mestrado em literatura comparada erasmus mundus

Bolsas Erasmus para mestrado em literatura comparada em três países

Mais um programa Erasmus Mundus para estudar em diversos países com bolsa integral. O mestrado em literatura comparada está recebendo candidaturas de quem deseja concorrer ao auxílio até o dia 20 de janeiro.

Bolsas de Mestrado

O Crossways in Cultural Narratives (CWCN) tem duração de dois anos. O curso oferece uma oportunidade única de estudar em três universidades de alta qualidade dentro de uma possibilidade de onze instituições. São elas: Universidade de Bergamo (Itália); Universidade Nova de Lisboa (Portugal); Université de Perpignan – via Domitia (França); Universidade de St Andrews (Escócia); Universidade de Sheffield (Inglaterra); Universidade de Santiago de Compostela (Espanha); Universidade de Guelph (Canadá); Universidade Nacional de Três de Fevereiro (Argentina); Universidade de Tubingen (Alemanha); Universidade Iberoamericana da Cidade do México (México); Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

>>> Em quais países brasileiros fazem pós-graduação pagando pouco ou nada

Mais sobre o mestrado em literatura comparada

O mestrado em literatura comparada se baseia em ideias, métodos e perspectivas emprestados da literatura, crítica literária e cinematográfica, história, linguística, semiótica, estudos culturais, estudos midiáticos, teoria crítica e filosofia.

O trajeto de mobilidade é escolhido pelo candidato (de acordo com as restrições do programa). De setembro de 2020 a janeiro de 2021, o estudante fica na “universidade A”; entre janeiro de 2021 a janeiro de 2022, o estudante fica na “universidade B”; no período de janeiro a junho de 2022, ele fica na “universidade C”. Ao final, cada aluno obtém até três diplomas das instituições nas quais estudou.

Como são as bolsas Erasmus Mundus

Os candidatos brasileiros podem concorrer à bolsa para o mestrado em literatura comparada como estudantes de países parceiros. Para ser elegível, o interessado não pode ter residido ou realizado sua atividade principal em países europeus por mais de 12 meses nos últimos cinco anos.

As bolsas Erasmus para estudantes de países parceiros têm duração de dois anos e incluem:

  • Pagamento de taxas universitárias anuais (7 mil euros);
  • Auxílio mensal de 1 mil euros;
  • Contribuição para cobrir custos de viagem e instalação (2 ou 3 mil euros + 1 mil euros).

>>> O que precisa para estudar na Europa

Além disso, quem já recebeu uma bolsa Erasmus no passado não pode concorrer novamente.

Requisitos para o mestrado em literatura comparada

O mestrado em literatura comparada é voltado para graduados na área das humanidades, artes, ciências sociais ou letras.

Com relação aos requisitos linguísticos, os candidatos precisam ter no mínimo nível B2 nas duas línguas usadas na primeira e na segunda universidade onde irão estudar.

>>> Precisa ter 10 em tudo para ganhar bolsa de estudos?

Saber o idioma da terceira universidade é recomendado, porém não obrigatório. Além disso, as duas primeiras oferecem aulas para os estudantes que precisem aprender a terceira língua.

Como se candidatar ao programa

A candidatura ao mestrado em literatura comparada é online e pode ser feita em inglês ou francês. Não é necessário enviar nenhum documento físico. No formulário online, o interessado irá indicar se deseja aplicar com ou sem bolsa de estudos.

Além do diploma e histórico acadêmico, o candidato deverá enviar no mínimo duas e no máximo três cartas de recomendação. Informações sobre a experiência profissional também serão solicitadas. Abaixo a lista de todos os documentos necessários:

  • Passaporte;
  • Carta de motivação;
  • Artigo acadêmico 1 e artigo acadêmico 2;
  • Diploma;
  • Histórico acadêmico;
  • Comprovantes de conhecimento das línguas;
  • “Declaration on honour – periods spent in Europe” (template no guia de candidatura);
  • Comprovante de residência;
  • Cartas de recomendação;
  • Currículo;
  • “Declaration on honour” (template no guia de candidatura).

A seleção será baseada no perfil e nas habilidades gerais dos candidatos. Isso significa que serão levados em consideração os trabalhos acadêmicos já realizados e a proficiência nos idiomas. Além disso, também contam pontos as referências acadêmicas, os certificados e a carta de motivação.

>>> Outras bolsas para cursos na área da literatura

O resultado com o nome dos selecionados para ganhar a bolsa Erasmus para o mestrado em literatura comparada será divulgado em março. Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para [email protected].

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos


Envie a sua candidatura

Todas as bolsas abertas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais