curso de verao da onu

Quer estudar na ONU? Inscreva-se para curso gratuito na Suíça

O sonho de muita gente  é trabalhar na ONU (Organização das Nações Unidas) e se isso é seu objetivo, esse curso gratuito na Suíça oferecido pela ONU pode ser uma boa maneira de chegar mais perto deste objetivo.

Para ajudar jovens com esse propósito, a ONU oferece diversos cursos curtos online e presenciais. O Programa de Estudos de Pós-Graduação do Serviço de Informação das Nações Unidas (63rd Graduate Study Programme – GSP) por exemplo, é um deles. O GSP ocorre em Genebra, na Suíça está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro.

O tema do GSP deste ano é “Summit of the Future: Challenges and Opportunities“. Na descrição eles informam que o  programa é uma oportunidade de participar de conhecer melhor a ONU “através da observação em primeira mão e de estudos temáticos”. Mas na verdade o que isso significa?

O programa é um curso de curta duração (de 30 de junho a 11 de julho) e, para participar, você precisa já estar matriculado em uma pós-graduação. Então, acaba sendo uma ótima oportunidade especialmente para quem já está estudando na Europa, por exemplo.

>> Como fazer uma carta de motivação

Como é o curso da ONU GSP 2025

No GSP 2025, o programa consistirá em palestras matinais ministradas por representantes das Nações Unidas, de outras organizações internacionais, do setor civil e diplomatas, visitas a instituições e trabalho em projetos em grupo durante as tardes.

Os estudantes, divididos em cinco grupos de trabalho, analisarão os cinco capítulos do Pacto para o Futuro e apresentarão suas descobertas em documentos e apresentações curtas no final do programa. Esse processo de pesquisa e elaboração será liderado e de propriedade dos estudantes, com suporte de facilitadores.

>> Como trabalhar na ONU

O resultado da do Summit será um Pacto para o Futuro negociado intergovernamentalmente e orientado para a ação, compreendendo um cabeçalho e cinco capítulos abrangendo:

  • 1) desenvolvimento sustentável e financiamento para o desenvolvimento;
  • 2) paz e segurança internacionais;
  • 3) ciência, tecnologia, inovação e cooperação digital;
  • 4) juventude e futuras gerações; e
  • 5) transformação da governança global.

Requisitos para participar do curso gratuito na Suíça da ONU

Para poder participar, além de estar matriculado em uma pós-graduação, os candidatos precisam ter entre 22 e 32 anos, conhecimentos em inglês e saber um pouco de francês é desejável uma carta de recomendação da universidade ou autoridade governamental. O formulário de candidatura deve ser preenchido online. Os selecionados devem ser contatados em abril.

A ONU deixa bem claro que não vai arcar com nenhuma das despesas dos selecionados e que os candidatos devem pedir ajuda financeira para suas universidades de origem.

>> Como fazer estágio no Mercosul

Como funciona o curso gratuito na Suíça da ONU

Os selecionados para o curso gratuito da ONU vão formam grupos de trabalho para estudar as questões relacionadas compreensão dos princípios, propósitos e atividades das Nações Unidas, suas agências relacionadas e Internacional de Genebra como um todo.

Aos participantes são fornecidos documentos selecionados e publicações sobre o tema em discussão. O programa é realizado em inglês e francês, sem tradução. A seleção vai ser feita com base na experiência acadêmica e motivação dos candidatos.

>> O que é summer job e como conseguir

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.

Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Leia o edital do programa e inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Stephanie Evaldt

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais