Programa da CAPES dá bolsas para fazer doutorado em Yale

bolsa para doutorado em yale capes EUA

Universidade de Yale/Divulgação

A CAPES anunciou recentemente a publicação do edital do Programa CAPES-Yale de Doutorado em Ciências Biomédicas. A iniciativa concederá dez bolsas para doutorado em Yale, nos Estados Unidos. As áreas contempladas incluem bioquímica, biologia, genética, farmacologia, neurociência, entre outras.

Bolsas nos EUA

A instituição de ensino superior é considerada uma das mais importantes do mundo. O objetivo do programa é dar visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.

Para que isso seja possível, os bolsistas terão acesso a todos os recursos e laboratórios da universidade. Além disso, terão ainda a oportunidade de participar de treinamento no Programa BBS de Yale (Yale Combined Program in the Biological and Biomedical Sciences).

>>> Como fazer doutorado no Exterior

Como são as bolsas para doutorado em Yale

A duração máxima da bolsa é de seis anos e o auxílio é para doutorado pleno na Universidade de Yale. Os selecionados vão atuar na Universidade em programas de Teaching Assistanship.

Os selecionados para as bolsas de doutorado em Yale irão receber, portanto, apoio financeiro para fazer todo o curso por lá. O benefício inclui: ajuda com mensalidade; auxílio de até 3.045,83 dólares (cerca de R$ 12.600) por mês; passagem aérea; auxílio para instalação e seguro saúde.

>>> Como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos

Requisitos e candidatura para o programa CAPES-Yale

Para participar do processo seletivo do programa, é necessário comprovar nível de proficiência em língua inglesa. A qualificação pode ser comprovada através do TOEFL iBT (mínimo 100 pontos) ou IELTS (mínimo total de 7.5 pontos). Além disso, é necessário enviar um personal statement  falando da sua motivação, experiência de pesquisa, iniciativa e desafios. Não é necessário ter mestrado para se candidatar. A exigência mínima do edital é ter graduação completa.

Ao se candidatar, os interessados devem escolher uma das áreas definidas pelo edital: Bioquímica, Biologia Quantitativa, Biofísica e Biologia Estrutural, Biologia Computacional e Bioinformática (candidatos a essas especializações são os únicos que precisam enviar resultado do GRE), Imunologia, Microbiologia, Biologia Celular Molecular, Genética e do Desenvolvimento, Medicina Molecular, Farmacologia e Fisiologia, Neurociência e Biologia molecular de plantas.

As candidaturas à bolsa de doutorado em Yale devem ser feitas através do preenchimento de um formulário no site da CAPES. O envio deve ser realizado até as 17h do dia 1º de novembro (horário de Brasília).

>>> 5 bolsas para doutorado pleno no Exterior

Sobre o processo seletivo de doutorado pleno nos EUA

O processo seletivo do Programa CAPES-Yale de Doutorado em Ciências Biomédicas possui várias etapas. Na primeira, a CAPES irá analisar as inscrições até o dia 1º de dezembro. O resultado com os candidatos indicados será publicado até 15 de dezembro.

Os indicados nessa lista deverão se inscrever no formulário online da Universidade de Yale até 18 de dezembro. A partir de então, até o dia 31 de janeiro, serão realizadas entrevistas conduzidas pelo corpo docente da instituição.

Dessa etapa saem até 10 aprovados, que estarão em uma lista que passará pela homologação da CAPES. O resultado final será divulgado até 28 de fevereiro de 2020. Os bolsistas começam o doutorado em Yale a partir de agosto de 2020.

Confira mais informações sobre a bolsa
Acesse o edital do programa

Todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

>> Clarendon: bolsa para pós-graduação na Universidade de Oxford
>>> Associação oferece bolsas de pós-graduação para mulheres nos EUA
>>> Veja outras bolsas de doutorado no exterior

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.