Estão abertas as inscrições para estudar na Romênia com bolsas do governo do país. O programa anual do Ministério das Relações Exteriores beneficia estudantes internacionais não europeus.
As bolsas de estudos contemplam cursos de graduação, mestrado e doutorado em diferentes universidades do país. Além disso, estão cobertas todas as áreas de estudo, com exceção de medicina, odontologia e farmácia.
Como são as bolsas do governo para estudar na Romênia
Os bolsistas selecionados pelo programa para estudar na Romênia terão direito a vários benefícios:
- Isenção das taxas da universidade;
- Despesas do curso preparatório de romeno (inclusive subsídio mensal);
- Auxílio mensal durante a graduação, mestrado ou doutorado;
- Custos de acomodação em dormitórios estudantis;
- Atendimento médico em casos de emergência;
- Transporte público.
O programa cobre toda a duração do curso, sendo:
- Graduação: de três a seis anos;
- Mestrado: um ano, um ano e meio ou dois anos;
- Doutorado: de três a cinco anos.
As bolsas não cobrem as despesas com passagens aéreas.
Requisitos para participar do programa
Os alunos de graduação e mestrado devem estudar em romeno e, portanto, é preciso saber o idioma. Os estudantes de doutorado, contudo, podem optar por cursos em outras línguas.
Para os candidatos que gostariam de estudar na Romênia, mas não falam o idioma do país, o programa oferece um ano de curso de romeno antes do início dos estudos universitários. Quem apresentar um certificado de proficiência com nível mínimo B1 não precisa fazer o preparatório.
>>> Governo irlandês tem programa de bolsas para estudar na Irlanda
Como se candidatar às bolsas para estudar na Romênia
A partir deste ano, o processo de candidatura para estudar na Romênia com bolsas do governo deve ser feito somente por meio da plataforma Study in Romania.
O prazo para aplicar se encerra no dia 15 de março de 2022. No entanto, é indicado que os candidatos confirmem o deadline com as autoridades diplomáticas locais — que podem ter datas diferentes.
Para se candidatar, é necessário enviar um formulário de inscrição e alguns documentos:
- Cópia do diploma universitário solicitado para ingressar no nível pretendido (com tradução oficial em inglês, espanhol, francês ou romeno);
- Cópia do histórico escolar (com tradução oficial em inglês, francês, espanhol ou romeno);
- Cópia da certidão de nascimento ou equivalente (com tradução oficial em inglês, francês, espanhol ou romeno);
- Cópia do passaporte (das 3 primeiras páginas com tradução oficial em inglês, francês, espanhol ou romeno);
- Currículo em inglês ou francês (formato indicado no edital);
- Carta de intenção em inglês (em inglês, francês, espanhol ou romeno, apenas para candidatos ao doutorado).
A divulgação do resultado da seleção com o nome dos bolsistas está prevista para ser divulgada no dia 15 de julho. O ano acadêmico na Romênia costuma iniciar em outubro. Contudo, cada universidade tem o seu próprio calendário.
Leia o edital do programa
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Acesse o portal de candidatura
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
COMENTÁRIOS