bolsas para mestrado em turismo do vinho erasmus portugal frança espanha

Bolsas para mestrado em turismo do vinho na Espanha, França e Portugal

Sabia que entre tantos programas do Erasmus Mundus Joint Master Degree tem um que dá bolsas para mestrado em turismo do vinho na Europa? Pois é, tá aí uma grande oportunidade para estudar em universidades com know-how na área, localizadas em regiões com tradição na produção da bebida na França, Espanha e em Portugal.

Bolsas de mestrado

O Mestrado em Inovação no Turismo do Vinho (Erasmus Mundus Master on Wine Innovation – WINTOUR) se propõe a preparar e qualificar profissionais sobre turismo e indústria do vinho. O objetivo é desenvolver e promover inovações no setor. Para isso, o curso oferece uma abordagem multidisciplinar que engloba teoria e prática.

São dois anos estudos, sendo o 1º semestre na Universidade Rovira i Virgili, em Tarragona, na Espanha; o 2º na Universidade de Bordeaux, na França; e o 3º na Universidade do Porto, em Portugal. O 4º semestre será dedicado à produção da dissertação e ao estágio profissional, que deverá ser realizado em uma das associações parceiras do programa.

As bolsas para mestrado em turismo do vinho na Europa são projetadas para cobrir as despesas dos estudantes durante o inteiro período do WINTOUR. Para os alunos de países parceiros (Partner Countries, ou seja não europeus) serão distribuídas até 13 bolsas. Os benefícios do Erasmus + incluem todos os custos de participação no mestrado (18 mil euros), um subsídio mensal de 1 mil euros (máx. 24 meses) e auxílio para instalação e despesas de viagem de 4 mil euros por ano.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio

Requisitos para entrar no WINTOUR

No total, serão selecionados 28 alunos para entrar no curso no próximo ano. Para se candidatar ao WINTOUR é preciso possuir graduação completa em alguns dos seguintes cursos ou equivalentes: turismo, economia, administração, marketing, agronomia, biotecnologia, relações internacionais e outros. Além disso, também é obrigatório ter certificado de proficiência em inglês (no mínimo B2 em provas como Cambridge, IELTS, TOEFL).

>>Bolsa Erasmus: bolsista conta sobre experiência 

A motivação, a experiência de atuação na área e o conhecimento de alguma das línguas das universidades sede também serão levados em consideração. Lembrando que, como nos outros programas Erasmus Mundus, para concorrer a uma das bolsas para mestrado em turismo do vinho, o candidato de um país parceiro não pode ser residente na Europa e nem ter estudado ou trabalhado em um país europeu por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

>> O que fazer quando você é aceito para estudar fora sem bolsa

Candidatura e seleção das bolsas para mestrado em turismo do vinho

O período de candidatura para alunos interessados nas bolsas para mestrado em turismo será de até 8 de fevereiro. Em um primeiro momento, o candidato deve preencher o formulário de inscrição online e pagar uma taxa de 30,21 euros (dicas para economizar mais abaixo). Depois de ter cumprido essa primeira etapa da candidatura, será enviado um e-mail com instruções sobre como se dará o carregamento dos seguintes documentos:

  • Cópia do passaporte;
  • Diploma;
  • Histórico escolar;
  • Currículo em inglês (formato Europass);
  • Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS e outros);
  • Carta de motivação em inglês (máx. 2 páginas);
  • Certificado de conhecimento em outras línguas (DELE, DELF, DALF);
  • Comprovante de residência;
  • Certificado do local de trabalho ou estudo emitido pelo empregador ou instituição de ensino;
  • Declaração assinada pelo candidato sobre: não ter sido beneficiado anteriormente por uma bolsa desse tipo e não ser residente nem ter morado por mais de 12 meses na Europa nos últimos cinco anos.

>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa

A seleção será baseada nos seguintes critérios: currículo e histórico acadêmico – 50%; carta de motivação e projeto profissional – 30%; experiência profissional no campo e outros intercâmbios – 10%; outras línguas (especialmente espanhol, francês ou português) – 10%. O resultado deve ser divulgado em maio.

Se você está pensando em se inscrever para este ou qualquer outro programa do Erasmus Mundus, não deixe de conferir a conversa que tivemos com brasileiros que estudam ou já estudaram na Europa com bolsas do programa:

Como economizar para pagar a taxa

Precisa pagar taxa de inscrição de universidades ou cursos fora do Brasil? Aconselhamos usar  Remessa Online ou o cartão multimoedas do Wise com nossos parceiros você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou valores de cursos no Exterior com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.

Saiba tudo sobre a estrutura do curso
Veja mais informações sobre as bolsas de estudo
Passo a passo sobre a candidatura
Acesse o formulário de inscrição

Todas as bolsas

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

5 comentários em “Bolsas para mestrado em turismo do vinho na Espanha, França e Portugal”

  1. Bibliotecária formada em universidade pode se aplicar? E sou guia de turismo – nivel técnico – diplomada na RIO TOUR , com larga experiência na Disney World.

  2. Ana Shellida Brandão

    Sou estudante de Hotelaria e adorei essa publicação e me interessei bastante pelo programa. Precisamos de mais informações dessa natureza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais