
10 editais de bolsas para estudar na Espanha
Tem alguém aí buscando bolsas para estudar na Espanha? A gente sabe que tem! Então, resolvemos reunir as melhores oportunidades para quem tem o sonho de fazer intercâmbio em terras espanholas.
A Espanha é um destino bastante procurado por estudantes internacionais, não só pela qualidade de suas universidades, mas também pela rica cultura, clima agradável e estilo de vida acolhedor.
De acordo com o Índice para uma Vida Melhor da OCDE, o país apresenta desempenho acima da média nos quesitos equilíbrio vida-trabalho, saúde, conexões sociais e segurança. E, no âmbito que mais nos interessa, sim, existem diversos editais de bolsas para estudar na Espanha!
Então, se você está buscando bolsas para estudar na Espanha, reunimos aqui 10 oportunidades incríveis que podem transformar seu sonho em realidade. Desde cursos de idiomas até graduação, mestrado, doutorado e outros tipos de cursos, há opções para diversos perfis e áreas de estudo.
Confira 10 bolsas para estudar na Espanha para fazer intercâmbio
Também é possível que você tenha chegado até aqui mesmo sem nunca ter considerado fazer intercâmbio no país. Pois saiba que é muito provável que, ao final deste artigo, você mude de ideia! Olha só a seguir quantas bolsas para estudar na Espanha:
1. Bolsas da Fundação Carolina para estudar na Espanha
A Fundação Carolina é uma das principais fontes de bolsas para latino-americanos que desejam estudar na Espanha. O seu edital abre anualmente e inclui centenas de oportunidades para mestrado, doutorado, pós-doutorado, mobilidade para professores e estudos institucionais.
O programa contempla as mais diversas áreas do conhecimento e muitas universidades espanholas, comoa Complutense de Madrid, a Universidade de Barcelona e também muitas outras em outras cidades do país. O valor e tipo das bolsas (completa ou parcial) varia bastante de curso para curso. Algumas cobrem tudo, outras cobrem o valor do curso e mais alguns custos como seguro saúde. Ainda, há bolsas parciais que cobrem só parte do valor do curso.
Os editais são lançados anualmente, geralmente entre janeiro e março. Uma das vantagens é que nem todos os cursos exigem prova de proficiência. No entanto, ter o DELE pode ser um diferencial e saber o mínimo do idioma facilita a vida na Espanha.
2. Top Espanha Santander: curso de espanhol com tudo pago
Se o seu objetivo é aprender espanhol na Espanha, o programa Top Espanha Santander pode ser a oportunidade perfeita. Essa bolsa cobre o curso na Universidade de Salamanca, passagens aéreas, hospedagem, refeições, seguro viagem e atividades culturais.
O edital é voltado para universitários brasileiros (estudantes de graduação ou pós) que desejam melhorar seu espanhol enquanto vivem uma experiência de intercâmbio. E não é pouca bolsa, viu? Em 2025, serão 80 selecionados.
O curso tem duração de três semanas e inclui aulas intensivas, além de visitas a pontos turísticos e eventos de integração. Uma das grandes vantagens é que não é necessário ter conhecimento prévio do idioma – há turmas para todos os níveis.
Não podem participar candidatos que tenham nacionalidade espanhola ou que já tenham participado de outro programa de mobilidade internacional do Santander.
>>>Bolsas para fazer curso de línguas no Exterior que abrem todos os anos
3. Fundação Botín: bolsas para Artistas e Pesquisadores em Políticas Públicas
A Fundação Botín, localizada em Santander, oferece duas modalidades de bolsa para estudar na Espanha: uma para artistas e outra para estudantes interessados em Políticas Públicas.
O programa para artistas inclui um valor de 23 mil euros para cobertura das despesas da residência na Espanha, além de seguro saúde. A iniciativa tem o objetivo de estimular a formação, pesquisa e realização de projetos pessoais no âmbito da criação artística.
Os selecionados para as bolsas para artistas na Espanha devem se comprometer a enviar à Fundación Botin, no mês depois do fim da bolsa, um relatório falando dos resultados e aproveitamento, além de documentação gráfica dos trabalhos em artes realizados.
Já o edital para o curso em Políticas Públicas é ideal para quem quer se especializar em desenvolvimento público na América Latina. O programa de Fortalecimento da Gestão Pública na América Latina da Fundação Botín oferece bolsas para um curso na Espanha, Colômbia, México e Brasil por oito semanas. Todas as despesas dos participantes são cobertas.
O programa é destinado a universitários de uma determinada faixa etária e que tenham concluído, pelo menos, 50% do curso de graduação. É preciso ter bom domínio do espanhol ou inglês e envolvimento em questões públicas e sociais e interesse em seguir carreira no setor público.
>> Veja bolsas para fazer cursos curtos no Exterior
4. Universidade de La Rioja: bolsa de espanhol na Espanha recebe inscrições
A Universidade de La Rioja e o Santander costumam oferecer anualmente bolsas para curso de espanhol a brasileiros. O programa de Cursos de Língua e Cultura Espanholas é voltado para estudantes de universidades brasileiras que buscam aprender espanhol ou aperfeiçoar seus conhecimentos no idioma em cursos de três meses oferecidos pela universidade.
Além do valor total do curso trimestral, o programa inclui alojamento, seguro saúde e um montante para ajudar a custear os gastos com a passagem aérea e os custos de manutenção durante a participação no curso.
Para se candidatar, é preciso ter nacionalidade brasileira, estar matriculado em uma universidade nacional (bacharel, licenciatura, pós-graduação, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado), ter boas notas e bom currículo e não residir na Espanha.
5. Universidade de Navarra: bolsas para mestrado na Espanha
A Universidade de Navarra, localizada na charmosa cidade de Pamplona, é reconhecida como uma das melhores instituições privadas da Espanha e oferece oportunidades acadêmicas para estudantes internacionais.
O seu programa de bolsas para mestrado inclui gastos de matrícula, deslocamento, acomodação e manutenção — até um máximo de 8 mil euros.
A instituição oferece diversos cursos – tanto em espanhol quanto em inglês – em áreas como Engenharia, Agronomia, Telecomunicações, Saúde, Economia, Administração, Direito e Ciências Humanas e Sociais.
As inscrições para as bolsas de mestrado na Universidade de Navarra geralmente abrem no primeiro trimestre do ano. Os candidatos devem enviar documentos com tradução juramentada para a candidatura.
>> Melhores bolsas para intercâmbio com inscrições em 2025
6. Bolsas Santander para mestrado na Universidade de Valladolid
O programa de bolsas do Santander Universidades em parceria com a Universidade de Valladolid é mais uma oportunidade para quem busca bolsas para estudar na Espanha. O edital é destinado a quem deseja fazer mestrado com apoio financeiro.
As bolsas são para mais de 35 cursos em todas as áreas de conhecimento – a maioria em Valladolid, mas alguns também nos campi de Palência, Segóvia ou Sória. Elas incluem:
- 80% do importe das taxas universitárias;
- 750 euros mensais para acomodação e manutenção;
- Passagens aéreas de ida e volta do país de residência para a Espanha (valor máximo de 1.200 euros);
- Seguro de saúde.
Para se candidatar, é necessário ter graduação, média mínima 7, não ter morado na Espanha nos últimos 12 meses. A seleção é baseada na adequação dos estudos, na experiência prévia em relação ao mestrado solicitado, nas referências apresentadas e no histórico acadêmico do candidato. A comissão levará em conta também o equilíbrio de gênero e de áreas de conhecimento.
>> DELE: Dicas para proficiência em espanhol
7. Bolsas de graduação e mestrado na Universidade de Jaén
A Universidade de Jaén, localizada na ensolarada região da Andaluzia, oferece oportunidade para estudantes que desejam fazer graduação ou mestrado na Espanha com bolsa de estudos por meio de programas de atração de talentos.
De forma geral, as bolsas costumam ser divididas em duas modalidades, sendo que uma inclui isenção de taxas de matrícula, subsídio anual, seguro saúde e curso de espanhol; e outra isenção de taxas de matrícula e curso de espanhol.
As bolsas para graduação são voltadas a candidatos que tenham média mínima equivalente a 8 nas notas escolares. No caso das bolsas para mestrado na Universidade de Jaén, também há exigência dessa mesma média nos estudos anteriores (graduação).
Como os cursos, em geral, são oferecidos em espanhol, é necessário ter proficiência no idioma, mas não há necessidade de apresentação de prova de proficiência em espanhol, como o DELE ou SIELE – embora seja recomendado.
Um dos grandes diferenciais de estudar em Jaén é o seu custo de vida acessível – é possível viver na cidade com um valor consideravelmente mais baixo do que em outras regiões da Espanha.
8. Universidade de León: bolsas para estudar na Espanha
O TalentUnileon é um programa da Universidade de León que oferece bolsas para graduação, mestrado e doutorado e em algumas edições conta com o apoio do Santander Universidades.
Para fazer faculdade na instituição, as bolsas costumam incluir isenção de taxas do primeiro ano e auxílio para cobertura do seguro saúde e deslocamento. Além disso, os melhores classificados recebem financiamento adicional do Santander. O mesmo esquema é válido para as bolsas de mestrado e doutorado.
Os requisitos para as três categorias de bolsas também são os mesmos e incluem:
- Não possuir residência legal permanente na Espanha;
- Nota média mínima de 8 (em uma escala de 10 pontos) nos estudos de acesso à graduação;
- Ter nível B1 de espanhol;
- Ser aceito no curso de interesse.
>> Como ganhar a bolsa para fazer curso de espanhol na Espanha
9. AUIP: Bolsas Integrais para Latino-americanos na Andaluzia
A Associação Iberoamericana de Pós-Graduação (AUIP) costuma abrir vários editais para mestrado na Espanha voltados para brasileiros. As bolsas são destinadas a estudantes, professores ou graduados latino-americanos vinculados a instituições associadas à AUIP.
Dezenas de universidades espanholas costumam estar na lista e cada instituição define os cursos elegíveis, além dos requisitos específicos, prazo de candidatura e valor das bolsas.
>> Como validar diploma do Exterior no Brasil
10. Fundación Lengua: bolsa para estudar espanhol na Espanha
Para quem busca um curso de espanhol, a Fundación Lengua oferece bolsas para um curso intensivo de espanhol em Valladolid. Pessoas que querem aprender espanhol e que estão em qualquer nível no idioma podem se candidatar.
O programa cobre somente o custo de um curso de duas semanas (cerca de 510 euros). Gastos com passagem, alimentação, acomodação não estão incluídos.
Para solicitar a bolsa da Fundación Lengua, é necessário preencher um formulário com informações básicas como: nome, data de nascimento, telefone e e-mail. Além disso, no formulário também é necessário escrever uma carta de motivação dizendo porque você acredita ser merecedor da bolsa de estudos.
A Isabela Rufato, de Arapongas, no Paraná, ganhou a bolsa da Fundação Lengua em 2018, e contou tudo pra gente aqui no Partiu Intercâmbio sobre o intercâmbio de espanhol.
Precisa de ajuda para se candidatar?
O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. As inscrições abrem em julho e são poucas vagas.
Confira a conversa ao vivo no YouTube com algumas das mentoradas aprovadas para estudar no exterior com tudo pago. Clica no vídeo abaixo pra conhecer as mentoradas e ver as dicas delas:
Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.
Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.
Economize em moeda estrangeira do Brasil
Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise. A conta internacional é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos.
Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, Google News, TikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!
Sobre o autor
Jaqueline Crestani
Posts relacionados
Quem faz?
Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!
Assine nossa newsletter
Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.