Aperfeiçoamento profissional nos EUA com tudo pago

bolsa para aperfeiçoamento profissional nos EUA CSP IREX

IREX/Divulgação

O Community Solutions Program (CSP) é uma iniciativa da IREX, uma ONG comprometida com o desenvolvimento e a educação e presente em mais de 100 países. Trata-se de um programa de aperfeiçoamento profissional voltado para pessoas trabalham para melhorar as suas comunidades.

Bolsas para os EUA

O CSP tem duração de um ano, sendo quatro meses de bolsa. Ele aborda questões relacionadas ao meio ambiente, tolerância, resolução de conflitos, transparência, responsabilidade civil, mulheres e gênero.

A edição de 2020-2021 está recebendo candidaturas. Neste ano até 80 ativistas comunitários serão selecionados para o programa.

>>> Bolsa da Fundação Obama para passar um ano estudando em Nova York

Sobre o programa de aperfeiçoamento profissional nos EUA

O aperfeiçoamento profissional nos EUA oferecido pela IREX inclui quatro meses de bolsa de estudos. Durante esse período, os bolsistas serão direcionados a organizações de acolhimento onde irão realizar a experiência profissional.

Além disso, os selecionados também irão frequentar o instituto de Liderança Comunitária. O programa de treinamento é desenvolvido para fortalecer as habilidades de liderança e gestão dos participantes. A formação inclui treinamentos presenciais, cursos on-line, capacitação profissional e networking.

>>> Bolsas para intercâmbio profissional

Enquanto estiverem nos EUA, os participantes irão trabalhar em projetos de desenvolvimento comunitário a serem realizados no seu país de origem. Para pensar e desenvolver as iniciativas, eles contarão com o suporte de instituições anfitriãs.

A bolsa para aperfeiçoamento profissional nos EUA cobre a maior parte das despesas. Isso inclui:

  • Suporte para obtenção do visto J-1;
  • Viagem de ida e volta dos participantes para os Estados Unidos;
  • Subsídio mensal para cobrir gastos com moradia, alimentação e outras despesas de subsistência no país;
  • Seguro saúde.

>>>Como conseguir bolsa para estudar nos EUA?

Requisitos para participar

Para concorrer à bolsa de aperfeiçoamento profissional nos EUA, os candidatos devem atender alguns requisitos. São eles:

  • Ter entre 25 e 38 anos em 1 de janeiro de 2020;
  • Ser cidadão de um dos países elegíveis (a lista inclui o Brasil);
  • Estar vivendo no seu país de origem (exceções podem ser abertas para refugiados);
  • Ter pelo menos 2 anos de experiência com trabalho comunitário, como funcionário ou voluntário, em período integral ou parcial;
  • Não estar participando de nenhum programa acadêmico ou de pesquisa nos EUA;
  • Possuir proficiência em inglês oral e escrito (ter TOEFL ou IELTS);
  • Estar disponível para viajar por 4 meses para os Estados Unidos (de agosto a dezembro de 2020).

>>> O que é liderança e como comprovar isso em uma seleção

Os candidatos não podem ser cidadãos americanos ou residir no país. Também não podem ter solicitado residência permanente nos EUA nos últimos três anos.

Além disso, os bolsistas deverão se comprometer a retornar ao seu país de origem por pelo menos dois anos após a conclusão do programa.

>>>Mitos sobre fazer faculdade nos EUA?

Candidatura e seleção para o CSP

As candidaturas devem ser feitas pelo site da IREX até as 23h59 (EDT – fuso horário dos Estados Unidos) do dia 30 de outubro de 2019.

Os interessados devem preencher um formulário on-line, respondendo todas as perguntas em inglês. Não serão aceitas inscrições enviadas por e-mail, fax ou correio.

A seleção é baseada no mérito e os pré-selecionados serão convocados para uma entrevista. No dia 28 de fevereiro, a IREX irá notificar os selecionados e os suplentes.

Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mail para cspapply@irex.org.

Saiba tudo sobre o programa
Confira todas as informações sobre o envio de candidaturas
Acesse o site para aplicar

Todas as Bolsas

Toda terça-feira tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no Flipboard e no Twitter. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Obviamente, eu também respondo dúvidas. Só deixar elas aqui nos comentários do post. Já quem quer receber e-mail alertando de novas bolsas pode se inscrever na nossa newsletter. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem alertas de bolsas de estudos segmentados e dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para quem quer estudar no Exterior e você pode pedir um orçamento sem compromisso.

>>> Veja outras oportunidades para aperfeiçoamento profissional no exterior

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.