Bolsa da Fulbright para cátedra na Indiana University para artistas e pesquisadores brasileiros
Como a gente sempre recebe muitas mensagens de pessoas querendo bolsas na área das artes e da música, lá vai! Estão abertas as inscrições para o edital da Comissão Fulbright Brasil voltado para artistas e pesquisadores realizarem performances, pesquisas ou ministrarem cursos na Indiana University. O deadline é 1º de agosto, assim como no caso das demais bolsas da instituição.
De acordo com o edital, neste ano, a instituição de ensino tem preferência por pessoas que trabalhem com teatro, drama ou dança contemporânea. As inscrições de pesquisadores do âmbito literário e cultural também são bem-vindas.
Requisitos para participar do edital
Caso o candidato seja acadêmico (professor ou pesquisador), é necessário ter doutorado e pelo menos cinco anos de experiência profissional. No mais, os requisitos gerais da bolsa são:
- Ter nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
- Ser afiliado a uma instituição de ensino superior como docente e/ou como pesquisador em instituição de pesquisa, ou ser artista/intérprete, compositor, músico profissional, além de artistas nas áreas de teatro, drama ou dança contemporânea;
- Ter fluência em inglês;
- Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras com o mesmo objetivo;
- Permanecer no Brasil durante a seleção, afiliação e partida aos EUA.
Como é a bolsa para artistas e pesquisadores da Comissão Fulbright
A bolsa pode ter duração de quatro ou nove meses e inclui os seguintes benefícios:
- US$ 20.000 para cobrir as despesas de passagem aérea e manutenção nos EUA por quatro meses;
- Taxa do visto J-1;
- Moradia ou auxílio moradia, sujeito a taxas, para o bolsista na cidade de Bloomington, Indiana, compatível com o padrão oferecido a professores visitantes em Indiana;
- Seguro saúde;
- Acesso às facilidades e serviços de Indiana, como escritório, espaço para ensaio, biblioteca e outras cortesias regularmente disponibilizadas para a comunidade acadêmica para assegurar o êxito das atividades de pesquisa e ensino.
Como se candidatar para a cátedra na Indiana University
Os candidatos à cátedra na Indiana University devem enviar a aplicação online através do formulário de inscrição indicando o interesse no programa “Chair in Music and the Other Arts at Indiana University, Bloomington”.
Além disso, deve ser anexado à candidatura a documentação solicitada:
- Passaporte;
- Currículo (não mais do que três páginas);
- Documentos que comprovem os méritos acadêmicos (originais, não precisa de tradução);
- Contracheque (original, não precisa de tradução);
- Para artistas: plano de atividade relacionados à performance ou atividade;
- Para professores: plano de atividades de ensino (pode ser um seminário ou uma série de leituras);
- Amostras de pesquisa, performance ou outra atividade criativa (portfólio etc);
- Duas cartas de recomendação.
O resultado da seleção será divulgado em novembro. As atividades na instituição deverão começar no outono de 2022 ou na primavera de 2023.
Saiba mais sobre as bolsas
Acesse o edital do programa
Inscreva-se
Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Bolsas relacionadas
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.