Fundação Well Mountain concede apoio financeiro para estudar fora
O Wells Mountain Initiative é um programa que concede apoio financeiro para estudar fora a jovens provenientes de países em desenvolvimento que precisam de auxílio para fazer faculdade.
A Fundação Wells Mountain distribui cerca de 60 bolsas todos os anos. O valor máximo do benefício é de 3 mil dólares por ano. Ele pode incluir matrícula e taxas universitárias, livros e materiais e outros custos relacionados aos estudos.
O apoio financeiro para estudar fora abrange todos os campos de estudo. Contudo, a tendência é que sejam favorecidas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça social, tecnologia da informação, engenharia, agronomia e negócios.
>> Bolsa para graduação na Espanha da Universidade de Jaén recebe inscrições
Como é o programa da fundação Wells Mountain
Para se candidatar, é necessário se inscrever em um curso de uma universidade no seu próprio país de origem ou em outra nação em desenvolvimento.
Os bolsistas têm a obrigação de manter boas notas durante a graduação e ser embaixadores para as suas comunidades. Além disso, eles também devem executar e documentar 100 horas de serviço comunitário ao longo do ano e preencher alguns relatórios do WMI.
É necessário também que o estudante envie o seu histórico acadêmico para a fundação duas vezes por ano e mantenha contato com o coordenador responsável pelos bolsistas.
Requisitos para o apoio financeiro para estudar fora
Segundo a Fundação Wells Mountain, o “candidato ideal” para ganhar o apoio financeiro para estudar fora tem as seguintes características:
- Ser proveniente de um país em desenvolvimento;
- Ter concluído o ensino médio com notas boas ou excelentes;
- Ter no máximo 35 anos em 1º de março;
- Estudar em seu país ou em outro país em desenvolvimento;
- Fazer um curso que beneficiará a comunidade e/ou contribuirá para o crescimento e avanço contínuo de seu país de origem;
- Vai cursar ou está cursando a primeira graduação;
- Planeja morar e trabalhar em seu próprio país depois de graduado;
- Demonstra compromisso e já trabalhou como voluntário anteriormente;
- Pode ter outros fundos disponíveis para educação, mas não tem condições de terminar a graduação sem ajuda financeira.
Estudantes que desejam estudar nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido ou Europa Ocidental (países desenvolvidos) não se qualificam para o auxílio.
Não é preciso já ter a carta de aceite da universidade no momento da candidatura.
>> Bolsas de estudo para fazer intercâmbio e estudar fora em 2022
Como se candidatar à bolsa WMI
Os interessados devem enviar a candidatura até o dia 1º de março de cada ano para serem considerados para o ano acadêmico seguinte. É possível se candidatar pelo site ou enviando a documentação por correio.
No entanto, é recomendável que se opte pela candidatura online. Dessa forma, se tem garantia de que ela será enviada, recebida e analisada.
A application deve ser preenchida em inglês e os documentos precisam ter tradução oficial para esta língua. Para ser considerada completa, ela deve ter todos os seguintes documentos:
- Foto;
- Ensaio sobre o tema indicado;
- Formulário de candidatura 2021;
- Carta de apresentação;
- Duas cartas de recomendação;
- Histórico escolar oficial do ensino médio (com documento que explique o sistema de avaliação em questão);
- Resultado no exame nacional (com documento que explique o sistema de avaliação em questão).
Os documentos podem ser enviados nos seguintes formatos: JPG, PNG, GIF, DOC, DOCX ou PDF.
Quem optar por enviar a candidatura por correio, deve imprimir o formulário e anexar todo o restante da documentação. A solicitação de bolsa deve ser recebida pela fundação até 1º de março. Portanto, recomenda-se que ela seja enviada com muita antecedência.
Seleção e divulgação dos resultados
Os candidatos são avaliados por um comitê em várias etapas de seleção. Quem for escolhido para receber o apoio financeiro para estudar fora será notificado por e-mail em agosto. Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para [email protected].
Saiba tudo sobre o programa
Leia o edital da bolsa
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Envie a sua candidatura online
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok, Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.