daad bolsa de doutorado sanduiche na alemanha partiu intercambio

DAAD dá bolsas para doutorado sanduíche na Alemanha em parceria com a Capes

A CAPES e o DAAD estão com chamada aberta para o Programa Conjunto de Bolsas pra doutorado sanduíche na Alemanha. O objetivo da parceria é oferecer financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para viabilizar doutorado sanduíche na Alemanha. A primeira chamada se encerra em 31 de outubro de 2023.  O programa é voltado a docentes e pesquisadores de alto nível e visa consolidar a cooperação científica entre os dois países.

Bolsas na Alemanha

Serão concedidas bolsas de dois a seis meses para estudantes de doutorado (sem interrupção da vigência da bolsa da Capes). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

>>> 5 bolsas para doutorado pleno no Exterior

O que a bolsa de doutorado sanduíche na Alemanha inclui

Os benefícios oferecidos pelo DAAD para a bolsa de doutorado sanduíche na Alemanha incluem: pagamento mensal de 650 euros, seguro saúde e passagens aéreas. A bolsa de doutorado sanduíche pode ter duração de dois a seis meses e não pode ser renovada.

>>> Bolsas para fazer doutorado fora do Brasil

Requisitos para participar do programa

Para concorrer a uma das bolsas de doutorado na Alemanha, é preciso ser bolsista de doutorado da Capes ou de uma das fundações participantes no Brasil e apresentar a pesquisa científica e ter a confirmação de orientação na Alemanha. Outro detalhe importante a ser levado em consideração: no momento da inscrição, o doutorando não pode estar morando na Alemanha há mais de 15 meses.

Além disso, os candidatos não podem ter se formado há mais de seis anos no momento da inscrição. Também não podem ter iniciado o doutorado há mais de três anos.

É necessário ainda se candidatar no prazo correto das bolsas para doutorado sanduíche na Alemanha, que é 31de outubro para estadias de pesquisa entre abril de 2024 e janeiro de 2025.

Instituições do Brasil elegíveis para as bolsas

As fundações participantes do programa no Brasil são:

CAPES
FACEPE – Pernambuco
FAPEAL – Alagos
FAPEAM – Amazonas
FAPEAP – Amapá
FAPEG – Goiás
FAPEMA – Maranhão
FAPEMIG – Minas Gerais
FAPERGS – Rio Grande do Sul
FAPERJ – Rio de Janeiro
FAPERN – Rio Grande do Norte
FAPES – Espírito Santo
FAPESB – Bahia
FAPESC – Santa Catarina
FUNDECT – Mato Grosso do Sul
FAPERO – Rondônia
FAPT – Tocantis
Fundacao Araucária – Paraná
FAPEPI – Piaui

>>> Estudar na Alemanha é de graça (ou quase)

Como é morar na Alemanha sem saber alemão?

>>> Motivos para aprender alemão

Candidatura às bolsas de doutorado sanduíche na Alemanha

As inscrições para as bolsas de doutorado na Alemanha devem ser feitas pelo site do DAAD. A documentação que precisa ser anexada em PDF à candidatura é a seguinte:

  • Formulário online;
  • Currículo (máx. 3 páginas);
  • Lista de publicações (máx. 10 páginas);
  • Projeto de pesquisa;
  • Cronograma da pesquisa na Alemanha;
  • Comprovante de recebimento de bolsa da Capes ou de uma das fundações de pesquisa participantes;
  • Diploma e histórico de graduação e mestrado;
  • Comprovante de proficiência no idioma (inglês ou alemão dependendo da pesquisa);
  • Comprovante de admissão à tese de doutorado ou certificação da data em que o exame será realizado antes do início da bolsa;
  • Carta de aceite de um supervisor na instituição na Alemanha.

Todos os documentos precisam ser traduzidos para o inglês ou alemão.

Também é necessário enviar pelo correio a seguinte documentação:

A documentação precisa chegar até o prazo no escritório do DAAD no Rio de Janeiro no endereço:

DAAD Rio de Janeiro
Rua Professor Alfredo Gomes, 37  Botafogo
22251-080 – Rio de Janeiro

Dúvidas podem ser enviadas para [email protected] ou por telefone (21)2553-3296.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Leia o edital do programa
Saiba mais sobre as bolsas
Inscreva-se

Veja todas as bolsa

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais