Bolsa ELAP no Canadá: como funciona na graduação

bolsa elap no canada graducao dicas felipe e gabriele partiu intercambio

A Bolsa ELAP no Canadá é uma oportunidade apenas MARAVILHOSA para quem quer fazer intercâmbio no Canadá. O edital abre todos os anos e estudantes de graduação, mestrado e doutorado  podem se inscrever para o Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP). Como o processo de inscrição é diferente para quem está na graduação e na pós, entrevistamos dois bolsistas brasileiros do programa durante a graduação para ajudar vocês: a Gabrielle Hayashi Santos, de Bauru, em São Paulo, e o  Fellipe Vargas, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Bolsas no Canadá

A seleção da Bolsa Elap na graduação é diferente da pós porque o aluno precisa ser indicado pela universidade Brasileira para a Universidade no Canadá. Assim, é necessário que a universidade no Brasil e no Canadá tenham um convênio de mobilidade acadêmica já firmado para que os alunos possam participar do intercâmbio. Caso sua universidade não tenha convênio, corra pro fim do post que lá tem uma ajuda.

Pra Gabrielle, a Universidade do Sagrado Coração de Jesus tinha convênio com a King’s University College, no Canadá. Já a PUCRS, onde o Fellipe estudava jornalismo tinha convênio com Kwantlen Polytechinic Univesity, em Surrey, entre outras. É importante saber que cada universidade tem seu próprio processo de seleção. Então, se você tem interesse em ganhar esta bolsa, entre em contato com o departamento de Relações Internacionais (ou de Mobilidade Acadêmica) da sua universidade.

>>>Universidade da Colúmbia Britânica oferece bolsas para graduação no Canadá 

bolsa elap no canadá graduação fillipe vargas

Fellipe na Universidade no Canadá

“No meu caso foi pouco mais de um ano planejando e organizando tudo. No caso fiz o passaporte, uma prova de proficiência e MUITA pesquisa sobre como funcionava o processo, que tipos de documentos eram necessários e como eu poderia agilizar tudo isso antes das inscrições abrirem. No meu caso, a PUCRS realiza uma pré seleção para depois encaminhar os alunos para concorrer à bolsa do ELAP. No edital da PUCRS eles realizam uma entrevista em grupo com todos os aplicantes, além de ter como requisito uma média de notas específica e comprovação de proficiência na língua estrangeira da universidade de destino (Inglês ou Francês)”, conta Fellipe.

>>> Inglês fluente sem intercâmbio: como conseguir

[caption id=”attachment_6669″ align=”ali

COMENTÁRIOS

Uma resposta para “Bolsa ELAP no Canadá: bolsistas contam como é o programa na graduação”

  1. Jessica R N Abreu disse:

    Acabei de descobrir o site e estou mergulhando nele! Demais! Está de parabéns! Já já chega email meu por aí!! rsrs