IIASA dá bolsa para programa de verão para jovens cientistas na Áustria

Desde 1977, o Programa de Verão para Jovens Cientistas (YSSP) oferece oportunidade de bolsa para jovens pesquisadores. O breve doutorado sanduíche é oferecido para brasileiros em parceria com a Capes e contempla candidatos que estudam questões relacionadas a mudanças ambientais, econômicas e sociais.

Bolsas na Áustria

O programa do Instituto Internacional para Análise de Sistemas Aplicados (IIASA) é anual e tem duração de três meses, de junho a agosto. Os selecionados farão estágio em projetos de pesquisa da instituição na sede em Laxenburg, a cerca de 15 km de Viena, na Áustria.

>>> Bolsa para doutorado em Londres na área da neurociência

Sobre o programa de verão e a bolsa

A bolsa para o programa de verão para doutorandos inclui o valor das passagens aéreas, auxílio instalação, seguro saúde e subsídio mensal. Os bolsistas irão trabalhar sob supervisão direta de um cientista experiente do IIASA. O ambiente do instituto é internacional e interdisciplinar.

As investigações podem ser em diversos temas: qualidade do ar e gases de efeito estufa; análise avançada de sistemas; serviço e gerenciamento de ecossistemas; energia; evolução e ecologia; risco e resiliência; novas tecnologias; água; e população mundial. É recomendado que os doutorandos se informem bem e entrem em contato com representantes do projeto de interesse antes de se candidatar.

>>> Como fazer doutorado no Exterior

Requisitos da bolsa de doutorado sanduíche na Áustria

O YSSP é destinado a estudantes de doutorado que já tenham passado pela qualificação. O ideal é que eles estejam a dois da conclusão do curso. O estudante precisa de consentimento da universidade brasileira para aplicar.

Interessados de qualquer nação podem se candidatar ao programa de verão. No entanto, a prioridade é dada a cidadãos provenientes ou residentes de países membros do instituto (o Brasil é um deles). Um dos requisitos também é ter fluência em inglês para desempenhar de forma satisfatória as atividades de pesquisa.

>>>  5 programas de doutorado pleno no Exterior

Além disso, não poderá se candidatar quem já tiver recebido benefício financeiro público para a mesma modalidade de bolsa – doutorado sanduíche.

Como se candidatar para curso de verão do IIASA

É possível se candidatar para as bolsas do programa de verão até o dia 14 de janeiro. Os candidatos brasileiros devem se inscrever na bolsa para o programa de verão através da CAPES e também do IIASA. Só serão considerados aqueles que aplicarem nos dois sites.

A candidatura requer o preenchimento de um formulário online com dados pessoais e informações sobre o seus interesses de pesquisa. Também é necessário falar sobre a experiência e a motivação para participar, além de dar o nome de duas referências.

>>>  Mentoria para fazer doutorado nos EUA 

O resultado da seleção para o programa de verão na Áustria será divulgado em março. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através do e-mail [email protected].

Saiba mais sobre a bolsa
Acesse o site do programa
Candidate-se no site da CAPES
Aplique no site do IIASA

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais