanhol Grátis é um curso para aprender espanhol online, sendo totalmente gratuito. O nível básico tem 40 lições, o nível intermediário tem 30 lições, e o nível avançado tem mais 27 lições. Ou seja, é um curso bem completo! Cada lição possui exercícios para você fazer, e depois de fazer você consegue checar as respostas corretas.

Duolingo

Claro, na nossa lista não podia faltar ele, o Duolingo. Duolingo é um site e aplicativo de aprendizado de diversos idiomas no qual os usuários praticam vocabulário, gramática e pronúncia. Nele, é possível aprender espanhol online e de graça.

Os exercícios normalmente incluem tradução escrita, compreensão de leitura e fala e histórias curtas. O legal do Duolingo é que as lições tem um formato parecido com o de um jogo, o que torna a atividade mais divertida. Segundo o próprio Duolingo, 5 minutos por dia já é o suficiente pra você evoluir um pouquinho no idioma no longo prazo!

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2024

Tio Spanish

Tio Spanish é um professor que te ajuda a aprender espanhol no YouTube. Em 2013, ele começou a fazer vídeos para ajudar pessoas que querem aprender espanhol online, e também um site para reunir todos os materiais educacionais de espanhol criados por ele. 

No site, você encontrará vídeos, textos, imagens e exercícios para aprender espanhol. O Tio Spanish não tem um curso estruturado para aprender espanhol, mas tem muito material legal que pode te ajudar no aprendizado do idioma, como vídeos, listas de vocabulários e dicas para a conjugação de verbos. 

Busuu

Numa proposta parecida com a do Duolingo, o Busuu também oferece lições curtas para que você possa aprender espanhol online. Infelizmente, essa plataforma só está disponível gratuitamente por 7 dias, mas ela é bem legal, então resolvemos incluir na lista mesmo assim. Depois dos 7 dias gratuitos, ​​custa € 79,99 por ano (aproximadamente 413,99 reais) ou € 6,67 por mês (aproximadamente 34 reais).

Ao se cadastrar no site, você pode começar do zero ou fazer um teste de cinco minutos para saber o seu nível no idioma. Baseado no resultado do teste, o Busuu pode te avançar nas lições. Por exemplo, eu fiz o teste e me colocou na lição 44 do nível A1, então já deu pra pular algumas lições!

Você pode selecionar quanto tempo por dia tem disponível para fazer as liçóes, sendo que o aplicativo recomenda no mínimo 10 minutos diários. Além disso, com a versão paga do Busuu, você tem a opção de praticar com professores em aulas individuais ao vivo ou aulas em grupo para aumentar a confiança no idioma escolhido. 

>>> Mentoria do Partiu Intercâmbio para estudar fora

Bolsas para curso de espanhol na Espanha

Agora que você já conheceu opções de cursos de espanhol online grátis, que tal descobrir oportunidades de bolsas de estudos para estudar espanhol na Espanha? Abaixo, falamos sobre as bolsas para curso de espanhol da Universidade de La Rioja e da Fundacíon Lengua.

Universidade de La Rioja oferece bolsa para curso de espanhol

Anualmente, a Universidade de La Rioja oferece ​​bolsas para curso de espanhol na Espanha. O programa de Cursos de Língua e Cultura Espanholas é voltado para estudantes de universidades brasileiras que buscam aprender espanhol ou aperfeiçoar seus conhecimentos no idioma em cursos de três meses oferecidos pela universidade.

​​Essa é uma das poucas bolsas para curso de idiomas no Exterior que abrem todos os anos! Na última edição do programa, a bolsa incluía um pagamento de 1500 euros para cobrir os gastos com a passagem aérea e os custos de manutenção durante a participação no curso. Além disso, também incluía o custo total do curso, o alojamento em residência universitária e um seguro saúde. Olhem mais dicas aqui:

Fundación Lengua: bolsa para estudar espanhol na Espanha

Outra bolsa para estudar espanhol na Espanha! A Fundación Lengua está com seu edital de bolsas de estudos aberto até dia 31 de outubro de 2022. As bolsas são para cursos de espanhol de duas semanas em Valladolid, na Espanha. Pessoas que querem aprender espanhol e que estão em qualquer nível no idioma podem se candidatar.

A bolsa para estudar espanhol na Espanha da Fundación Lengua cobre somente o custo do curso de duas semanas (equivalente a 510 euros). Gastos com passagem, alimentação, acomodação não estão incluídos. Além disso, ainda há uma taxa de matrícula de 150 euros para os cursos (no fim do post, damos dica de como economizar pra pagar a taxa!). Não é assim a bolsa dos sonhos como a bolsa da Universidade de La Rioja, mas é melhor do que ter que pagar tudo. 

>>> Como trabalhar na ONU

Mais dicas para aprender espanhol no dia a dia

Além das dicas de cursos, também é possível aprender espanhol de muitas outras maneiras, como assistindo a séries e filmes, escrevendo e lendo diferentes materiais. Aqui, reunimos mais algumas dicas para acelerar o seu aprendizado da língua espanhola:

Podcasts para aprender espanhol online grátis

O podcast ‘Podcast diario para aprender español – Learn Spanish Daily Podcast” é um podcast super legal que é publicado diariamente no Spotify. O programa já possui mais de 800 episódios, somando mais de 130 horas de áudio voltado para estudantes de espanhol.

O que acho mais legal desse podcast é que eles abordam diferentes temas, comentando notícias em espanhol, falando sobre cultura, relações humanas, história, diferentes expressões do idioma e muito mais. Outro ponto positivo é que os autores do podcast gravam tendo em mente que os ouvintes serão estudantes do idioma, então eles falam devagar, o que facilita bastante na compreensão. 

>>> Como conseguir bolsa para estudar em Portugal

Dicas de filmes e séries em espanhol 

Outro jeito muito legal para aprender um idioma é através de filmes e séries. Esse é um dos meus jeitos preferidos de colocar um novo idioma no dia a dia, afinal todo mundo gosta de assistir uma série legal, e é a melhor desculpa pra fazer isso sem culpa – afinal, você também tá aprendendo! Se liga nas dicas de filmes e séries:

Toc toc

Esse é um filme muito engraçadinho! A história se passa na sala de espera de um médico, que está atrasado. Vários pacientes com diferentes tipo de transtorno obssessivo compulsivo estão esperando pelo médico, e começam a ter que lidar com as manias estranhas de cada um deles. 

La casa de papel

Essa série ficou bem famosa, então talvez você já conheça! A série conta a história de um homem conhecido como “Professor”, que recruta uma jovem assaltante e outros sete criminosos para ajudá-lo em um grande roubo na Casa da Moeda da Espanha!

Las chicas del cable

Conhecida como “As telefonistas” em português, a série dramática Las chicas del cable conta a história de um grupo de mulheres que trabalhavam como operadoras em uma empresa de telefonia na década de 20 na Espanha. Esse tipo de emprego era um dos poucos disponíveis para mulheres na época! A história acaba falando bastante sobre questões feministas e se passa em Madrid. 

Complemente seu estudo de espanhol com leituras

Se você tem um Kindle, é possível testar o Kindle Ulimited por 30 dias grátis. São mais de um milhão de livros que você pode ler gratuitamente com a assinatura, incluindo todo o catálogo de livros em espanhol gratuitos do Kindle Unlimited. O primeiro mês é grátis e você pode cancelar a qualquer momento. Depois, a assinatura sai por R$ 19.90 por mês. Você pode cancelar a qualquer momento e a nossa recomendação é colocar um alerta no seu calendário lembrando de cancelar a assinatura. Aí você não é cobrado e pode refletir se quer continuar com a assinatura.

É isso, gente! Espero que esse post tenha te ajudado a criar um plano para seus estudos de espanhol. Se você fizer algum dos cursos que mencionamos por aqui, ou assistir alguma das nossas recomendações de filmes e séries, volta aqui nos comentários para contar pra gente o que achou!

¡Buena suerte con tus estudios de español!

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Camila Melicia

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais