bolsas para mestrado na Finlândia turku

Bolsas de graduação e mestrado na Finlândia da Universidade de Turku

A Universidade de Turku está recebendo candidaturas para seus programas de bolsas de graduação e mestrado na Finlândia. Há diferentes tipos de benefício e é possível se candidatar de 3 a 17 de janeiro.

Os cursos disponíveis na instituição de ensino superior finlandesa são muitos e nas mais diversas áreas: biotecnologia, ciências sociais e humanas, direito, matemática, medicina e economia. A instituição de ensino possui diferentes categorias de bolsas de graduação e mestrado na Finlândia:

  • Bolsa com cobertura total das taxas universitárias pela duração do curso
  • Bolsa parcial com cobertura de 50% das taxas do curso
  • Bolsa total no segundo ano de para estudantes de excelente desempenho no primeiro ano.


Cerca de 30% dos alunos que se candidatarem irão ser contemplados com o benefício.

>>> Vale a pena fazer mestrado na Finlândia? A Beatriz te conta!

Como são as bolsas da Universidade de Turku

Os programas são baseados no mérito acadêmico e ranqueiam os candidatos com base nos critérios de admissão específico do mestrado escolhido. Eles podem incluir entrevista, carta de motivação, experiência e histórico acadêmicos.

Além disso, é necessário comprovar proficiência em inglês por meio de provas como IELTS ou TOEFL. Os candidatos mais bem classificados são propostos pelo comitê que seleciona os bolsistas de cada programa.

Nas bolsas para mestrado na Finlândia com duração de dois anos, o segundo ano é condicional. Para confirmar a continuidade do benefício, o bolsista deve completar 45 créditos até o final do primeiro ano de estudo.

>>> Como fazer mestrado na Finlândia

Candidatura às bolsas de graduação e mestrado na Finlândia

Você pode se inscrever para uma bolsa ao mesmo tempo em que solicita a admissão em um dos programas de graduação ou mestrado da Universidade de Turku. Já para a terceira categoria de benefício, é preciso realizar um processo de inscrição separadamente, ao finalizar o primeiro ano de estudos.

No primeiro caso, o interessado deve indicar “sim” na pergunta sobre a bolsa no formulário de candidatura ao mestrado. Além de preenchê-lo, é preciso enviar a documentação exigida e ter um certificado internacional que comprove conhecimento de inglês.

>>> Quanto custa estudar na Finlândia?

Para se candidatar, é necessário apresentar somente cópias digitalizadas dos documentos. Contudo, no momento de chegada na Finlândia será preciso apresentar o diploma de graduação e o histórico acadêmico originais e com apostila de haia.

Todos os candidatos que solicitarem uma das bolsas para mestrado na Finlândia irão receber informações sobre o resultado da seleção até março. Os selecionados devem confirmar que aceitam a bolsa após a publicação da decisão.

Quanto custa estudar na Universidade de Turku na Finlândia?

Estudar na Universidade de Turku, na Finlândia, assim como em todas as outras universidades finlandesas, é de graça para quem tem passaporte europeu. Já brasileiros pagam taxas escolares que variam de 8 a 12 mil euros por ano para estudar na Universidade de Turku.

Além disso, como já expliquei neste post sobre onde brasileiros estudam de graça, os custos de vida na Finlândia são bem altos e o governo recomenda que estudantes tenham de 700 a 900 euros por mês para se manter no país.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba tudo sobre as bolsas
Veja a lista de cursos de mestrado da universidade
Saiba todos os detalhes sobre a candidatura

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

1 comentário em “Bolsas de graduação e mestrado na Finlândia da Universidade de Turku”

  1. Maria José titos mucavele

    Sou Maria José titos mucavele moçambicana licenciada em gestão de recursos humanos pela universidade pedagógica de Maputo, gostaria de continuar os estudos isto é um mestrado na área de saúde pública mas sem meios financeiro e neste momento sem emprego, pós gostaria de dar meu contributo no desenvolvimento do meu país e não vou desistir enquanto não conseguir porque a desistir é das pessoas fraca e esse não é meu caso. Quero pedir ajuda a quem de direito. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais