bolsa para aperfeiçoamento profissional nos EUA CSP IREX

CSP IREX: aperfeiçoamento profissional nos EUA com tudo pago

bolsa para aperfeiçoamento profissional nos EUA CSP IREX
IREX/Divulgação

O Community Solutions Program (CSP) é uma iniciativa da IREX, uma ONG comprometida com o desenvolvimento e a educação e presente em mais de 100 países. Trata-se de um programa de aperfeiçoamento profissional voltado para pessoas que trabalham para melhorar as suas comunidades.

O CSP tem duração de um ano, sendo quatro meses de bolsa nos EUA. Ele aborda questões relacionadas ao meio ambiente, paz e resolução de conflitos, transparência, responsabilidade civil, mulheres e gênero.

>>> Veja outras oportunidades para aperfeiçoamento profissional no exterior

Sobre o programa de aperfeiçoamento profissional nos EUA

O aperfeiçoamento profissional nos EUA oferecido pela IREX inclui quatro meses de bolsa de estudos. Durante esse período, os bolsistas serão direcionados a organizações de acolhimento nos EUA onde irão realizar a experiência profissional.

Além disso, os selecionados também irão frequentar o instituto de Liderança Comunitária. O programa de treinamento é desenvolvido para fortalecer as habilidades de liderança e gestão dos participantes. A formação inclui treinamentos presenciais, cursos on-line, capacitação profissional e networking.

Enquanto estiverem nos EUA, os participantes também trabalham em projetos de desenvolvimento comunitário a serem realizados no seu país de origem. Para pensar e desenvolver as iniciativas, eles contarão com o suporte de instituições anfitriãs.

A bolsa para aperfeiçoamento profissional nos EUA cobre a maior parte das despesas. Isso inclui:

  • Suporte para obtenção do visto J-1;
  • Viagem de ida e volta dos participantes para os Estados Unidos;
  • Subsídio mensal para cobrir gastos com moradia, alimentação e outras despesas de subsistência no país;
  • Seguro saúde e acidente.

>>Como conseguir bolsa para estudar nos EUA?

Requisitos para participar do CSP IREX 2022

Para concorrer à bolsa de aperfeiçoamento profissional nos EUA, os candidatos devem atender alguns requisitos. São eles:

  • Ter entre 25 e 38 anos em 1 de janeiro de 2023;
  • Ser cidadão de um dos países elegíveis (a lista inclui o Brasil);
  • Estar vivendo no seu país de origem (exceções podem ser abertas para refugiados);
  • Ter pelo menos dois anos de experiência com trabalho comunitário, como funcionário ou voluntário, em período integral ou parcial;
  • Não estar participando de nenhum programa acadêmico ou de pesquisa nos EUA;
  • Possuir proficiência em inglês oral e escrito (ter TOEFL ou IELTS);
  • Estar disponível para viajar por quatro meses para os Estados Unidos (de agosto a dezembro de 2023).

>>> O que é liderança e como comprovar isso em uma seleção

Os candidatos não podem ser cidadãos americanos ou residir no país. Também não podem ter solicitado residência permanente nos EUA nos últimos três anos.

>> Mentoria do Partiu Intercâmbio: inscrições abertas

Além disso, os bolsistas deverão se comprometer a retornar ao seu país de origem por pelo menos dois anos após a conclusão do programa.

Candidatura e seleção para o CSP IREX 2022

As candidaturas devem ser feitas pelo site da IREX até as 23h59 (EDT – fuso horário dos Estados Unidos) do dia 2 de novembro.

Os interessados devem preencher um formulário on-line, respondendo todas as perguntas em inglês. Não serão aceitas inscrições enviadas por e-mail, fax ou correio.

A seleção é baseada no mérito e os pré-selecionados serão convocados para uma entrevista. Em fevereiro, a IREX irá notificar os selecionados e os suplentes. Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para [email protected].

Saiba tudo sobre o programa
Confira todas as informações sobre o envio de candidaturas
Acesse o site para aplicar

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Consultoria Foka

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais