evento internacional na Austria EFA Julia 4

European Forum Alpbach: bolsas para evento internacional na Áustria

Estão abertas até 28 de março as inscrições para o programa do European Forum Alpbach 2024 que oferece bolsas para participar de evento internacional na Áustria. Todos os anos, cerca de 700 estudantes de 80 nacionalidades ganham subsídio do projeto e participam desse “festival de ideias”.

O European Forum Alpbach é um evento anual e interdisciplinar que combina ciência, política, negócios e cultura. Ele foi fundado em 1945 e procura discutir as questões sociopolíticas mais importantes do nosso tempo. O evento conecta líderes de todos os setores da sociedade com um público interessado e jovens comprometidos.

A sede fica na cidadezinha tirolesa imersa em uma bela paisagem de montanha que dá nome ao fórum. O tema anual “Momento da Verdade” reflete as decisões cruciais que devem ser tomadas em 2024. Com mais de 70 eleições em todo o mundo, este ano é decisivo. O evento possui subtemas como clima, finanças, democracia e segurança.

>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2024

Sobre as bolsas para o evento na Áustria

O objetivo das bolsas para participar do European Forum Alpbach é promover o diálogo entre diferentes gerações, culturas e ideologias. Os selecionados para o programa terão a oportunidade de imergir em um ambiente cheio de ideias inovadoras, novas formas de pensar e ainda poderão fazer muitos contatos.

O programa é voltado para jovens de até 30 anos provenientes de diferentes países e áreas de estudo ou atuação. Artistas e não graduados também são convidados a participar. Como o fórum é todo conduzido completamente na língua inglesa, é necessário saber falar inglês. Neste ano, o fórum acontece entre em agosto.

As bolsas para participar de evento internacional cobrem a taxa de participação (1,6 mil euros). No entanto, quem não tem condições de arcar com os custos da estadia pode solicitar uma bolsa integral. Ela inclui alojamento (30 por dia euros) e um subsídio diário para alimentação (25 euros por dia).

>> Veja bolsas para participar de eventos internacionais

Relato sobre o European Forum Alpbach: “superou todas as minhas expectativas”

evento internacional na Austria EFA Julia 4
Imagem: arquivo pessoal Julia

A mentorada do Partiu Intercâmbio Julia Borges foi selecionada para participar do evento em 2023 e contou para gente como foi a experiência:

“O EFA superou todas as minhas expectativas! Foram duas semanas intensas na pequena vila de Alpbach, compartilhando experiências enriquecedoras e divertidas com mais de 400 bolsistas vindos de quase 90 países, cercada de uma natureza exuberante e diferente de tudo o que eu já tinha visto.”

Segundo ela, a proposta do Fórum é reunir profissionais de diversos setores da sociedade para dialogarem sobre democracia, mudanças climáticas, economia/finanças e inovação tecnológica. 

evento internacional na Austria EFA Julia 2
Imagem: arquivo pessoal Julia

“Na primeira semana escolhemos dois seminários (e a lista de temas era tão interessante que ficou super difícil decidir!), um mais científico/técnico pela manhã (escolhi o “Empreendendo para um futuro sustentável”) e outro mais artístico/de “soft skills” à tarde (fui de “A arte de ser espontâneo – improvisação na música e além).”

Na segunda semana, ela contou que os bolsistas receberam representantes de governos, empresas e organizações não governamentais, participando conjuntamente de workshops, palestras, trilhas na natureza e mais uma série de atividades. 

“Foi realmente muito inspirador e tão “fora da caixinha” em termos de estrutura quanto o evento promete! Conheci amigos queridos e saí de lá animada com tantas possibilidades de caminhos futuros”, concluiu.

Como candidatar ao European Forum Alpbach

A candidatura às bolsas para participar de evento internacional devem ser feitas no site no fórum. Para se candidatar, é necessário preencher o formulário de inscrição e enviar:

Só serão aceitas as candidaturas realizadas entre 5 e 28 de março. Os selecionados serão notificados a partir da segunda metade de maio.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Veja mais informações sobre o Fórum
Saiba tudo sobre as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever no nosso canal no no Telegram. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Jaqueline Crestani

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais