A infraestrutura é um pré-requisito para o desenvolvimento, por isso, são necessários profissionais especializados em planejamento – principalmente em países emergentes. Formar esses especialistas é o objetivo da bolsa para mestrado em engenharia na Alemanha.
O curso da Universidade de Stuttgart é mais um da lista daqueles contemplados pelo EPOS. O programa do DAAD concede bolsas para estrangeiros provenientes de países em desenvolvimento se especializarem em áreas relacionadas à sustentabilidade.
O Master’s Program Infrastructure Planning (Programa de Mestrado em Planejamento de Infraestrutura) foi um dos primeiros cursos de pós-graduação em inglês da Alemanha. Ele tem duração de quatro semestres, sendo que o último é dedicado à produção da dissertação.
O mestrado propõe uma abordagem interdisciplinar e integrada para o planejamento e trata de problemas relevantes para países recém-industrializados.
Sobre as bolsas EPOS do DAAD
A proposta da universidade alemã tem tudo a ver com o programa EPOS (Development-Related Postgraduate Courses) – já falamos sobre ele aqui.
Normalmente, os selecionados para as bolsas EPOS têm isenção das taxas universitárias; um subsídio mensal de 850 euros; seguro-saúde e custeio das despesas de viagem.
>>> Bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha
Candidatura à bolsa para mestrado em Engenharia na Alemanha
Quem deseja se candidatar ao curso e concorrer à bolsa para mestrado em engenharia na Alemanha deve se inscrever de 1 de agosto até o dia 30 de setembro. A candidatura deve ser feita através do sistema online da Universidade de Stuttgart.
Para participar, é requisito ter pelo menos dois anos de experiência profissional após a graduação. Nesse caso, é preciso enviar, além dos documentos solicitados para entrar no curso, o formulário do DAAD. Abaixo listamos toda a documentação necessária:
- Diploma do ensino médio;
- Diploma de graduação;
- Certificado de conhecimento de inglês (TOEFL ou IELTS);
- Histórico acadêmico e documento da universidade explicando o sistema de ensino superior do país;
- Curriculum Vitae;
- Formulário de candidatura do DAAD preenchido;
- Carta de motivação;
- Comprovante de experiência profissional;
- Cartas de recomendação (mínimo duas).
Caso os documentos sejam emitidos em outro idioma que não o inglês ou o alemão, eles devem ter tradução juramentada.
Em dezembro, os selecionados serão notificados e até janeiro devem confirmar a aceitação da bolsa. O mestrado inicia em meados de outubro, mas o candidato pode fazer gratuitamente um curso de alemão no país antes de começar as aulas na universidade.
Não tenho dois anos de experiência depois de formado posso me candidatar?
A bolsa do DAAD é somente para quem tem, pelo menos, dois anos de experiência profissional depois de formado. No entanto, quem não tem experiência, mas quer se candidatar, pode fazer curso sem bolsa. O único detalhe importante é que a Universidade de Stutgartt fica em Baden-Württemberg, o estado alemão que cobra taxas universitárias de estudantes internacionais. Sendo assim, o mestrado cobra apenas taxas normais da Alemanha (de até 300 euros por semestre) para estudantes com passaporte europeu e 1500 euros por semestre de estudantes que não tenham cidadania europeia. As inscrições para candidatos que não vão concorrer às bolsas do DAAD podem ser feitas até 15 de fevereiro.
Saiba tudo sobre o curso
Veja mais informações sobre a inscrição
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Inscreva-se agora
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior
Caso você vá estudar na Alemanha pagando taxas de aluno estrangeiro, nosso parceiro garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício e gastar menos na hora de pagar seu tuition fee! O site e o atendimento todo são feitos em português e autoriza transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.
essa bolsa abre todos os anos ?