emildai mestrado em direito e inteligencia artificial

EMILDAI: bolsa para Mestrado Europeu em Direito, dados e inteligência artificial

O European Master in Law, Data and Artificial Intelligence (EMILDAI) é um curso desenvolvido como resposta aos desafios legais, técnicos e éticos da digitalização e da inteligência artificial. Ele é organizado por um consórcio de quatro universidades e, além de estudar em diferentes países, existe possibilidade de bolsa Erasmus.

O mestrado tem o objetivo de formar líderes para atuar em empresas e órgãos públicos que necessitam de especialistas que processem dados de forma legal, ética e segura, principalmente no contexto do uso de sistemas de Inteligência Artificial (IA).

Os profissionais formados pelo curso terão aptidão técnica e jurídica com experiência em proteção de dados, governança de dados, segurança cibernética e direito e ética na inteligência artificial.

>> Saiba tudo sobre a burocracia da candidatura ao Erasmus

Como funciona o EMILDAI

Para tanto, o EMILDAI é dividido em duas vertentes de estudo – Direito e Computação – e oferece a possibilidade de duas áreas de especialização – Governança de Dados e Segurança Cibernética.

A duração do curso é de dois anos, e ele inclui até três períodos de mobilidade, estágios, cursos de idiomas, summer schools e oportunidades de networking.

Abaixo listamos as universidades que fazem parte do consórcio, explicando como funciona o esquema de mobilidade.

  • Dublin City University (Irlanda) – 1º e 2º semestre para todos os estudantes;
  • Avignon Université (França) – opção para o 3º semestre;
  • Universidade de León (Espanha) – opção para o 3º semestre;
  • Universidade de Pisa (Itália) – 4º semestre.

>> Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

As bolsas do mestrado em direito e inteligência artificial

Como mencionamos, o EMILDAI é financiado pelo Erasmus Mundus e, por isso, oferece bolsas que incluem as taxas de matrícula e um subsídio mensal de 1.400 euros durante os 24 meses do curso.

No ano acadêmico de 2022/2023, serão oferecidas 17 bolsas integrais e quatro bolsas parciais de isenção de matrícula. Além disso, todos os estudantes do curso se beneficiam de um seguro de saúde e acidentes durante o programa.

Para aplicar para a bolsa, é preciso enviar a candidatura durante a primeira rodada de inscrições. Os bolsistas serão selecionados com base no mérito acadêmico, na experiência profissional e na carta motivação. Também serão considerados critérios geográficos e de gênero.

>>> Melhores bolsas de mestrado na Europa

Outras bolsas para o EMILDAI

O programa Erasmus em Direito, Inteligência Artificial e dados também oferece outras opções de bolsas de estudo além das bolsas integrais o programa Erasmus Mundos. Assim, se você não receber uma bolsa de estudos, o curso pode oferecer a você Isenção Total ou Parcial da Taxa (tuition fees).

  • A Isenção Total da Taxa cobre os custos das taxas de matrícula do seu primeiro e segundo ano de estudos.
  • A Isenção Parcial da Taxa cobre os custos das taxas de matrícula do segundo ano de estudos. Nesse caso, você deverá pagar um depósito de €1000 para garantir sua vaga e, posteriormente, pagar as taxas de matrícula normais para o primeiro ano do programa. No entanto, você estará isento de pagar as taxas de matrícula no segundo ano do programa.

Todos os nossos alunos, independentemente do status da bolsa, terão direito a um seguro de saúde e acidentes abrangente que cobre todo o período do programa, e isso também pode ser estendido a membros da família (neste caso, custos adicionais serão pagos pelo aluno).

Como se candidatar ao Erasmus EMILDAI

Os candidatos que desejam cursar o EMILDAI devem atender aos requisitos de ingresso:

  • Ter um diploma de graduação relevante (em ciência da computação e áreas relacionadas ou direito e áreas afins);
  • Saber pelo menos dois idiomas: inglês e francês ou inglês e espanhol.

Estudantes com formação em outra disciplina e experiência significativa em uma das duas áreas também podem ser considerados.

Todos os interessados devem ter proficiência em inglês e também demonstrar conhecimento em francês ou espanhol.

O prazo da primeira rodada de inscrições encerra no dia 19 de janeiro. A candidatura é online e é preciso enviar a documentação solicitada:

  • Cópia do diploma e do histórico acadêmico (com tradução certificada);
  • Proficiência em inglês e no outro idioma;
  • Carta de motivação (500 a 750 palavras);
  • Currículo;
  • Duas cartas de referência.

De acordo com o cronograma do EMILDAI, os candidatos selecionados serão contatados em meados de maio.

Se você se interessou pelo programa confira os depoimentos de nossas mentoradas bolsistas do Erasmus. Outra boa recomendação é ler esse texto de outras duas bolsistas do Erasmus falando da parte burocrática do programa e de uma brasileira que fez mestrado na Itália, na Universidade de Bolonha, para saber melhor como é viver e estudar por lá.

>> Visto para trabalhar na Alemanha

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais detalhes sobre o curso
Veja informações sobre as bolsas
Confira como se candidatar

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais