doutorado sanduíche na Áustria Capes IIASA

Doutorado sanduíche na Áustria com bolsa da Capes e do IIASA

doutorado sanduíche na Áustria Capes IIASA
Divulgação/IIASA

A Capes está selecionando até quatro bolsistas para fazer doutorado sanduíche na Áustria no Instituto Internacional para Análise de Sistemas Aplicados (IIASA). O edital fica aberto até o dia 10 de janeiro, então corre lá!

Bolsas na Áustria

As áreas de estudo contempladas pelo Programa de Verão para Jovens Cientistas CAPES/IIASA são: ciência e tecnologia, agricultura, meio ambiente, energia, recursos naturais e análise de sistemas.

O seu objetivo é fomentar a formação de líderes, fortalecer essas áreas de conhecimento e estimular a cooperação. Além disso, o programa também visa ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a centros de pesquisa internacionais e dar maior visibilidade à pesquisa do país.

>>> Universidade de York dá bolsas para doutorado na Inglaterra

Como é a bolsa da Capes e do IIASA

O centro de pesquisa realiza estudos sobre as questões críticas das mudanças ambientais, econômicas, tecnológicas e sociais do século XXI. A bolsa tem duração de 3 meses e o programa acontece de junho a agosto de cada ano.

Os selecionados para o doutorado sanduíche na Áustria irão receber até R$ 33.625 anuais. O valor serve para cobrir subsídio mensal, passagens, auxílio instalação e seguro saúde.

>>> Veja todas as bolsas de doutorado

O benefício é oferecido a jovens cientistas que pretendem desenvolver sua pesquisa sob supervisão de experientes pesquisadores do Instituto Internacional para Análise de Sistemas Aplicados (IIASA).

Requisitos para o doutorado sanduíche na Áustria

Para se candidatar ao doutorado sanduíche na Áustria, é preciso ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil. Além disso, os candidatos devem residir no Brasil no momento da inscrição ou comprovar vínculo com o país caso estejam temporariamente no exterior.

>>> Parceria entre Capes e DAAD vai dar bolsas de doutorado na Alemanha

Ter fluência em inglês é um dos requisitos do Programa de Verão para Jovens Cientistas CAPES/IIASA. Também exige-se que o estudante esteja regularmente matriculado em um curso de doutorado reconhecido com nota igual ou superior a 3. Serão considerados apenas alunos que já tenham sido aprovados na qualificação.

O candidato não pode já possuir título igual ou superior na mesma modalidade da bolsa pretendida. Também não é permitido ter recebido subsídio de agência pública federal para a mesma modalidade de bolsa. Acumular benefício financeiro durante o período da bolsa desclassifica o candidato.

>>> Como fazer doutorado no Exterior

Como se candidatar ao programa

A candidatura ao Programa de Verão para Jovens Cientistas deve ser feita simultaneamente no Brasil e na Áustria. Nos dois casos, o cadidato deverá submeter a application online através dos sites da Capes e do IISA, respectivamente.

>>> Programa voltado a brasileiros dá bolsas para estudar na Dinamarca

Os interessados terão de apresentar uma proposta de pesquisa que se adeque aos temas pesquisados no IISA. Além disso, para concorrer à bolsa para doutorado sanduíche na Áustria, deverão enviar em formato PDF:

  • Cópia de documento com foto (contendo RG e CPF);
  • Comprovante de residência recente;
  • Currículo Lattes atualizado em português;
  • Identificador ORCID (Open Researcher and Contributor ID) válido;
  • Histórico acadêmico do mestrado e do doutorado em português;
  • Certificado de inglês (TOEFL, IELTS, CAE ou FCE);
  • Comprovante de aprovação na qualificação;
  • Carta do orientador brasileiro;
  • Plano de estudos/projeto de pesquisa em português ou inglês (até 15 pág.);
  • Cartas de recomendação (opcional).

O resultado da seleção para o doutorado sanduíche na Áustria será divulgado até 10 de março. O início da bolsa será em junho de 2020.

Leia o edital do programa
Acesse o site da Capes
Acesse o site do IIASA

Ver todas as bolsas 

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais