mestrado em ciências florestais meio ambiente epos alemanha

Bolsa EPOS para mestrado em ciências florestais na Alemanha

Inscrições até 31/10/2023

O Master Programme Forest and Ecosystem Sciences – Tropical and International Forestry (FES) é um mestrado em ciências florestais da Universidade de Göttingen, na Alemanha. O curso é contemplado pelo EPOS, programa do DAAD que dá bolsas para estudantes brasileiros.

Bolsas na Alemanha

A Faculdade de Ciências Florestais e Ecologia Florestal lançou o curso no ano letivo de 2021/2022.

Os candidatos podem escolher um entre três campos de estudo, sendo que o terceiro (TIF) é contemplado pelos bolsas para não europeus.

O objetivo do mestrado em ciências florestais é preparar o aluno para uma carreira internacional em gestão de florestas e ecossistemas, assim como nas áreas de proteção e conservação ambiental. Além das disciplinas obrigatórias, os estudantes poderão participar de estágios e experiências internacionais. A língua oficial das aulas é o inglês.

>> Curso de alemão online gratuito

Como são as bolsas na Universidade de Gottingen do DAAD

As bolsas EPOS do DAAD contemplam cursos de diversas áreas relacionados ao desenvolvimento sustentável. Os selecionados recebem um auxílio de 934 euros mensais durante os dois anos de estudos.

O EPOS cobre, ainda, um curso intensivo de alemão de dois meses antes do início do mestrado. Também estão incluídos na bolsa, seguro saúde, taxas universitárias e despesas com passagens aéreas.

>>> Confira outras bolsas na área ambiental

Requisitos para o mestrado em ciências florestais com bolsa

Para se candidatar ao curso da Universidade de Göttingen, é preciso ter concluído a graduação em um tema relacionado, nos últimos seis anos (não antes disso).

É necessário demonstrar que cursou disciplinas no âmbito das ciências florestais ou ambientais, gestão de recursos ou ecossistemas, ciências da vida ou ciência da computação aplicada. O comitê de seleção será responsável por definir se os estudos preliminares do candidato são relevantes para o mestrado em ciências florestais.

Os brasileiros e os outros interessados provenientes de países que não têm o inglês como língua oficial precisam comprovar conhecimento do idioma. Para concorrer à bolsa, é preciso ter IELTS (Band 6) ou TOEFL (mínimo 81).

O programa EPOS financia candidatos que tenham pelo menos dois anos de experiência profissional na área do curso de interesse.

>>> Estudar na Alemanha é barato só você que não sabe

Candidatura ao mestrado em ciências florestais na Alemanha

O período de candidatura para interessados em fazer o mestrado em ciências florestais com bolsa do DAAD EPOS vai de 1º de setembro a 31 de outubro.

A inscrição é online também para quem aplicar para a bolsa. O candidato deverá anexar os seguintes documentos:

  • Diploma de graduação com nota média final do curso (com tradução juramentada em inglês ou alemão);
  • Histórico acadêmico e documento que explique o sistema de pontuação da universidade (com tradução juramentada em inglês ou alemão)
  • Currículo (no formato europass, com assinatura e data em todas as páginas);
  • Certificado de proficiência em inglês;
  • Carta de motivação (máximo duas páginas, com assinatura e data em todas as páginas);
  • Formulário de inscrição;
  • Formulário do DAAD;
  • Fotografia recente;
  • Carta de recomendação profissional (do atual empregador);
  • Carta de recomendação acadêmica (de um professor universitário);
  • Comprovação de experiência de trabalho.

Existem várias orientações específicas sobre a documentação da bolsa no site da instituição. Para não ter erro, é importante que você leia com atenção.

Os pré-selecionados serão contatados para uma entrevista por telefone ou Skype.

>>> Mestrado na Europa com bolsa: melhores oportunidades

Quanto custa estudar na Universidade de Göttingen

A bolsa do DAAD é somente para quem tem, pelo menos, dois anos de experiência profissional depois de formado. No entanto, quem não tem experiência, mas quer se candidatar, pode fazer curso o sem bolsa. O mestrado em ciências florestais da Universidade de Göttingen cobra apenas taxas normais da Alemanha, neste caso de 350,48 euros por semestre. Veja como achar outros cursos de mestrado na Alemanha em inglês que não cobram tuition.

>>> Green card alemão: como tirar

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre o curso
Veja como se candidatar

Veja todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais