foto de berlim na alemanha para ilustrar post sobre studienkolleg para fazer faculdade de graça na alemanha

Como fazer faculdade na Alemanha de graça: Studienkolleg, Studienbrücke qual a melhor opção?

A matéria aqui do Partiu Intercâmbio falando sobre como fazer graduação na Alemanha de graça é uma das mais lidas no site, mas ainda rolam muuuitas dúvidas sobre como fazer faculdade na Alemanha. Então, para ajudar quem sonha em estudar na Alemanha praticamente de graça (pagando taxas que giram entre 100 e 350 euros por semestre), estou fazendo essa matéria nova para responder as dúvidas de quem quer estudar na Alemanha.

Vale lembrar que esse post inteiro foca em GRADUAÇÃO na Alemanha. Caso você esteja interessado em pós-gaduação na Alemanha, recomendo ler esse post falando sobre  Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe e também como fazer mestrado na Alemanha.

Como fazer faculdade na Alemanha de graça: por onde começar

Se você decidiu que quer estudar na Alemanha, uma coisa é certa: a chance de você ter que saber alemão em um nível relativamente alto para poder conseguir cursar graduação por lá é BEM grande. A maioria dos cursos de graduação oferecidos pelas universidades públicas e gratuitas na Alemanha são em alemão. Aqui no Partiu Intercâmbio já expliquei como encontrar um curso para estudar na Alemanha de graça. Existem alguns cursos de bacharelado em inglês, mas muitos deles também exigem que você tenha conhecimentos de alemão para ser admitido. Então, tem que pesquisar bastante e ponderar o que faz mais sentido pra você.

>>> Tudo sobre graduação no Exterior

Posso fazer faculdade na Alemanha com ENEM?

Como expliquei na matéria que tá aqui no site, brasileiros não têm acesso direito ao Ensino Superior na Alemanha. Nosso Ensino Médio é mais curto que o deles e não tem a prova final que os alunos de Gymnasium na Alemanha fazem, o Abitur. Assim, não o ENEM não é válido para ingressar em uma universidade pública na Alemanha. Pode até existir alguma universidade privada que aceite ingresso na graduação na Alemanha só com ENEM, mas essa universidade não será gratuita como a as universidades públicas da Alemanha.

Então, se você não estudou em um colégio alemão no Brasil que oferece o Abitur existem três maneiras de fazer graduação de graça na Alemanha. Uma serve só pra quem ainda não teminou ou Ensino Médio e as outras duas maneiras servem para quem já terminou o Ensino Médio

Studienbrücke: prepararório para estudar na Alemanha

Se você ainda não terminou o Ensino Médio no Brasil e quer fazer faculdade na Alemanha de graça uma ótima solução é o programa Studienbrücke do Goethe-Institut no Brasil. O Studienbrücke, que é um programa preparatório oferecido no Brasil para estudantes que tenham nível B1 de alemão que desejam fazer a graduação na Alemanha em áreas de matemática, informática, ciências naturais e tecnologia. O Studienbrücke inclui:

  • cursos de alemão
  • provas de proficiência
  • cursos de disciplinas necessárias de acordo com a sua escolha de graduação
  • treinamentos interculturais
  • sessões de aconselhamento.

Ou seja, é um programa bem completo pra quem pretende estudar na Alemanha. O Studienbrücke é feito no Brasil mesmo, o que pode ajudar você a poupar um pouquinho. Outro ponto positivo é que as universidades alemãs parceiras do Goethe-Institut disponibilizam vagas de estudo para os participantes do Studienbrücke, então quando você termina o programa, você pode se inscrever diretamente nessas universidades associadas.

Universidades que aceitam alunos do Studienbrücke direto

  • Ruhr-Universität Bochum
  • Universität Duisburg-Essen
  • Technische Universität Dortmund
  • Universität Bonn
  • RWTH Aachen
  • Universität Siegen
  • Europa Universität Viadrina
  • Bauhaus-Universität Weimar

As universidades associadas ao programa estão localizadas nos estados de Nordrhein-Westfalen (onde eu morei e ameeei), Brandenburg e Thüringen, e concentram uma riqueza de vida estudantil, social e cultural, o que faz delas espaços de grande crescimento pessoal e profissional.

Quanto custa o Studienbrücke

O programa Studienbrücke tem um custo total de 1.400 euros. Os custos do programa poderam ser pagos em 4 parcelas de 350 euros cada. Cada uma das parcelas deverá ser paga no valor equivalente em reais. As inscrições podem ser feitas no Goethe-Institut.

Studienkolleg: o que é?

Já o Studienkolleg é a alternativa para quem já terminou Ensino Médio. Ele é basicamente um curso que dura um ano é em tempo integral. No último semestre, os alunos fazem um exame final chamado de Feststellungsprüfung (FSP). Com a nota da FSP e o certificado de conclusão do Studienkolleg, você tem direito a se inscrever para qualquer universidade alemã e esta apto a fazer faculdade na Alemanha.

Como entrar em um Studienkolleg na Alemanha?

Para entrar em um Studienkolleg, você precisa fazer uma prova que tem uma vez por ano – e, por sinal, é beeem difícil, porque são poucas vagas. A maioria dos Studienkollegs são públicos, mas existem alguns privados. É importante lembrar que não existem bolsas de estudo para Studienkolleg, então, você vai ter que ter grana pra se manter na Alemanha só estudando por um ano, no mínimo dos mínimos. Os exames de admissão são na Alemaha e cada Studienkolleg pode fazer a a prova como bem entender. As matérias que você vai ter que prestar dependem do que você pretende cursar na universidade. Geralmente, há um teste de alemão e de matemática ou somente o teste de alemão. Informações e amostras testes podem ser encontradas nos sites de cada instituição.

>>> 5 bolsas para brasileiro para graduação fora

Preparatório para o Studienkolleg do Goethe

O curso prepara você para a prova de admissão do Studienkolleg de algumas universidades. Antes era preciso viajar para a Alemanha apenas para fazer essa prova de admissão no Studienkolleg na Alemanha, agora o Goethe-Institut oferece a opção de fazer a prova dos seus parceiros no Brasil. Igual ao Studienbrücke, as universidades oferecem cotas de vagas para participantes do programa do Goethe, dando mais chances para quem participa. Após ser aprovado nesta prova de admissão (Aufnahmeprüfung), você consegue uma vaga para fazer o Studienkolleg na universidade alemã. No fim desse curso, é preciso fazer a prova de verificação (Feststellungsprüfung) para conseguir uma vaga na universidade.

Um outro jeito para poder se inscrever para poder fazer faculdade na Alemanha é se você tiver o Ensino Médio completo mais, pelo menos, um ano de faculdade no Brasil. Existem MUITOS detalhes importantes nesta combinação e, por isso, é extremamente importante, que você pesquise MUITO antes  zarpar para Alemanha atrás do sonho da universidade gratuita. Eu digo isso porque muita gente vai sem saber nada achando que tudo é muito simples e que todo o sistema lá é igual ao Brasil e não é bem assim. Como falei acima, pra fazer faculdade na Alemanha você vai ter que, em geral, ter nível C1 de alemão. Alguns cursos vão aceitar B2 – nas áreas das exatas – e outros vão, inclusive pedir o C2 – pra cursos de Humanas. Outro detalhe importante é: sua média no Ensino Médio. Quanto mais alta ela for, melhor pra você.

Para poder comparar você com alunos alemães, o sistema de candidaturas para faculdade na Alemanha, em geral o Uni Assist, vai calcular sua média do Ensino Médio somada com sua média geral do seu curso de Ensino Superior. Então, é aquela coisa ter notas ruins não significa que você não tem chance, mas quanto melhor sua média, mais chance de escolher cursos você vai ter. E obviamente, se você quer fazer cursos concorridos como medicina e odonto, você vai ter que ter notas muito altas, além do alemão impecável.

Faculdade na Alemanha: a preparação

Sabendo de tudo isso é importante pensar: eu vou ter como investir nessa preparação para poder fazer faculdade na Alemanha ou pra mim vale mais apena fazer graduação no Brasil e tentar um mestrado na Alemanha depois? Pensar nisso de maneira objetiva e sem afobamento é fundamental para tomar uma boa decisão. Além disso, vale lembrar que a grande maioria das universidade alemãs vai ter cursos de graduação em alemão. Então, proficiência em alemão comprovada vai abrir muito suas opções para fazer faculdade na Alemanha de graça.

Quer fazer faculdade na Alemanha mas tá confuso?

Se você quer fazer faculdade na Alemanha e quer orientações específicas para o seu caso, aqui no Partiu Intercâmbio a gente presta consultoria e orienta alunos que querem estudar na Alemanha para que você entenda como o processo de candidatura funciona. Eu sei que são zilhões de detalhes e boa parte do material das unviersidades está em alemão, o que dificulta muito pra quem ainda não tem domínio do idioma. Então, se você precisar se ajuda, é só consultar os serviços de consultoria para estudar na Alemanha que a gente presta.

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais