Bolsa para mestrado em engenharia na Alemanha do DAAD

bolsa para mestrado em engenharia na Alemanha EPOS DAAD

A infraestrutura é um pré-requisito para o desenvolvimento, por isso, são necessários profissionais especializados em planejamento – principalmente em países emergentes. Formar esses especialistas é o objetivo da bolsa para mestrado em engenharia na Alemanha.

bolsas na Alemanha

O curso da Universidade de Stuttgart é mais um da lista daqueles contemplados pelo EPOS. O programa do DAAD concede bolsas para estrangeiros provenientes de países em desenvolvimento se especializarem em áreas relacionadas à sustentabilidade.

O Master’s Program Infrastructure Planning (Programa de Mestrado em Planejamento de Infraestrutura) foi um dos primeiros cursos de pós-graduação em inglês da Alemanha. Ele tem duração de quatro semestres, sendo que o último é dedicado à produção da dissertação.

>>> Mais bolsas para cursos de engenharia

O mestrado propõe uma abordagem interdisciplinar e integrada para o planejamento e trata de problemas relevantes para países recém-industrializados.

>>> Tudo sobre estudar na Alemanha

Sobre as bolsas EPOS do DAAD

A proposta da universidade alemã tem tudo a ver com o programa EPOS (Development-Related Postgraduate Courses) – já falamos sobre ele aqui.

Normalmente, os selecionados para as bolsas EPOS têm isenção das taxas universitárias; um subsídio mensal de 850 euros; seguro-saúde e custeio das despesas de viagem.

>>> Bolsa para mestrado em desenvolvimento sustentável na Alemanha

Candidatura à bolsa para mestrado em Engenharia na Alemanha

Quem deseja se candidatar ao curso e concorrer à bolsa para mestrado em engenharia na Alemanha deve se inscrever de 1 de agosto até o dia 30 de setembro. A candidatura deve ser feita através do sistema online da Universidade de Stuttgart.

Para participar, é requisito ter pelo menos dois anos de experiência profissional após a graduação. Nesse caso, é preciso enviar, além dos documentos solicitados para entrar no curso, o formulário do DAAD. Abaixo listamos toda a documentação necessária:

Caso os documentos sejam emitidos em outro idioma que não o inglês ou o alemão, eles devem ter tradução juramentada.

Em dezembro, os selecionados serão notificados e até janeiro devem confirmar a aceitação da bolsa. O mestrado inicia em meados de outubro, mas o candidato pode fazer gratuitamente um curso de alemão no país antes de começar as aulas na universidade.

Não tenho dois anos de experiência depois de formado posso me candidatar?

A bolsa do DAAD é somente para quem tem, pelo menos, dois anos de experiência profissional depois de formado. No entanto, quem não tem experiência, mas quer se candidatar, pode fazer curso sem bolsa. O único detalhe importante é que a Universidade de Stutgartt fica em Baden-Württemberg, o estado alemão que cobra taxas universitárias de estudantes internacionais. Sendo assim, o mestrado cobra apenas taxas normais da Alemanha (de até 300 euros por semestre) para estudantes com passaporte europeu e 1500 euros por semestre de estudantes que não tenham cidadania europeia. As inscrições para candidatos que não vão concorrer às bolsas do DAAD podem ser feitas até 15 de fevereiro.

Saiba tudo sobre o curso
Veja mais informações sobre a inscrição
Veja as respostas para as dúvidas frequentes
Inscreva-se agora

Ver todas as bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

>> Motivos para aprender alemão

Economize no pagamento da taxa de cursos no Exterior

Caso você vá estudar na Alemanha pagando taxas de aluno estrangeiro, a Remessa Online é parceira do Partiu Intercâmbio e garante 15% de desconto no spread de transações em moeda estrangeira para os leitores: só usar o código partiuintercambio no site para garantir o benefício e gastar menos na hora de pagar seu tuition fee! O site e o atendimento todo são feitos em português e o Remessa é das poucas plataformas quem autorizam transferências para pessoas jurídicas e estabelecimentos comerciais. Assim, você pode pagar a matrícula do seu curso fazendo uma boa economia. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobra, com os nossos parceiros você paga só 1,3% de taxa sobre a operação e ainda tem o desconto de 15% sobre a taxa ao usar o código partiuintercambio no site.

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “Planejamento de infraestrutura: bolsa para mestrado em engenharia na Alemanha”

  1. Filipe disse:

    essa bolsa abre todos os anos ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

livros amazon paratiu intercambio