Bolsas para mestrado em turismo do vinho na Espanha, França e Portugal
Sabia que entre tantos programas do Erasmus Mundus Joint Master Degree tem um que dá bolsas para mestrado em turismo do vinho na Europa? Pois é, tá aí uma grande oportunidade para estudar em universidades com know-how na área, localizadas em regiões com tradição na produção da bebida na França, Espanha e em Portugal.
O Mestrado em Inovação no Turismo do Vinho (Erasmus Mundus Master on Wine Innovation – WINTOUR) se propõe a preparar e qualificar profissionais sobre turismo e indústria do vinho. O objetivo é desenvolver e promover inovações no setor. Para isso, o curso oferece uma abordagem multidisciplinar que engloba teoria e prática.
São dois anos estudos, sendo o 1º semestre na Universidade Rovira i Virgili, em Tarragona, na Espanha; o 2º na Universidade de Bordeaux, na França; e o 3º na Universidade do Porto, em Portugal. O 4º semestre será dedicado à produção da dissertação e ao estágio profissional, que deverá ser realizado em uma das associações parceiras do programa.
As bolsas para mestrado em turismo do vinho na Europa são projetadas para cobrir as despesas dos estudantes durante o inteiro período do WINTOUR. Para os alunos de países parceiros (Partner Countries, ou seja não europeus) serão distribuídas até 13 bolsas. Os benefícios do Erasmus incluem todos os custos de participação no mestrado (18 mil euros), um subsídio mensal de 1,4 mil euros (máx. 24 meses) e seguro saúde.
>>> Melhores bolsas para intercâmbio em 2024
Requisitos para entrar no WINTOUR
No total, serão selecionados 28 alunos para entrar no curso no próximo ano. Para se candidatar ao WINTOUR é preciso possuir graduação completa em alguns dos seguintes cursos ou equivalentes: turismo, economia, administração, marketing, agronomia, biotecnologia, relações internacionais e outros. Além disso, também é obrigatório ter certificado de proficiência em inglês (no mínimo B2 em provas como Cambridge, IELTS, TOEFL).
>>Bolsa Erasmus: bolsista conta sobre experiência
A motivação, a experiência de atuação na área e o conhecimento de alguma das línguas das universidades sede também serão levados em consideração. Lembrando que, como nos outros programas Erasmus Mundus, para concorrer a uma das bolsas para mestrado em turismo do vinho, o candidato de um país parceiro não pode ser residente na Europa e nem ter estudado ou trabalhado em um país europeu por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.
Candidatura e seleção das bolsas para mestrado em turismo do vinho
O período de candidatura para alunos interessados nas bolsas para mestrado em turismo será de 16 de dezembro. Em um primeiro momento, o candidato deve preencher o formulário de inscrição. Depois de ter cumprido essa primeira etapa da candidatura, será enviado um e-mail com instruções sobre como se dará o carregamento dos seguintes documentos:
- Cópia do passaporte;
- Diploma;
- Histórico escolar;
- Currículo em inglês (formato Europass);
- Certificado de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS e outros);
- Carta de motivação em inglês (máx. 2 páginas);
- Certificado de conhecimento em outras línguas (DELE, DELF, DALF);
- Comprovante de residência;
- Certificado do local de trabalho ou estudo emitido pelo empregador ou instituição de ensino;
- Declaração assinada pelo candidato sobre: não ter sido beneficiado anteriormente por uma bolsa desse tipo e não ser residente nem ter morado por mais de 12 meses na Europa nos últimos cinco anos.
>>Erasmus Mundus: brasileiros tiram dúvidas sobre o programa
A seleção será baseada nos seguintes critérios: currículo e histórico acadêmico – 50%; carta de motivação e projeto profissional – 30%; experiência profissional no campo e outros intercâmbios – 10%; outras línguas (especialmente espanhol, francês ou português) – 10%. O resultado deve ser divulgado em maio.
Se você está pensando em se inscrever para este ou qualquer outro programa do Erasmus Mundus, não deixe de conferir a conversa que tivemos com mentoradas do Partiu Intercâmbio bolsistas do Erasmus Mundus.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições estão abertas e restam poucas vagas. Em julho, conversamos ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Confira no vídeo abaixo dicas e a experiência delas sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos
Mais sobre as bolsas
Inscreva-se
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Whatsapp ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Bruna Passos Amaral
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.
5 comentários em “Bolsas para mestrado em turismo do vinho na Espanha, França e Portugal”
Bibliotecária formada em universidade pode se aplicar? E sou guia de turismo – nivel técnico – diplomada na RIO TOUR , com larga experiência na Disney World.
TENHO UMA DUVIDA QUANTO AO TESTE DE PROFICIÊNCIA, GOSTARIA DE MAIORES INFORMAÇÕES
Sou Brasileiro, residente na Espanha, me interessa informacoes sobre bolsas para mestrado.
Licenciado em História também pode concorrer?
Sou estudante de Hotelaria e adorei essa publicação e me interessei bastante pelo programa. Precisamos de mais informações dessa natureza!