Bolsas para estudar na Turquia: graduação, mestrado e doutorado

bolsas para estudar na turquia governo

O Türkiye Scholarships é um programa financiado pelo governo turco. Ele concede bolsas para estudar na Turquia a estudantes internacionais de todo o mundo. O objetivo é dar oportunidade para os selecionados estudarem nas universidades mais prestigiadas do país.

Bolsas na Turquia

O legal é que o Türkiye Scholarships não inclui apenas o suporte financeiro, mas também garante a vaga na universidade em qualquer nível de estudo. As inscrições estão abertas, portanto, para interessados em graduação, mestrado, doutorado ou pesquisa na Turquia. Os candidatos selecionados serão alocados em uma das 12 instituições de preferência que deverão indicar durante a candidatura.

Dentro do programa, uma parcela das bolsas para estudar na Turquia será destinada a candidatos que sejam do campo da História da Ciência, com foco especial na História Islâmica.

O programa visa construir uma rede de futuros líderes comprometidos em fortalecer a cooperação entre os países e a compreensão mútua entre as sociedades.

>>> Bolsas para pós-graduação no Reino Unido: mestrado e doutorado

Requisitos das bolsas para estudar na Turquia

São aceitos candidatos de todas as nacionalidades. Os interessados precisam ter o diploma necessário para o nível ao qual desejam aplicar antes de setembro de 2019.

Não são elegíveis candidatos com cidadania turca ou estudantes já registrados em universidades turcas no nível de estudos para o qual desejam aplicar. Também é preciso ter:

  • Desempenho acadêmico de: 70% para candidatos à graduação, 75% para candidatos a mestrado ou doutorado e 90% para candidatos a cursos da área da saúde.
  • Idade: menos de 21 anos para graduação, menos de 30 para mestrado e menos de 35 para doutorado.

>>> Quais editais não têm limite de idade

É importante notar que a maioria dos cursos das universidades turcas são ministrados em inglês. No entanto, alguns departamentos e instituições de ensino oferecem também cursos em inglês ou outras línguas. Os candidatos desses cursos terão que comprovar conhecimento no idioma em questão.

Além disso, na maioria dos casos, esses cursos também exigem resultados em testes internacionais de admissão, como GRE, GMAT, SAT e outros.

>>> Como estudar para o GRE

Todos os selecionados que não possuírem certificado de nível C1 em turco terão que participar de um curso preparatório de um ano para obter o conhecimento até o final do seu curso acadêmico.

Como se candidatar às bolsas para estudar na Turquia

O prazo para a candidatura às bolsas para estudar na Turquia se encerra no dia 20 de fevereiro. No entanto, quem deseja realizar pesquisa no país pode solicitar o benefício em qualquer momento do ano.

Para concorrer, é preciso preencher o formulário no site e anexar os documentos solicitados. São eles:

  • Passaporte válido;
  • Foto recente;
  • Histórico escolar ou acadêmico;
  • Diploma acadêmico;
  • Resultado de exame internacional (GRE, GMAT, DELF e outros – se for exigido pelo curso ou pela universidade);
  • Certificado de proficiência no idioma (se for exigência do curso ou da universidade);
  • Projeto de pesquisa e amostra de trabalho (para candidatos a doutorado).

>>> Onde brasileiro estuda pagando pouco?

Como parte do processo de avaliação, a fim de facilitar e acelerar as fases posteriores à admissão, os interessados são fortemente aconselhados a apresentar a candidatura com um passaporte válido.

A seleção é composta por duas fases: análise dos documentos e da candidatura e entrevista. As entrevistas serão feitas por comitês que irão a mais de 100 países para verificar os documentos, a motivação, o conhecimento e os objetivos dos candidatos.

Saiba tudo sobre as bolsas
Veja os requisitos
Entenda como se candidatar

Todas as bolsas abertas

Ah, toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Quem tiver dúvidas, pode entrar no grupo do Partiu Intercâmbio no Facebook e postar por lá que a gente responde. Já pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post.

Precisa de ajuda na candidatura?

Se você quer fazer pós-graduação no Exterior mas tá completamente perdido e precisa de ajuda, dá pra falar com o Partiu Intercâmbio. Sim, a gente presta consultoria ajudando quem quer fazer pós-graduação no Exterior com cartas de motivação e de recomendação, ajuda para preencher application, escolha das universidades, ajuda na busca por possíveis bolsas e tudo mais. Se você tiver interesse, é só colocar seus dados nesta planilha que a gente faz um orçamento sem compromisso.

COMENTÁRIOS

3 respostas para “Governo dá bolsas para estudar na Turquia: graduação, mestrado e doutorado”

  1. Amanda disse:

    Estou me escrevendo ainda vou fazer 21 anos. me interessei muito ,gostaria de ganhar a bolsa. 🙂

  2. Ro disse:

    Onde eu consigo ler essa informação de quê para cursar a graduação é necessário menos de 21 anos? Estou me candidatando e tenho 21 :’c

  3. obter uma vaga para estudar na turquia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.