SARENA: mestrado Erasmus em energia nuclear na Europa




mestrado em energia nuclear erasmus sarena

SARENA/Divulgação

O SARENA é um mestrado em energia nuclear, focado em aplicações nucleares seguras e confiáveis (MSc in SAfe and REliable Nuclear Applications) com possibilidade de bolsa Erasmus Mundus e de estudar em diferentes países europeus.

Todas bolsas Erasmus

O curso tem o objetivo de desenvolver competências científicas, técnicas e de gestão que permitam aos engenheiros trabalhar em todos os domínios relacionados à energia nuclear e suas aplicações.

>>> Melhores bolsas de estudo de 2022

 

Como funciona o esquema de mobilidade do SARENA

Entre as universidade que fazem parte do consórcio do mestrado em energia nuclear estão:

  • IMT Atlantique – França;
  • Universidade Politécnica de Madri (UPM) – Espanha;
  • Universidade Politécnica de Lappeenranta (LUT University) – Finlândia;
  • Universidade de Liubliana (UL) – Eslovênia.

O SARENA tem duração de dois anos e oferece dois diferentes percursos de especialização e mobilidade:

  1. Gerenciamento e desativação de resíduos radioativos;
  2. Operação e segurança de reatores nucleares.

O 1º semestre é igual para todos os alunos com aulas na IMT Atlantique. No 2º, quem optar pelo percurso 1 estuda na UPM e quem optar pelo 2 estuda na LUT. Já no 3º, os alunos do 1 estudam novamente na IMT Atlantique e os do 2 estudam na UL. O 4º semestre é dedicado à dissertação e os estudantes fazem um estágio em uma empresa ou instituição.

>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

 

Sobre as bolsas Erasmus para o mestrado em energia nuclear

O programa oferece anualmente 15 bolsas Erasmus Mundus, que cobrem os custos de participação (18 mil para não europeus), além de incluir subsídio mensal (1 mil euros) e auxílio para viagens e instalação (máx. 7 mil euros).

>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

 

Requisitos para se candidatar ao SAREMA

O mestrado em energia nuclear é voltado para alunos com graduação em engenharia, física, química, ciências ambientais ou outras ciências afins. Para se candidatar, também é necessário ter proficiência em inglês comprovada por um dos testes aceitos (TOEFL, IELTS, Cambridge Certificate of Proficiency in English, TOEIC).

Tanto na seleção do SARENA quanto das bolsas, serão considerados critérios como excelência acadêmica (30%), experiência acadêmica e profissional (20%), objetivos profissionais e projeto profissional (15%), motivação para experiência intercultural e interesse na Europa (10%), conhecimento de idiomas (15%) e cartas de recomendação (10%).

> Bolsistas Erasmus Mundus contam da burocracia e documentação

 

Candidatura ao mestrado em energia nuclear com bolsa

Quem deseja se inscrever para fazer o curso com bolsa deve enviar a candidatura até o dia 6 de março através do site. Entre os documentos solicitados, estão:

  • Formulário de inscrição;
  • Currículo (em inglês e no formato Europass);
  • Histórico acadêmico;
  • Diploma;
  • Duas cartas de recomendação (pelo menos uma acadêmica);
  • Carta de motivação (em inglês e com 1 página);
  • Certificado de proficiência;
  • Cópia do passaporte;
  • Foto recente (formato passaporte).

Os documentos da universidade devem estar acompanhados de tradução em inglês feita pela universidade ou instituição oficial. Se você se interessou pelo programa e precisa de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio, confira o que nossos mentorados falam sobre o programa de auxílio e não deixe de ler os depoimentos de nossas mentoradas bolsistas do Erasmus.

> O que bolsistas brasileiros falam do programa Erasmus

 

Economize no pagamento da taxa de mestrados Erasmus

Brasileiros com cidadania Europeia podem fazer os cursos Erasmus pagando taxas muito menores. Aconselhamos usar  o cartão multimoedas do Wise ou Remessa Online (com o código partiuintercambio) com nossos parceiros você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou valores de cursos no Exterior com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba mais sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Inscreva-se agora

Todas as bolsas abertas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

COMENTÁRIOS

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

livros amazon paratiu intercambio