bolsas para artistas na Espanha

Fundação Botín: residência artística na Espanha em 2024

A Fundação Botín, localizada em Santander, na Espanha, está recebendo candidaturas para o seu programa de bolsas para artistas na Espanha. O prazo de inscrições vai até o dia 5 de maio.

O programa de residência artística da Fundación Botín

O programa oferece seis bolsas de Artes Visuais destinadas à formação, pesquisa e realização de projetos pessoais no âmbito da criação artística. Podem participar do intercâmbio na Espanha artistas de qualquer nacionalidade, sendo que uma bolsa de estudo é destinada a um jovem espanhol de até 30 anos e as outras cinco para candidatos de qualquer idade e país.

O valor da residência artística é de 23 mil euros para cobertura dos gastos de viagem e acomodação e os custos de vida do selecionado. Além do valor, os bolsistas terão direito também a um seguro de saúde.

Os selecionados para as bolsas para artistas na Espanha devem se comprometer a enviar à Fundación Botin, no mês depois do fim da bolsa, um relatório falando dos resultados e aproveitamento, além de documentação gráfica dos trabalhos em artes realizados. O prazo final para envio do relatório é novembro de 2025.

>>> Melhores bolsas para estudar em Londres de graça

Detalhes da Residência Artística na Espanha em 2024

O Programa da Fundación Botín inclui a apresentação no Centro Botín dos trabalhos produzido durante o período da residência artística. Os bolistas devem emprestar o empréstimo de obras a serem expostas bem como instruções para apresentação do trabalho, e todas as documentação que possa ser necessária.

Outro detalhe importante é que os bolsistas devem concordar em não apresentar o trabalho que será exposto no Centro Botín em nenhuma mostra organizada na região de Cantábria antes da realização desta exposição.

O Comitê Consultivo de Arte da Fundación Botín poderá adquirir trabalho dos bolsistas. A aquisição pode ocorrer durante ou após a exposição e o bolsista se compromete em priorizar a Fundación Botín na compra da obra. A fundação espera ainda que o preço de aquisição leve em consideração o apoio financeiro que a Fundación Botín forneceu ao beneficiário na residência artística.

> La Rioja: bolsa para curso de espanhol na Espanha recebe inscrições

Como se candidatar às bolsas para artistas na Espanha

Para se candidatar às bolsas de residência artística na Espanha é necessário preencher um formulário online e depois enviar a documentação em papel para a sede da fundação. A documenação precisa chegar na Espanha até 17 de maio. O endereço para envio é Pedrueca 1, 39003, Santander, Espanha.

Os documentos solicitados são:

  • Fotocópia do passaporte;
  • Fotografia em tamanho documento;
  • Currículo;
  • Título do projeto e resumo (com objetivo, justificativa e cronograma de realização);
  • Documentação gráfica, impressões ou cópias em cor do trabalho do artista (não se aceitam originais).

>> Mais oportunidades na área de artes

A documentação deve ser preferencialmente em espanhol, mas serão aceitos excepcionalmente documentos em inglês. É possível solicitar informações através do email [email protected].

O prazo para a candidatura às bolsas para artistas na Espanha vai até o dia 5 de maio. Serão aceitos documentos entregues até a semana seguinte ao prazo de inscrições se o carimbo postal for do dia 5 de maio ou anterior. O resultado será divulgado no site da fundação.

A Fundação Botín

A Fundação Botín apoia a investigação e a produção artística de criadores espanhóis e de outros países com seu programa de residência artística há mais de 40 anos. O programa fomenta crescimento da comunidade artística espanhola e internacional, proporcionando apoio e oportunidades de aprendizagem e workshops.

Precisa de ajuda para candidatar?

O Partiu Intercâmbio tem um programa de mentoria para estudar fora que já ajudou milhares de brasileiros a ganharem bolsas de estudos para estudar no Exterior. Confira no vídeo abaixo o que alguns dos nossos mentorados têm a dizer sobre o auxílio oferecido pela mentoria do Partiu Intercâmbio:

Aqui você pode conferir o que nossos mentorados falam sobre nosso programa de auxílio. A mentoria abre inscrições todos anos em janeiro e em julho e você pode se inscrever para receber avisos de quando as inscrições abrem e alertas de bolsas de estudos no Whatsapp.

Tá com dúvida se o acompanhamento completo da mentoria faz sentido pra você? Marque um horário individual pra tirar dúvidas e encontrar as melhores oportunidade pro seu perfil.

Economize em moeda estrangeira do Brasil

Recomendamos juntar dinheiro em moeda estrangeira e pagar a taxa da sua prova de proficiência usando a conta multimoedas do Wise (ex-Transferwise). A conta é gratuita e com ela você faz pagamentos da taxa de inscrição em processos de seleção em universidades ou junta dinheiro em moeda estrangeira com taxas muito menores. No lugar de pagar os 12% que seu banco cobraria, com o Wise você paga só 1,3% de taxa sobre a operação ou menos

Saiba mais sobre as bolsas
Inscreva-se

Toda semana tem vídeo novo no nosso canal no YouTubeAssina aí pra não perder nadinha. A gente também está no Instagram, no TikTok, no Twitter e no LinkedIn. Nesses canais, eu falo mais sobre como ganhar bolsa para fazer intercâmbio, como fazer carta de motivação e mais um monte de coisas. Já quem quer receber alerta de novas bolsas de estudo pode se inscrever no nosso canal no no Telegram ou na nossa newsletter é grátis. Pra saber mais sobre a Bruna e o Partiu Intercâmbio é só acessar esse post. A gente também presta consultoria para orientar quem quer estudar no Exterior entre em contato e realize o sonho de estudar fora!

Sobre o autor

Bruna Passos Amaral

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação. e apaixonada por idiomas. Na bagagem da criadora e mentora do Partiu Intercâmbio, já pesam dez intercâmbios - três nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia.

Bolsas relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Quem faz?

Bruna Passos Amaral é jornalista, viajante, entusiasta da educação e apaixonada por idiomas. Na bagagem, são nove intercâmbios – dois nos Estados Unidos, seis na Alemanha e um na Finlândia – e passeios por diversos países. Participe, mande relatos, perguntas ou sugestões. Os comentários no site são sempre respondidos!

Assine nossa newsletter

Cadastre-se e saiba das bolsas de estudos antes.

Redes Sociais