FLTA: o programa da Fulbright para dar aula de português nos EUA
Atenção, pessoal formado em letras: estão abertas novamente as inscrições para a bolsa para dar aula de português nos EUA da Comissão Fulbright Brasil. A oportunidade é para brasileiros com licenciatura ou bacharelado em língua portuguesa e/ou inglesa que queiram passar até nove meses dando aula de português nos Estados Unidos com bolsa de estudos. Neste ano, serão até 10 bolsas para professores assistentes de língua portuguesa nos Estados Unidos no FLTA 2024 da Fulbright (Foreign Language Teaching Assistance).
O objetivo do programa de bolsa para dar aula de português nos Estados Unidos é incrementar o ensino de português em universidades dos EUA e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. Além disso, os FLTAs frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse. As inscrições vão até 28 de julho de 2024.
>>> Dicas de bolsista do programa FLTA para ir bem na seleção
Para poder se inscrever na bolsa FLTA é necessário:
- Possuir nacionalidade brasileira, não cumulada com nacionalidade norte-americana;
- Possuir bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou língua inglesa, com conclusão do curso após 31 de dezembro de 2019;
- Ter proficiência em inglês comprovada (veja as provas aceitas abaixo);
- Estar residindo no Brasil no momento da candidatura e durante todo processo seletivo;
- Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras para o mesmo objetivo.
Como são as bolsas para dar aula de português nos EUA
As bolsas para dar aula de português nos EUA terão duração de nove meses e cobrem:
- Bolsa-auxílio mensal;
- Ajuda de custo para instalação nos EUA;
- Auxílio para compras de livros;
- Seguro-saúde;
- Passagem aérea de ida e volta;
- Seminário de orientação pré-partida e na chegada aos EUA;
- Taxa do visto J-1.
As inscrições devem ser feitas no site da Fulbright. Também é necessário enviar um vídeo de 30s em inglês, respondendo: por que você quer ser uma FLTA?
>>> Melhores bolsas para estudar fora em 2024
A documentação que você deve mandar para fazer sua inscrição para o programa da Fulbright para dar aulas de português nos Estados Unidos é a seguinte:
- Cópia do passaporte ou outro documento como RG ou CNH;
- Resultado da prova de proficiência;
- Currículo (em inglês);
- Histórico e diploma (em português);
- Três cartas de recomendação (em inglês);
- Personal Statement.
>>> Como encontrar uma bolsa para estudar nos Estados Unidos
Provas aceitas para bolsa para dar aula de português nos EUA
A Bolsa FLTA da Fulbright exige que os inscritos enviem prova de proficiência comprovando que possuem o nível de inglês necessário para dar aulas nos Estados Unidos. Desde 2021, por conta do coronavírus e da dificuldade de muitos candidatos realizarem os testes de proficiência de inglês, estão sendo aceitos todos os testes abaixo, desde que realizados a partir de julho de 2023.
- TOEFL iBT (em centros de teste ou versão feita em casa) com nota mínima 81 pontos;
- IELTS (International English Language Test System) com nota mínima de 6,5 pontos;
- Duolingo com nota mínima de 110.
>> Mentoria do Partiu Intercâmbio
Dúvidas podem ser enviadas para o email: [email protected]. Caso você tenha dúvidas sobre o programa, recomendamos ler as colunas do João, FLTA 2019/2020 na Towson University aqui no Partiu Intercâmbio. Além disso, no canal no YouTube vocês podem conferir uma playlist completa com tudo sobre o programa FLTA da Fulbright, tem dicas de bolsistas, relatos da experiência nos EUA e muito mais.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Saba mais sobre o programa
Acesse o edital do FLTA
Veja as instruções para a candidatura
Inscreva-se
Veja depoimentos de bolsistas selecionados
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail.
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
4 comentários em “FLTA: o programa da Fulbright para dar aula de português nos EUA”
Obrigada!
Formei em Letras (Português/Inglês) em 2010 e terminei o mestrado em Letras em 2018. Será que existe a possibilidade de participar?
O edital exige que a formatura (da graduação) não tenha sido antes de 2014. Então, não tem como, não. Esse é um programa pra recém formados.
Boa noite
Gostaria de fazer minha inscrição no programa para dar aula de português nos EUA
Não consegui localizar o link para a realizar a inscrição
Gostaria de ter mais algumas informações a respeito do programa como valor da bolsa, início das aulas nos EUA entre outras
Fico no aguardo de um retorno por parte de V.Sas
Atenciosamente
Alberto Corsatto Neto