Bolsa Erasmus para mestrado em educação, migração e diversidade (EDU_MIG)
Quer estudar Educação, Migração e Diversidade na Europa com tudo pago? O programa Erasmus Mundus em Education, Migration, and Diversity, (EDU_MIG) é uma iniciativa interdisciplinar financiada pela União Europeia, com início previsto para 2025, e combina pesquisas acadêmicas com práticas profissionais e abrange disciplinas como Ciências da Educação, Estudos de Migração, Estudos Religiosos e Culturais, e Linguística Aplicada. O EDU_MIG oferece bolsas de estudos integrais e recebe inscrições até 15 de fevereiro.
O programa é desenvolvido em parceria com três universidades europeias: a Universidade de Educação de Schwäbisch Gmünd (Alemanha), a Universidade de Gävle (Suécia) e a Universidade da Calábria (Itália). Os estudantes que concluem o programa recebem múltiplos diplomas de mestrado dessas instituições, com uma certificação europeia conjunta em desenvolvimento.
>>> Melhores programas para estudar na Europa de graça
O mestrado em Educação, Migração e Diversidade na Europa
O mestrado tem como foco áreas rurais, urbanas e descentralizadas que, muitas vezes, são negligenciadas, mas que há décadas vivenciam fluxos migratórios e de emigração. Ao estudar e experienciar a migração e a educação em diferentes regiões, os alunos desenvolvem uma compreensão ampla e diversificada sobre os impactos da migração e da diversidade educacional em contextos fora dos grandes centros metropolitanos. Essa vivência proporciona uma perspectiva mais rica e sensível às realidades locais, preparando os estudantes para atuar de forma crítica e eficaz em ambientes multiculturais e em constante transformação.
O Erasmus EDU_MIG possui uma duração de dois anos, com um percurso de mobilidade que oferece uma experiência internacional diversa. Os estudantes iniciam seus estudos na Alemanha, depois seguem para a Suécia e, no terceiro semestre, podem escolher entre cinco países para realizar estágios e especialização acadêmica: Benin, Alemanha, Itália, Suécia e Turquia.
Essa abordagem permite que os participantes tenham uma visão ampla e diferenciada sobre educação e migração em regiões rurais e urbanas, longe dos grandes centros metropolitanos. O programa abrange uma variedade de disciplinas e atividades acadêmicas, incluindo:
- Migração, Integração e Interculturalismo
- Multilinguismo
- Didática da Religião e Cultura
- Estágios em Organizações e Instituições Internacionais
- Pesquisa e Práticas Educacionais
Os estágios são uma parte essencial do curso, proporcionando aos estudantes experiência profissional em diferentes contextos culturais e sociais na Europa, África Ocidental e Turquia.
O que fazer depois do mestrado Erasmus Mundus em Educação, Migração e Diversidade?
Os graduados do tornam-se profissionais altamente qualificados para atuar em diversas áreas, como:
- Educadores em instituições formais e não-formais
- Mediadores em ONGs ou órgãos públicos
- Consultores e formuladores de políticas públicas
- Gestores de diversidade em empresas
- Pesquisadores e representantes de diversidade em universidades e instituições de pesquisa
As bolsas de estudos Erasmus EDU_MIG
O programa oferece bolsas integrais financiadas pela União Europeia por meio do Erasmus Mundus. Todos os anos, cerca de 10 bolsas são destinadas a candidatos não europeus e 7 a estudantes da União Europeia. Além disso, há vagas para estudantes pagantes.
- 1.400 € por mês durante 24 meses
- Cobertura de seguro-saúde
- Isenção de taxas de matrícula
Para fazer o curso de mestrado em Educação, Migração e Diversidade na Europa como pagante, o curso tem custo de 1500 euros por semestre. Todos alunos, inclusive os pagantes, recebem seguro-saúde do programa.
Quem pode concorrer às bolsas Erasmus em educação, migração e diversidade?
O mestrado Erasmus Mundus em Educação, Migração e Diversidade (EDU_MIG) é voltado para candidatos com formação acadêmica nas áreas de Ciências Sociais, História, Estudos Culturais, Ciências da Educação, Linguística Aplicada ou cursos relacionados. Graduados em licenciaturas e programas de formação de professores também são elegíveis.
Os candidatos devem possuir diploma de bacharel ou licenciatura, com um desempenho acadêmico mínimo (nota C+ ou equivalente) comprovado por meio de certificados. O Erasmus Mundus EDU_MIG valoriza o multilinguismo, considerando a habilidade de falar vários idiomas um diferencial importante na seleção dos candidatos. Além disso, é dada preferência a candidatos que possuam experiência profissional relevante na área de educação, migração ou diversidade, adquirida por meio de empregos, estágios ou trabalhos voluntários.
Importante ressaltar que para este programa Erasmus Mundus, o diploma de graduação deve ter sido obtido nos últimos cinco anos; candidatos com diplomas mais antigos devem explicar, na carta de motivação, as razões que os levam a retomar os estudos. Para aqueles que já possuem um mestrado, é necessário apresentar uma justificativa convincente sobre o interesse em cursar um novo programa de pós-graduação na área.
Como candidatar ao mestrado Erasmus Mundus em educação e migração
A candidatura ao mestrado Erasmus Mundus em educação, migração e diversidade envolve um processo seletivo em duas etapas:
- Candidatura online: Envio de documentos acadêmicos e profissionais.
- Entrevista Online: Realizada com candidatos pré-selecionados.
A avaliação é feita por um comitê formado por representantes das três universidades parceiras. O comitê utiliza critérios objetivos e transparentes, seguindo as regras do programa Erasmus Mundus.
Os candidatos devem apresentar:
- Diploma de graduação (ou equivalente)
- Certificado de ensino médio
- Carta de motivação
- Duas cartas de recomendação acadêmicas ou profissionais
- Prova de proficiência em inglês no nível C1. São aceitas provas como IELTS (7.0) ou TOEFL iBT (95)
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Whatsapp ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.