bolsas de mestrado na Espanha universidade de jaen partiu intercambio

Universidade de Jaén tem programa de bolsas de mestrado na Espanha

Inscrições até 15/02/2024

Com o objetivo de fomentar a internacionalização da instituição, a Universidade de Jaén está oferecendo 30 bolsas de mestrado na Espanha. O período de inscrições da atual edição encerra no dia 15 de fevereiro de 2024.

O programa é voltado a estudantes estrangeiros que possuam diploma de graduação até 15 de setembro de 2024.  Além disso, os candidatos devem possuir excelência acadêmica, tendo uma média mínima equivalente a 8 nos estudos anteriores.

Como os cursos são oferecidos em espanhol (com exceção do curso de Engenharia de Telecomunicações) , é necessário ter proficiência no idioma (mínimo B2). O concurso não exige ter DELE, mas é recomendável e candidatos com certificação terão preferência.

A boa notícia é que, do total, quatro bolsas são reservadas a estudantes brasileiros

>>> Melhores bolsas para intercâmbio com inscrições abertas

Áreas contempladas pelas bolsas de mestrado na Espanha

A universidade oferece cursos em diversas áreas. A maioria tem duração de um ano, apenas algumas engenharias duram dois anos. Confira abaixo a lista das graduações contempladas pelas bolsas em 2023.

Ciências da Saúde

  • Investigação em Ciências da Saúde

Ciências Experimentais

  • Análise, Conservação e Restauração de Componentes Físicos e Bióticos dos Habitats
  • Química Aplicada

Ciências Sociais

  • Justiça Penal e Sistema Penitenciário

Humanidades

  • Conhecimento, Gestão e Difusão do Patrimônio Artístico Espanhol
  • Estudo Avançado em Patrimônio Cultural: História, Arte e Território

Engenharia

  • Engenharia de Telecomunicações (em inglês)
  • Engenharia Industrial
  • Engenharia Geodésica e Geofísica aplicada
  • Engenharia de Minas
  • Engenharia Geomática e Geoinformação
  • Segurança da Informação
  • Engenharia da Computação
  • Engenharia Mecatrônica
  • Engenharia dos Materiais e Construção Sustentável
  • Indústria Conectada
  • Energias Renováveis
  • Engenharia do Transporte Terrestre e Logística

>> Brasileira bolsista em Jaen dá dicas

Sobre as bolsas de mestrado na Espanha e as inscrições

Neste ano, as bolsas foram divididas em duas modalidades. Na primeira (modalidade A), são 20 benefícios que incluem isenção integral das taxas de matrícula da universidade, subsídio de 3 mil euros anuais, seguro saúde e curso de espanhol gratuito. Em casos justificados, outros gastos poderão ser cobertos durante os estudos.

As outras 10 bolsas se enquadram na modalidade B, que também inclui 100% das despesas de matrícula e o curso de espanhol gratuito. Ou seja, não estão incluídos aqui o subsídio anual e o seguro saúde.

De qualquer forma, em todos os casos, os estudantes podem solicitar ajuda adicional do Santander. No formulário de registro para a bolsa aparece o link para a inscrição.

Além disso, a Universidade de Jaén oferece o suporte necessário para o processo de obtenção do visto.

>> Como fazer pós-graduação no Exterior

Como se candidatar ao programa da Universidade de Jaén

A candidatura para as bolsas de mestrado na Espanha devem ser feitas no site da Universidade de Jaén. Junto com o formulário de candidatura, o candidato deve enviar:

  • Cópia do passaporte ou documento de identidade;
  • Diploma;
  • Histórico escolar;
  • Declaração de Equivalência obtida na página do Ministerio de Educación y Formación Profesional;
  • Certificado de proficiência em espanhol como DELE ou Siele (não obrigatório, mas recomendável);
  • Certificado de proficiência em inglês (não obrigatório, mas recomendável – apenas para o curso de Engenharia de Telecomunicações).

O resultado da seleção será publicado no máximo até maio.

Se você quer saber mais sobre como é estudar na Universidade de Jaén, veja nossa live com a Anna Carla que fez mestrado lá.

Precisa de ajuda para se candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre o programa
Faça a sua inscrição

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTube. Assina aí pra não perder nadinha. A gente também está no InstagramGoogle NewsTikTok e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Os apoiadores do Partiu Intercâmbio recebem dicas exclusivas no Whatsapp e também por e-mail. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

>>> Veja 5 bolsas para estudar na Europa 

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

20 comentários em “Universidade de Jaén tem programa de bolsas de mestrado na Espanha”

  1. Olá! Já busquei no site por diversas vezes e não consegui encontrar a página que fala dessa bolsa, você poderia passar o nome da beca ou o link que facilitaria o acesso?? Muito Obrigada

  2. Olá! Não encontro no site da universidade de Jaén onde podemos enviar os documentos para solicitação da bolsa. Alguém poderia ne passar a url? Obrigada! 🙂

  3. Olá!
    Duvidazinha…
    *A universidade fornecerá ainda o suporte necessário para a obtenção do visto de estudos. Isso significa auxilio de custo e orientação?
    *Isenção das taxas de matrícula na universidade.
    Significa que somente a taxa de matrícula será custeada?
    *3 mil euros anuais.
    São 3 mil de auxílio para o ano todo? Aí neste caso eu mesma custearia minha moradia?
    Muito grata pelo auxílio desde já.

    1. Luana, como explicado edital estão cobertas a matrícula, seguro e os 3 mil euros. Os 3 mil euros você recebe uma vez e pode usar para o que precisar, mas não há outros auxílios para moradia, alimentação ou passagem. A obtenção do visto também fica por sua conta. Você recebe toda documentação da universidade, mas a responsabilidade é sua.

  4. Windjaba Queirós neves

    Olá sou a windjaba Neves, da Guine-Bissau, gostaria de candidatar mas não sei as condições, e gostaria que me esplicassem

  5. Olá, Bruna
    no formulário de inscrição se pede a “nota media del expediente”, o que seria isso? É a primeira vez que tento uma bolsa de mestrado no exterior…

    Obrigado desde já.

  6. Já saiu o resultado e eu fui chamada!Sai da lista de espera! A única do Brasil! Vou representar mt bem nosso país! Espanhavememmim

  7. Oy Bruna eu nao sou brasileiro, mas sim de nacionalidade mocambicana, gostei da sua iniciativa e acima de tudo o programa intercambio uue serve de ponte para mas oportunidade, por isso gostaria de ser um selecionado para as vagas do mestrado para portugal, espanha, estados unidos etc

  8. caio braga ferreira

    Olá, bom dia.
    Estou inscrito nessa universidade aí, porém, preciso saber quando sai o resultado e se já saiu. O pior é que eu entro no site e não consigo ver nada sobre, eu entro em contato com a universidade e eles não me respondem. Vocês poderiam por favor me ajudar?
    Um abraço a todos e tudo de bom.

    1. Caio, a gente não tem nenhum contato lá, não. Se você já mandou email, o melhor é esperar. Eles entram em contato com os selecionados e com todos os inscritos para informar o resultado. As inscrições terminaram no dia 30 de abril. Um pouquinho de paciência. Logo você fica sabendo o resultado 🙂 beijo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais