bolsas para estudar na turquia governo

Governo dá bolsas para estudar na Turquia: graduação, mestrado e doutorado

O Türkiye Scholarships é um programa financiado pelo governo turco. Ele concede bolsas para estudar na Turquia a estudantes internacionais de todo o mundo. O objetivo é dar oportunidade para os selecionados estudarem nas universidades mais prestigiadas do país.

O legal é que o Türkiye Scholarships não inclui apenas o suporte financeiro, mas também garante a vaga na universidade em qualquer nível de estudo. As inscrições estão abertas, portanto, para interessados em graduação, mestrado, doutorado ou pesquisa na Turquia. Os candidatos selecionados serão alocados em uma das instituições de preferência que deverão indicar durante a candidatura.

O programa visa construir uma rede de futuros líderes comprometidos em fortalecer a cooperação entre os países e a compreensão mútua entre as sociedades.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

Requisitos do programa Türkiye Scholarships

São aceitos candidatos de todas as nacionalidades. Os interessados precisam ter o diploma necessário para o nível ao qual desejam aplicar antes de agosto de 2023.

Não são elegíveis candidatos com cidadania turca ou estudantes já registrados em universidades turcas no nível de estudos para o qual desejam aplicar. Também é preciso ter:

  • Desempenho acadêmico de: 70% para candidatos à graduação, 75% para candidatos a mestrado ou doutorado e 90% para candidatos a cursos da área da saúde.
  • Limites de idade: menos de 21 anos para graduação, menos de 30 para mestrado, menos de 35 para doutorado e menos de 45 para pesquisa.

>>> Quais editais não têm limite de idade

Türkiye Scholarships: preciso saber turco?

É importante notar que a maioria dos cursos das universidades turcas são ministrados em turco. No entanto, alguns departamentos e instituições de ensino oferecem também cursos em inglês ou outras línguas. Os candidatos desses cursos terão que comprovar conhecimento no idioma em questão.

Além disso, na maioria dos casos, esses cursos também exigem resultados em testes internacionais de admissão, como GRE, GMAT, SAT e outros. Para saber melhor é necessário confirmar na universidade onde você deseja estudar.

>> Como estudar para o GRE

Todos os selecionados que não possuírem certificado de nível C1 em turco terão que participar de um curso preparatório de um ano (valor incluído na bolsa) para obter o conhecimento até o final do seu curso acadêmico.

>> Melhores bolsas para intercâmbio

Como se candidatar às bolsas para estudar na Turquia

O prazo para a candidatura às bolsas para estudar na Turquia se encerra no dia 20 de fevereiro. No entanto, quem deseja realizar pesquisa no país pode solicitar o benefício em diferentes momentos do ano.

Para concorrer, é preciso preencher o formulário no site e anexar os documentos solicitados. São eles:

  • Passaporte válido;
  • Foto recente;
  • Histórico escolar ou acadêmico;
  • Diploma acadêmico;
  • Resultado de exame internacional (GRE, GMAT, DELF e outros – se for exigido pelo curso ou pela universidade);
  • Certificado de proficiência no idioma (se for exigência do curso ou da universidade);
  • Projeto de pesquisa e amostra de trabalho (para candidatos a doutorado).

>> Onde brasileiro estuda pagando pouco?

Como parte do processo de avaliação, a fim de facilitar e acelerar as fases posteriores à admissão, os interessados são fortemente aconselhados a apresentar a candidatura com um passaporte válido.

>> Programa Erasmus dá bolsas para mestrado na Europa

A seleção é composta por duas fases: análise dos documentos e da candidatura e entrevista. As entrevistas serão feitas por comitês que irão a mais de 100 países para verificar os documentos, a motivação, o conhecimento e os objetivos dos candidatos.

Bolsas para estudar na Turquia: graduação

Os candidatos a cursos de graduação na Turquia interessados no programa Türkiye Scholarships vão precisar passar por um teste quantitativo de 30 perguntas, abrangendo matemática, geometria e lógica. Essa prova será realizada para os candidatos de graduação antes das entrevistas.

Os testes serão realizados antes das entrevistas para avaliar os candidatos que se aplicam aos campos das ciências da saúde, ciências e engenharia, que recebem um maior número de inscrições em comparação com outras disciplinas. Também haverá testes para candidatos que se aplicam ao campo das ciências sociais, e os resultados serão avaliados em comparação com outros candidatos dentro do mesmo campo.

O teste incluirá perguntas que exigem explicações, fornecidas tanto em turco quanto em inglês, e perguntas que não necessitam de tradução. Como fontes em inglês são frequentemente usadas em cursos básicos de saúde, ciência e engenharia na Turquia, assim como em muitos outros países ao redor do mundo, espera-se que os candidatos desses campos demonstrem um nível suficiente de inglês para compreender e responder às perguntas do teste.

Apesar de o teste levar em consideração o currículo educacional do país, as perguntas foram desenvolvidas de acordo com o currículo turco. Os candidatos de graduação que vão estudar na Turquia devem estar familiarizados com o núcleo do currículo turco.

As entrevistas presenciais ocorrerão no mesmo dia do teste e serão realizadas em sessões da manhã e da tarde. Os candidatos serão informados sobre o horário do teste e da entrevista quando receberem seus convites para a entrevista.

Os candidatos terão 60 minutos para concluir o teste de 30 perguntas.

Sobre estudar na Turquia

Nos últimos anos, houve um aumento notável no número de estudantes internacionais matriculados em instituições de ensino superior na Turquia. De acordo com estatísticas do programa de bolsas para estudar na Turquia, o país abriga mais de 300 mil estudantes internacionais, sendo 15 mil deles beneficiados com bolsas de estudo. Com 208 universidades e mais de 6,9 milhões de estudantes universitários, a Turquia vem se tornando um destino educacional proeminente. Além disso, conta com 3.132 acadêmicos internacionais, enriquecendo a diversidade cultural nas instituições de ensino superior. Com um total de 40.091 programas de ensino superior, a Turquia demonstra seu compromisso em fornecer uma ampla variedade de opções acadêmicas.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre as bolsas
Entenda como se candidatar

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

7 comentários em “Governo dá bolsas para estudar na Turquia: graduação, mestrado e doutorado”

  1. Benvindo Orlando Suca

    Eu estou intereçado para bolsa DA Turquia para aumentar o grau de conhecimento e aprender a cultura de um lindo país Turco.

  2. Onde eu consigo ler essa informação de quê para cursar a graduação é necessário menos de 21 anos? Estou me candidatando e tenho 21 :’c

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais