
4 bolsas para estudar e fazer intercâmbio na América Latina
O buscador do Partiu Intercâmbio tá cheio de oportunidades de bolsas para estudar e fazer intercâmbio na América Latina. Nossos vizinhos oferecem diversas oportunidades de fazer mestrado, doutorado e outros tipos de curso. Uma das grandes vantagens é não precisar saber inglês fluente e consequentemente não ter que gastar fortunas com provas de proficiência como IELTS ou TOEFL Neste vídeo, reuni algumas das melhores opções para quem deseja fazer pós-graduação na Argentina, na Colômbia, no Chile ou no México, confira:
Sobre bolsas de estudo e intercâmbio na América Latina
Todos os programas que listamos aqui para fazer pós-graduação na América Latina possuem alguns pontos importantes em comum: todos eles exigem que você já tenha o aceite de uma universidade para se candidatar, todos eles possuem uma lista de programas e cursos aceitos para as bolsas e em quase todos é necessário comprovar proficiência em Espanhol, então, se você tem interesse em estudar na América Latina com bolsa, vale a pena investir em fazer o DELE, prova de proficiência em espanhol das mais aceitas – e baratas.
>>> SIELE proficiência de espanhol barata
Bolsa para estudar na Argentina
O Programa de Bolsas Internacionais do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia argentino abre anualmente e seleciona estudantes latino-americanos que queiram fazer mestrado na Argentina. Os interessados devem ter o aceite de um curso dentre a oferta acadêmica do programa. Os cursos são nas mais variadas áreas: economia; direito; relações internacionais; história; política; engenharia, etc. A bolsa para estudar na Argentina inclui valor mensal, cobertura médica assistencial e pagamento da matrícula de até 25 mil pesos argentinos por ano.
A Rebeca Ávila, que já escreveu um post maravilhoso aqui pro Partiu Intercâmbio sobre fazer graduação em Portugal com o ENEM, ganhou essa bolsa e faz mestrado em Estudos Sociais Latino-americanos na Universidade de Buenos Aires. Nesta live, ela deu dicas de como conseguir a bolsa para estudar na Argentina e também contou mais sobre a rotina dos estudantes na UBA. Essa bolsa, no entanto, tem um limite de idade mais chatinho: só quem tem até 35 anos pode se candidatar.
Bolsas para estudar e intercâmbio no México
O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (CONACYT) oferece bolsas para estudantes interessados em pós-graduação no México. As bolsas são válidas para mestrado, doutorado, especialização, pesquisa e pós-doutorado. As bolsas cobrem matrícula, valor mensal, seguro-saúde, passagens e visto. Para se candidatar, é precisa ser aceito em um dos cursos das áreas prioritárias do programa, ter média de 8 para cima, ter proficiência em espanhol comprovada e demonstrar interesse em retornar ao Brasil no fim do programa. As bolsas para estudar no México geralmente abrem inscrições no segundo semestre.
Bolsas para mestrado na Colômbia
O programa do Instituto Colombiano de Crédito Educativo y Estudios Técnicos en el Exterior (ICETEX) oferece bolsas de estudos na Colômbia para fazer mestrado na Colômbia. O edital abrange todas as áreas de estudo, mas possui uma lista de universidades que fazem parte do programa. As inscrições abrem geralmente no primeiro semestre e o limite de idade para essa bolsa é bem generoso: pessoas de até 50 anos podem se candidatar. As bolsas para pós-graduação na Colômbia incluem as taxas de matrícula, um subsídio mensal, plano de saúde, despesas do visto e ajuda anual para compra de materiais de estudo.
Bolsas para mestrado no Chile
O Programa de Bolsas de Cooperação Horizontal da Agência de Cooperação Internacional do Chile (AGCID) dá bolsas para fazer mestrado no Chile. As bolsas serão destinadas a estudos de Mestrado no Chile em cursos em diversas áreas. O programa abre inscrições geralmente no segundo semestre do ano e sempre solicita que os candidatos já possuam o aceite de uma instituição chilena. No edital de 2019, participam 29 universidades que ofertam cursos nas áreas de humanas, exatas, saúde e muito mais.
>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2025
Mais oportunidades de estudo e intercâmbio na América Latina
Quer ver mais oportunidades de estudar na América Latina com bolsa de estudos? Use o buscador de bolsas do Partiu Intercâmbio e filtre pelo país e pelo tipo de curso que interessa. Nosso buscador está sempre atualizado com as melhores oportunidades de estudar no Exterior – do curso de idiomas ao pós-doutorado.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Posts relacionados
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.