mestrado em energia nuclear erasmus sarena

SARENA: mestrado Erasmus em energia nuclear em diferentes países europeus

O SARENA é um mestrado em energia nuclear, focado em aplicações nucleares seguras e confiáveis (MSc in SAfe and REliable Nuclear Applications) com possibilidade de bolsa Erasmus Mundus e de estudar em diferentes países europeus.

O curso tem o objetivo de desenvolver competências científicas, técnicas e de gestão que permitam aos engenheiros trabalhar em todos os domínios relacionados à energia nuclear e suas aplicações.

>>> Melhores bolsas de estudo de 2024

Como funciona o esquema de mobilidade do SARENA

Entre as universidade que fazem parte do consórcio do mestrado em energia nuclear estão:

  • IMT Atlantique – França;
  • Universidade Politécnica de Madri (UPM) – Espanha;
  • Universidade Politécnica de Lappeenranta (LUT University) – Finlândia;
  • Universidade de Liubliana (UL) – Eslovênia.

O SARENA tem duração de dois anos e oferece dois diferentes percursos de especialização e mobilidade:

  1. Gerenciamento e desativação de resíduos radioativos;
  2. Operação e segurança de reatores nucleares.

O 1º semestre é igual para todos os alunos com aulas na IMT Atlantique. No 2º, quem optar pelo percurso 1 estuda na UPM e quem optar pelo 2 estuda na LUT. Já no 3º, os alunos do 1 estudam novamente na IMT Atlantique e os do 2 estudam na UL. O 4º semestre é dedicado à dissertação e os estudantes fazem um estágio em uma empresa ou instituição.

>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

Sobre as bolsas Erasmus para o mestrado em energia nuclear

O programa oferece anualmente 15 bolsas Erasmus Mundus, que cobrem os custos de participação (18 mil para não europeus), além de incluir subsídio mensal (1 mil euros) e auxílio para viagens e instalação (máx. 7 mil euros).

>> Como validar diploma de mestrado do Exterior no Brasil

Requisitos para se candidatar ao SAREMA

O mestrado em energia nuclear é voltado para alunos com graduação em engenharia, física, química, ciências ambientais ou outras ciências afins. Para se candidatar, também é necessário ter proficiência em inglês comprovada por um dos testes aceitos (TOEFL, IELTS, Cambridge Certificate of Proficiency in English, TOEIC).

Tanto na seleção do SARENA quanto das bolsas, serão considerados critérios como excelência acadêmica (30%), experiência acadêmica e profissional (20%), objetivos profissionais e projeto profissional (15%), motivação para experiência intercultural e interesse na Europa (10%), conhecimento de idiomas (15%) e cartas de recomendação (10%).

> Bolsistas Erasmus Mundus contam da burocracia e documentação

Candidatura ao mestrado em energia nuclear com bolsa

Quem deseja se inscrever para fazer o curso com bolsa deve enviar a candidatura até o dia 10 de março através do site. Entre os documentos solicitados, estão:

  • Formulário de inscrição;
  • Currículo (em inglês e no formato Europass);
  • Histórico acadêmico;
  • Diploma;
  • Duas cartas de recomendação (pelo menos uma acadêmica);
  • Carta de motivação (em inglês e com 1 página);
  • Certificado de proficiência;
  • Cópia do passaporte;
  • Foto recente (formato passaporte).

Os documentos da universidade devem estar acompanhados de tradução em inglês feita pela universidade ou instituição oficial. Se você se interessou pelo programa e precisa de ajuda na candidatura, veja mais sobre a mentoria do Partiu Intercâmbio, confira o que nossos mentorados falam sobre o programa de auxílio e não deixe de ler os depoimentos de nossas mentoradas bolsistas do Erasmus.

> O que bolsistas brasileiros falam do programa Erasmus

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Inscreva-se agora

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais