bolsas estudar na romenia

Governo tem bolsas para estudar na Romênia: graduação, mestrado e doutorado

Estão abertas as inscrições para da bolsa de estudo na Romênia do governo do país. O programa anual do Ministério das Relações Exteriores beneficia estudantes internacionais não europeus.

As bolsas de estudos na Romênia contemplam cursos de graduação, mestrado e doutorado em diferentes universidades do país. Além disso, estão cobertas todas as áreas de estudo, com exceção de medicina, odontologia e farmácia.

>>> Melhores bolsas para estdar fora

Como são as bolsas de estudo na Romênia

Os bolsistas selecionados pelo programa para de bolsa de estudo na Romênia terão direito a vários benefícios:

  • Isenção das taxas da universidade;
  • Despesas do curso preparatório de romeno (inclusive subsídio mensal);
  • Auxílio mensal durante a graduação, mestrado ou doutorado;
  • Custos de acomodação em dormitórios estudantis;
  • Atendimento médico em casos de emergência;
  • Transporte público.

O programa cobre toda a duração do curso, sendo:

  • Graduação: de três a seis anos;
  • Mestrado: um ano, um ano e meio ou dois anos;
  • Doutorado: de três a cinco anos.

As bolsas não cobrem as despesas com passagens aéreas.

>>> Erasmus Mundus: faça mestrado na Europa com tudo pago

Requisitos do programa de bolsa na Romênia

Os alunos de graduação e mestrado devem estudar em romeno e, portanto, é preciso saber o idioma. Os estudantes de doutorado, contudo, podem optar por cursos em outras línguas.

Para os candidatos que gostariam de estudar na Romênia, mas não falam o idioma do país, o programa oferece um ano de curso de romeno antes do início dos estudos universitários. Quem apresentar um certificado de proficiência com nível mínimo B1 não precisa fazer o preparatório.

>>> Governo irlandês tem programa de bolsas para estudar na Irlanda

Como se candidatar às bolsas para estudar na Romênia

A partir deste ano, o processo de candidatura das bolsas de estudo na Romênia com bolsas do governo deve ser feito somente por meio da plataforma Study in Romania.

O prazo para aplicar se encerra no dia 16 de março. No entanto, é indicado que os candidatos confirmem o deadline com as autoridades diplomáticas locais — que podem ter datas diferentes.

Para se candidatar, é necessário enviar um formulário de inscrição e alguns documentos:

  • Cópia do diploma universitário solicitado para ingressar no nível pretendido (com tradução oficial em inglês, espanhol, francês ou romeno);
  • Cópia do histórico escolar (com tradução oficial em inglês, francês, espanhol ou romeno);
  • Cópia da certidão de nascimento ou equivalente (com tradução oficial em inglês, francês, espanhol ou romeno);
  • Cópia do passaporte (das 3 primeiras páginas com tradução oficial em inglês, francês, espanhol ou romeno);
  • Currículo em inglês ou francês (formato indicado no edital);
  • Carta de motivação em inglês (em inglês, francês, espanhol ou romeno, apenas para candidatos ao doutorado).

>>> Bolsas para estudar em Londres de graça

A divulgação do resultado da seleção com o nome dos bolsistas está prevista para ser divulgada em julho. O ano acadêmico na Romênia costuma iniciar em outubro. Contudo, cada universidade tem o seu próprio calendário.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Leia o edital do programa
Acesse o portal de candidatura

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais